Touhou: New World

Review Touhou: New World (PC) – Um RPG de ação diferenciado

Desde os anos 90, o projeto Touhou tem sido uma particularidade em todo a indústria dos games. ZUN, o criador da franquia, concede permissão total para que fãs desenvolvam aventuras relacionadas à sua obra, o que nos leva a Touhou: New World. O jogo é um RPG de ação desenvolvido pela Ankake Spa, justamente um grupo de entusiastas desse universo. A aventura está inicialmente chegando para os jogadores de PC e Switch, com lançamento para os sistemas da Sony planejado para setembro deste ano.

Desenvolvimento: Ankake Spa

Distribuição: XSEED Games

Jogadores: 1 (local)

Gênero: RPG, Ação

Classificação: 12 anos

Português: Não

Plataformas: PC, Switch, PS4, PS5

Duração: 6 horas (campanha)

Acabou a paz

Cena da campanha de Touhou: New World

Como pano de fundo, temos uma aventura que se passa em Gensokyo, um pequeno território situado nas montanhas japonesas. Nesse local, a harmonia entre os humanos e youkais, seres sobrenaturais que vivem na região, é constantemente ameaçada por forças misteriosas. Essa parte da trama não foge do que é tipicamente apresentado em Touhou e seus derivados, que sempre incluem algum elemento adicional em seu roteiro. A situação da vez é uma falha no elo das barreiras entre a montanha e o resto mundo, que acaba resultando em visitantes indesejados à vila.

Para assumir a dura missão de manter a paz no vilarejo, podemos optar em jogar com as magas Reimu Hakurei ou Marisa Kirisame, que precisam sair da fantasiosa zona de conforto para averiguar o problema diretamente no mundo real e nos arredores da montanha. Embora a proposta seja intrigante, a narrativa é o fator mais desinteressante do jogo, devido a um roteiro completamente esquecível e personagens genéricos.  

Visuais ultrapassados

Mundo de Touhou: New World não é tão detalhado

Como tratamos de um projeto criado por fãs de uma franquia que, apesar de cultuada, não é popular, não temos um jogo com dublagem ou grandes animações. Contudo, isso não significa que Touhou: New World não tenha o seu charme, mesmo com visuais que passam longe de ser algo de última geração. O título possui uma estética que remete a um jogo de PlayStation 3, com texturas de qualidade baixa e modelos pouco detalhados, mas com mapas que apresentam bons efeitos de iluminação, além de um ótimo sistema de sombras dinâmicas. 

O título adota um sistema de câmera incrível, com ângulos que realçam perfeitamente os detalhes das fases, dando uma representação excelente da escala de cada uma delas. Só que existem diversos problemas que afetam a apresentação, como serrilhados constantes e falhas de pop-in, que prejudicam a visibilidade dos elementos dos cenários. Touhou: New World recebeu uma versão de PC básica e rudimentar, sem a disponibilidade de um arsenal de opções técnicas que poderiam tranquilamente corrigir estes defeitos.

Gameplay boa

Combate de Touhou: New World

A jogabilidade é o ponto alto de Touhou: New World. A equipe de desenvolvimento combinou aspectos dos RPGs de ação com uma gameplay hack ‘n’ slash e inimigos no estilo bullet hell, uma característica marcante da franquia. Os controles responsivos, juntamente com os ataques dos adversários, abrem espaço para partidas com uma sensação arcade extremamente divertida. Porém, o jogo poderia ser muito mais rápido do que é, pois algumas mecânicas não se adequam bem em comparação com a velocidade dos oponentes.

Nas missões, a protagonista precisa se deslocar até um determinado local, derrotar as ameaças e enfrentar o chefe da vez. As áreas possuem elementos de plataforma, exigindo a exploração e a superação de desafios para cumprir os objetivos. Há também missões secundárias, que ajudam a aprimorar a personagem principal para os verdadeiros confrontos que, apesar de serem curtos e divertidos, não são fáceis. 

O timing é vital, sendo necessário dominar a esquiva e se acostumar com frustrações, visto que para suceder é preciso reagir friamente aos frenéticos combos dos chefes. Embora as mecânicas de RPG sejam pouco complexas, eles permitem a criação de builds com equipamentos e skills personalizadas. Porém, o jogo tem uma grande quantidade de itens com o mesmo nome, mas atributos diferentes, o que causa uma confusão e redundância durante a jogatina.

Interessante, mas nem tanto

Com um loop de gameplay satisfatório, Touhou: New World é um bom RPG de ação. Mesmo com seus erros e acertos, o título da Ankake Spa oferece uma experiência agradável, ideal para quem busca um hack ‘n’ slash que foge dos padrões do gênero. No entanto, a narrativa monótona impede que o jogo seja algo tão único quanto a liberdade de poder criar qualquer coisa dentro de uma franquia.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong 

Touhou: New World

7.5

Nota Final

7.5/10

Prós

  • Missões divertidas
  • Boas mecânicas

Contras

  • Narrativa chata
  • Gráficos ultrapassados
  • Equipamentos redundantes