Review-UltraAge-1

Review Ultra Age (PS4) – Ultra mediano

Ultra Age é um jogo de ação frenética no estilo hack n’ slash, cujas temática e jogabilidade se misturam no que parece ser a prole resultante do relacionamento entre Nier Automata e a série Devil May Cry. Mediano em praticamente todos os aspectos, Ultra Age se destaca de verdade durante os combates rápidos, precisos e divertidos.

Desenvolvimento: Next Stage, Visual Dart
Distribuição: DANGEN Entertainment
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: PS4 e Switch
Duração: 7.5 horas (campanha)

Aperte X para avançar

Imagem do protagonista, Age

O protagonista de Ultra Age se chama Age, um guerreiro da Órbita cuja missão é encontrar uma relíquia perdida capaz de salvar a humanidade, que sofreu com as mudanças no ecossistema da Terra após a passagem de um meteoro. Como companhia, Age conta com Helvis, um robôzinho flutuante que o ajuda com instruções sobre a missão e com análise de campo e inimigos.

Após o ataque de Medea, ex-companheira de equipe de Age, o corpo atual de Helvis é destruído e sua inteligência artificial passa a habitar a relíquia encontrada pelo rapaz. A partir dessa introdução, as mecânicas vão sendo introduzidas e a jornada da dupla se mostra muito mais grandiosa, misteriosa e desafiadora do que antes.

Como redator, dei uma espremida no que concerne a história do título. Verdade seja dita: meu tempo com a história de Ultra Age se resumiu em um desejo imenso de apertar X durante os diálogos e pular toda conversa que fosse possível. Não o fiz pelo propósito único de redigir essa análise.

A história, em geral, não chega a ser ruim. A temática e a ambientação são bem construídas visualmente, graças aos cenários e inimigos. Entretanto, Ultra Age falha em aspectos como diálogos desinteressantes e, por vezes, bobos; nível de detalhes dos cenários bem abaixo do que poderia ser; e um protagonista tão genérico que deveria ter estampado na testa a faixa amarela que acompanha a caixa de medicamentos genéricos comercializados aqui no Brasil. Do seu visual simplório à sua personalidade sem graça, Age é completamente sem sal.

Infelizmente, a dublagem em inglês deixa muito a desejar também. Talvez seja esse o fato mais incômodo de acompanhar os diálogos, mesmo alguns deles sendo mais fracos. Parece que deram o texto para uma pessoa qualquer e pediram para a pessoa ler e “interpretar” da melhor forma que pudesse ali, na hora, sem preparo e sem bagagem artística. Particularmente, ficou parecendo aquelas leituras coletivas que eu fazia em sala de aula quando era criança.

Mostrando a que veio

Age olhando cristal rosa

Em sua forma de relíquia, Helvis pode usar seus novos poderes para materializar espadas para Age a partir de cristais encontrados nos cenários. A partir daí, o guerreiro deve usar suas habilidades de espadachim para derrotar inimigos tanto orgânicos quanto robóticos. Cada arma funciona melhor com um tipo de inimigo, e a troca entre elas é rápida e fluida, graças aos controles precisos e simples de Ultra Age.

Durante a campanha, Age tem à sua disposição seis espadas diferentes, desde espadas leves e ideais para robôs, como a Steel Sword, passando pela Katana e indo até espadas pesadas, como a Claymore e a Gunblade. Cada lâmina possui golpes sequenciais e habilidades únicas, e permitem que o jogador se adapte de forma orgânica durante os combates. As sequências de golpes que podem ser criadas são incríveis e de encher os olhos, e cairão no gosto daqueles que prezam por combates corpo a corpo de qualidade e de fácil execução.

Para complementar, é possível melhorar as lâminas com cristais obtidos ao derrotar inimigos. Em geral, a maioria das melhorias só é sentida na forma mais bruta, que é no dano aumentado aos inimigos. Ainda assim, há alguns modificadores que ampliam os movimentos de algumas sequências de golpes, tornando-as ainda mais úteis em combate.

Após uso contínuo de uma espada, sua durabilidade diminui. Ao chegar em estado crítico, Age pode desferir um golpe poderoso ao utilizar toda a durabilidade restante. São habilidades extremamente úteis em combate, e que dão novo significado à durabilidade de armas no jogo.

Batalha contra robôs

Helvis tem a capacidade de usar uma alteração temporal para fazer os cristais utilizados pela dupla de heróis terem sua energia revigorada. Dessa forma, o protagonista pode absorver novamente essas energias e ampliar o número de lâminas em sua posse, bem como encher a reserva de saúde de Helvis, cuja capacidade é curar Age do dano sofrido em combate.

Embora conte com um sistema de batalhas excelente, Ultra Age poderia ter uma variedade maior de inimigos. Dito isso, não significa que os inimigos presentes sejam ruins. Ao contrário, muitos deles oferecem boas doses de desafio, e aqueles que são naturalmente mais fracos servem para fazer com que o jogador se sinta super habilidoso na execução de combos.

As lutas contra chefes, no entanto, merecem destaque. São chefes tradicionais, cujos padrões de ataques são facilmente identificáveis, logo, a dificuldade se ajusta de acordo com a habilidade do jogador. Mas são batalhas que colocam à prova essas habilidades, especialmente a capacidade de executar esquivas perfeitas e contra-atacar na hora certa

Uma pitada levíssima de RPG

Luta contra chefe

Além dos cristais de armas, Helvis pode materializar para Age equipamentos cujos benefícios são passivos. São 6 tipos de equipamentos: Dano, Saúde, Dano Crítico, Chance de Crítico, Armadura e um item cujo benefício é geral para todos os atributos anteriores. Conforme o jogador progride, graus maiores destes itens podem ser encontrados e equipados. Infelizmente, porém, não há liberdade de personalização. Cada espaço disponível é dedicado a uma categoria de item. Ou seja, não é possível criar um conjunto apenas com itens de saúde, por exemplo.

Age possui itens de combate chamados de Power Itens. Estes “itens” permitem com que o guerreiro use pulos duplos em combate, melhore sua capacidade de esquiva e até mesmo use um gancho para puxar ou ir até inimigos que estão mais distantes. Para adquirir melhorias para estes equipamentos, o jogador deve procurar Power Gears pelos cenários. É, em suma, o único motivo prático de se explorar os ambientes de Ultra Age, visto que o jogo é bem linear.

Helvis também pode ter melhorias aplicadas em si. Suas melhorias consistem em maior raio de coleta de cristais ao pressionar o botão específico; maior capacidade de cura; força ampliada do modo crítico quando ativado e maior número de cargas de alteração temporal.

Mediano, sim, mas de combate exemplar

Por incrível que pareça, apenas o combate de Ultra Age já é o suficiente para fazê-lo valer a pena. Poderia ser um título muito melhor, é verdade, se tivesse uma dublagem mais bem feita e diálogos não tão rasos. Entretanto, o jogo é extremamente competente em oferecer combates frenéticos, cujas sequências de golpes saltam aos olhos e trazem muita satisfação de serem executadas.

Cópia de PS5 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Ultra Age

7.5

nota final

7.5/10

Prós

  • Combate frenético, preciso e de fácil execução
  • Fluidez dos combates e transição entre espadas
  • Boas lutas contra chefes

Contras

  • Dublagem em inglês é sofrível
  • Diálogos, por vezes, são rasos e até mesmo bobos