NieR Replicant ver.1.22474487139… retorna aos consoles atuais como um belo remaster que conta os acontecimentos anteriores ao aclamado NieR: Automata. NieR Replicant coloca o jogador na pele de um irmão mais velho que fará de tudo para salvar sua irmãzinha, não importando o quão difícil for ou quem ele terá que enfrentar.
É uma jornada cheia de altos e baixos, momentos cômicos, felizes, tristes, épicos e inesquecíveis. E assim como sua sequência foi, não poderia ser diferente, o jogo conta com uma qualidade absurda, desde personagens riquíssimos e bem construídos a uma trilha sonora maravilhosa.
Desenvolvimento: Toylogic Inc.
Distribuição: Square Enix
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura, Rpg
Classificação: 18 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, Xbox One
Duração: 18 horas (campanha)/64 horas (100%)
A história e o mundo de NieR Replicant ver.1.22
Após o estrondoso sucesso do NieR: Automata, trazer o seu antecessor de forma repaginada para os jogadores foi uma ótima decisão. Agora que a franquia conta com mais visibilidade do que nunca, é o momento perfeito para expandir seus horizontes.
Talvez muitos não saibam, mas a história do universo de NieR começa lá no PS2, com um jogo chamado Drakengard, e cronologicamente NieR Replicant se passa após os eventos do Drakengard 3 e do 1, em uma terra devastada, com a humanidade lutando contra uma doença misteriosa para não serem extintos. Então, após mais de mil anos, o restante da raça humana, agora muito primitiva por perder muito de sua cultura, poder e tecnologias, enfrentam inimigos denominados de sombras, que são seres que perseguem e matam humanos evitando ao máximo a luz solar, sua grande fraqueza.
O jogador controla um irmão mais velho que busca uma forma de salvar a sua irmãzinha de uma doença misteriosa que se espalha pelo seu corpo, deixando-a extremamente fragilizada. Durante a jornada iremos nos deparar com alguns personagens que irão nos acompanhar e lutar ao nosso lado
Exploraremos desertos, florestas e ruínas antigas, sempre em busca de respostas, descobrindo novas cidades e diferentes povos. Tudo isso acompanhado de reviravoltas, auto reflexão, aceitação, diferentes pontos de vista, injustiças e diversos momentos intrigantes. Yoko Taro, o criador da franquia, realmente sabe como mexer com os jogadores e fazer com que se importem com os personagens, dos principais aos secundários.
Personagens incríveis e Grimório Weiss
O protagonista não enfrentará sozinho todas as dificuldades que irá se deparar, ao seu lado temos o Grimório Weiss, a Kainé e o Emil. Cada um desses personagens tem uma história única, com suas próprias personalidades, problemas, qualidades e defeitos.
É fácil perceber todo o carinho do criador com a franquia quando vemos personagens tão bem construídos e cativantes, e que definitivamente ficarão marcados nas nossas lembranças. Emil é um jovem muito gentil que se importa com o próximo enquanto luta contra seus problemas e tenta se aceitar, já a Kainé – personagem que também podemos jogar – é uma pessoa com um forte temperamento, explosiva, boca suja e que resolve as coisas na base da violência, mas que também se sacrificaria por seus amigos.
Quanto ao Grimório Weiss, o que falar sobre um personagem tão incrível? Bem, o Weiss é um livro mágico que fala, sendo extremamente poderoso, como ele adora lembrar, e também arrogante, orgulhoso, inflexível, resmungão, carismático e, como não podia ser diferente, um amigo insubstituível. Weiss possui uma dublagem sensacional, deixando os momentos importantes ainda mais incríveis, e é impossível se cansar de vê-lo resmungar de ter que fazer mais alguma missão que ele julga inútil.
Combate frenético e uma trilha sonora maravilhosa
O combate do NieR Replicant ver.1.22474487139… foi refinado com base no Nier: Automata. Possui um combate frenético, mas não tanto quanto o do lançamento anterior, pois aqui controlamos um humano, não uma máquina. Os personagens podem usar diversas armas diferentes de três tipos distintos, sendo armas de uma mão, de duas mãos e lanças, cada uma podendo ser melhorada a partir de materiais coletados pelo mundo de NieR. Cada tipo conta com um conjunto de movimentos diferentes e combos devastadores.
Deixando de lado as armas brancas, é possível utilizar o Grimório Weiss para lançar diferentes magias, uma mais poderosa que a outra, desde projéteis mágicos até uma poderosa mão gigantesca que esmaga os inimigos.
Outro ponto que não dá para deixar passar diz respeito a trilha sonora da obra, e assim como no NieR: Automata, ela é de cair o queixo. Composta por Keiichi Okabe, ela se encaixa de forma natural nos momentos importantes da história, fazendo com que fiquemos ainda mais imersos nesse mundo incrível do NieR. Cada uma das músicas que representa uma localidade ou um acontecimento fica marcada no jogador, e poder apreciar um pouco das áreas abertas desse jogo enquanto a ouvimos é memorável.
Uma jornada Marcante
NieR Replicant ver.1.22474487139… consegue entregar ao jogador uma experiência incrível com muitos pontos positivos e pouquíssimos negativos, como uma boa jogabilidade, uma trilha sonora incrível, uma história marcante e personagens inesquecíveis,com algumas missões secundárias bobas e inimigos repetitivos, mas tais coisas nem sequer incomodam.
O grande problema com essa obra está no fato de não contar com legendas em português. É triste saber que muitos jogadores não irão dar uma chance a esse jogo devido a algo que poderia ter sido resolvido facilmente pela desenvolvedora. Mas, para aqueles que não veem isso como um impedimento, NieR Replicant ver.1.22474487139… proporciona dezenas de horas de muito conteúdo de qualidade que vale a pena cada segundo.
Cópia de Xbox One cedida pelos produtores
Revisão: Kiefer Kawakami