Tools Up! Garden Party DLC Capa

Review Tools Up! Garden Party DLC (Switch) – Complemento digno

Já faz algum tempo que tive a oportunidade de conhecer Tools Up!, um jogo que claramente se inspira em Overcooked para criar uma jogabilidade de diversão descompromissada. Ao contrário da cozinha caótica, aqui o objetivo é arrumar a casa – literalmente, também -, colocando pisos, reboco na parede, pintando cômodos, entre outras atividades de um mestre de obra.

Mais de um ano depois, finalmente foi lançado um conteúdo adicional chamado Tools Up! Garden Party, tendo sua primeira parte (de três) saindo agora com quinze fases diferentes, utilizando a temática de jardinagem. Mas o quanto será que isso adiciona ao conteúdo base?

Desenvolvimento: The Knights of Unity
Distribuição: All In! Games
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Simulação, Arcade, Party, Multiplayer
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch, PC, Xbox One e PS4
Duração: Sem registros

O que é Tools Up!?

De volta a Tools Up!

Quando experienciei Tools Up! pela primeira vez, fiquei apaixonado de cara. Isso foi mais intenso ainda porque havia entrado de cabeça no multiplayer local com outra pessoa ao meu lado, então foi uma diversão compartilhada, acompanhada de muitas risadas. Porém, aos poucos, a jogabilidade vai mostrando seus defeitos e pontos que são cruciais de serem melhorados.

Tools Up! é bastante burocrático. Em todas as fases o jogador recebe uma planta que precisa ser segurada para fazer, basicamente, o que é de mais importante: saber seu objetivo. Infelizmente, até comandos básicos são dependentes disso, como um simples fato de girar a câmera. Os personagens também não são tão ágeis assim e o botão de correr simplesmente não existe. Porém, a parte mais irritante mesmo fica a cargo da precisão das ações.

Mais adições

Muitas vezes você não consegue acertar o local em que precisa executar algo,  e isso piora quando o botão que você pressionou acaba executando uma ação completamente diferente em um objeto próximo ou ao lado. Por exemplo: eu posso estar querendo pintar a parede, mas, sem querer, apertei o comando para isso sem estar mirando necessariamente no local desejado, o que acaba resultando em jogar a tinta toda no chão e causar sujeira.

Pensa que acaba por aí? Não, porque, cuidado, seu personagem pode escorregar no chão e cair por alguns segundos. Calma, ainda tem mais: você não pode posicionar objetos muitos próximos uns aos outros, senão o personagem se recusará a colocá-lo no chão por falta de espaço – mesmo que seja apenas alguns milímetros. Infelizmente, nestes quesitos, Tools Up! ainda é uma decepção e escolheu ser tão burocrático que acabou implicando na diversão em si.

Conteúdo adicional e seus acréscimos

Mudanças e adições

Já o DLC Garden Party traz elementos novos relacionados à jardinagem. Em alguns cenários você vai se pegar arrancando a grama do chão, depois suas raízes e então as jogando em um balde para levar até a lixeira. Já em outros, o trabalho é um pouco facilitado, e isso graças à existência do cortador de gramas. Mas nem tudo são flores, pois ainda assim é necessário remover as raízes. E então, dá-lhe mais burocracia: as sementes precisam ser plantadas uma por uma, o que estende demais o tempo em uma fase.

Por esses motivos e mais um pouco, acabei percebendo o motivo que alguns cenários têm um tempo médio disponível de 12 minutos para executar tudo, já que as tarefas são feitas de forma bastante improdutiva.

Aquele animal estúpido!

Para deixar as coisas um pouco mais acirradas, foi adicionado um guaxinim irritante o bastante para deixar qualquer um de cabelo em pé. O animal espalha todas as suas coisas e as joga no meio da água, provando ser um grande incômodo e fator de raiva em todas as fases que ele se faz presente. Felizmente, sua aparição não é constante, o que é um grande alívio.

Um dos defeitos que já nem espero que sejam corrigidos é a falta do online. Jogos assim hoje em dia suplicam para serem jogados através da internet com amigos. Sinceramente, entendo a dificuldade de adicionar um recurso como esse, porém, ao mesmo tempo sei o quanto isso adiciona de valor ao produto de forma geral e é preferível desprender esforços o suficiente para fazer isso acontecer do que perder a audiência.

Parte 1 de 3

Por fim, o DLC acaba valendo a pena por sua quantidade de fases adicionais. Não é simplesmente um amontoado de mesmice para justificar um conteúdo adicional, mas sim novos elementos e mecânicas criadas especialmente para a temática. A segunda parte está prevista para ser lançada em junho, enquanto que a terceira sairá em agosto. Os três pacotes poderão ser adquiridos separadamente, mas recomendo demais comprar o season pass para receber tudo aquilo planejado para este ano.

No quesito de conteúdo adicional, o estúdio The Knights of Unity merece os parabéns por criar algo de tanta qualidade em um mercado em que muitos games são vendidos em partes visando o lucro acima de engajamento. Minha maior queixa, de fato, continua sendo a jogabilidade burocrática que torna as fases em algo longo demais.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Kiefer Kawakami

Tools Up! Garden Party DLC

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Conteúdo expandido
  • Mecânicas com novidades
  • Novos personagens
  • Campanha extensa

Contras

  • Conteúdo posterior exige compra de todo o pacote
  • Jogo continua extremamente burocrático
  • A falta do online é um pecado
  • Guaxinim estúpido