Capa

Review Silt (PS5) – Prepare-se para muito mistério e claustrofobia no fundo do mar

Silt é uma aventura que se passa no fundo de um mar tão profundo que a luz quase não alcança. O resultado é um visual belíssimo, com efeitos de luz e sombra em preto e branco. Guie um mergulhador solitário cuja única habilidade é possuir e controlar os seres vivos à sua volta, sejam eles amigos ou inimigos, enquanto desvenda os mistérios deste mar.

Desenvolvimento: Spiral Circus
Distribuição: Fireshine Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura, Puzzle
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 2,5 horas (campanha)

Explore cada canto com seus poderes

Vague pelo oceano profundo e troque de alma com os seres marinhos.

Sem grandes explicações ou tutoriais, você é lançado no fundo de um oceano escuro. Seu objetivo é seguir em frente enquanto desvenda todos os mistérios que encontra pelo caminho. Ao longo do trajeto, você irá encontrar diferentes tipos de biomas repletos de seres marinhos.

Não existe combate em Silt. Para prosseguir, você contará somente com a sua habilidade de possuir os seres que encontra. É possível se desprender do seu corpo como uma espécie de “alma flutuante” e, ao encostar em algum ser marinho, você passa a controlar esta forma de vida.

Cada criatura que você controla possui poderes únicos, como piranhas capazes de quebrar correntes, tubarões-martelos que podem quebrar rochas, enguias elétricas que podem eletrocutar os inimigos e até caranguejos com carapaça dura feito pedra.

Você precisa utilizar cada habilidade dos seres marinhos de forma a conseguir superar os diversos quebra-cabeças espalhados pelos cenários. À medida que o jogador avança, novos animais são descobertos, variando as possibilidades de resolução dos enigmas.

Tudo em preto e branco

Fortemente inspirado em Limbo, Silt possui visuais sombrios em preto e branco.

A falta de cores deixa Silt com um ar ainda mais sombrio e misterioso. O jogo não possui mapa e nem indicação para onde se deve seguir. No entanto, você pode mudar a câmera de posição para conhecer melhor a fase e analisar os quebra-cabeças que precisam ser resolvidos para prosseguir.

Mesmo assim, a sensação de não saber o que fazer ou aonde ir persiste durante todo o caminho. Silt não se preocupa em contar o que está acontecendo e não possui uma história definida, o que permite que você faça suas próprias interpretações conforme avança.

Se você já jogou Limbo ou Inside, conhece bem essa sensação de estar perdido e não saber como veio parar ali. Apenas sabe que deve seguir em frente utilizando suas artimanhas para resolver os enigmas. Será que já podemos dizer que Silt é um “limbolike”?

Você deverá utilizar as habilidades únicas dos seres marinhos que você possuir.

As semelhanças não param por aí, pois, além de possuir um visual monocromático e bastante macabro, não espere que o jogo seja muito esclarecedor conforme avança na história. Deixando mais perguntas do que respostas, Silt ainda assim é uma obra de arte que merece a devida atenção.

O mundo de Silt, além de sombrio, também é silencioso. Apenas o barulho da água, causado pelo movimento das nadadeiras do mergulhador ou dos seres marinhos à sua volta, ajuda a reproduzir ainda mais a sensação de solidão e vazio do fundo do mar. Silt faz um bom trabalho em abordar o medo do escuro, do desconhecido e do profundo.

Não é feito para claustrofóbicos

Ao final de casa área você irá encontrar um titã aquático para enfrentar.

Silt é dividido em quatro grandes áreas dominadas por um titã diferente. Ao final de cada uma delas você irá enfrentar um destes titãs. Contudo, como dito anteriormente, não existe combate e também não é possível possuir os chefes. Você terá que usar sua criatividade para combatê-los, utilizando os elementos do cenário.

Por isso, estar com os olhos sempre abertos para os animais que estão à sua volta, e conhecer a habilidade de cada um, será fundamental para superar os obstáculos encontrados pelo caminho. Seja em máquinas para ligar ou rochas para quebrar: tudo exigirá raciocínio lógico e concentração para achar a solução. Atente-se aos mínimos detalhes presentes na tela.

A tentativa e erro será sua melhor estratégia, uma vez que Silt não possui contador de vidas. Não se preocupe caso dê de cara com uma truta gigante ou uma planta carnívora pois, caso morra, você retornará ao início da fase e poderá tentar novamente. E se gosta de completar jogos, Silt ainda possui coletáveis e conquistas interessantes envolvendo as habilidades dos diferentes seres que você pode possuir.

Muitos mistérios para desvendar

Com visual monocromático e de traços firmes que parecem feitos à mão, Silt é um deleite para os olhos, embora seja todo em preto e branco. Os efeitos de luz e sombra, junto com o barulho do movimento da água e dos seres que ali habitam, produzem o clima perfeito para se sentir no abismo do fundo do mar. 

Nade entre seres marinhos e titãs gigantes, enquanto resolve os mais diferentes tipos de quebra-cabeças e desvenda os mistérios por trás deste universo sombrio. Silt é uma grata experiência para os fãs de Limbo e, por ser mais simples e curto, pode atrair novos interessados no gênero de exploração e solução de enigmas.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores.

Revisão: Jason Ming Hong

Silt

8

Nota Final

8.0/10

Prós

  • Arte e traços deslumbrantes
  • Criaturas com habilidades únicas para controlar
  • Dificuldade branda

Contras

  • Sensação de estar perdido o tempo todo
  • Desafios que exigem tentativa e erro
  • Um pouco curto