Se você, assim como eu, era um fã de longa data da extinta franquia Fight Night, da EA, talvez Undisputed seja o que estávamos esperando há mais de uma década. Sendo o primeiro trabalho do pequeno estúdio independente Steel City Interactive, os desenvolvedores tentaram capturar a ação e as emoções que ocorrem nos ringues de boxe e transmiti-las para os jogadores.
Desenvolvimento: Steel City Interactive
Distribuição: Deep Silver
Jogadores: 1-2 (local e online)
Gênero: Luta, Esportes
Classificação: 14 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X|S
Duração: Sem registros
O retorno de um gênero
É impressionante pensar que a EA deixou um vazio no gênero de boxe que não foi preenchido nos últimos 13 anos. Claro, ainda temos franquias de esportes de luta de grande qualidade, como EA Sports UFC. No entanto, muitas vezes isso não é suficiente para satisfazer aquela velha vontade de viver uma experiência “Rocky Balboa”, com um modo carreira cheio de emoção e um modo online competitivo. Por isso, é muito bom ver que um estúdio teve a coragem necessária para investir em um nicho que foi deixado de lado por tanto tempo.
Undisputed foi anunciado em 2020 e, agora, em 2024, foi finalmente lançado para diversas plataformas. Ele tenta oferecer aos jogadores uma experiência realista dentro dos ringues de boxe. Com diferentes modos, ele busca agradar tanto aqueles que preferem uma experiência online quanto os que gostam de um modo carreira desafiador para um jogador, além do clássico modo local, essencial em qualquer jogo de luta.
Gráficos e jogabilidade
Graficamente falando, Undisputed não é nada surpreendente. Na verdade, não seria injusto dizer que ele deixou a desejar em diversos momentos, parecendo mais uma obra da geração passada. Porém, embora gráficos impressionantes sejam sempre bem-vindos e agreguem valor à experiência, eles estão longe de ser a característica mais importante em um jogo de luta. Desde que tenha uma boa jogabilidade e ofereça combates divertidos e desafiadores, isso já é o bastante. E é sobre isso que vamos falar agora.
Os desenvolvedores da Steel City Interactive buscaram criar uma jogabilidade com física realista, oferecendo uma vasta gama de golpes e um bom footwork, que permite aos combatentes se movimentarem de forma fluida pelo ringue. O combate foi refinado o suficiente para permitir ataques de diferentes ângulos e direções, além de possibilitar defesa e esquivas eficientes. Apesar da jogabilidade ser boa de modo geral, às vezes os golpes não se conectam corretamente, prejudicando os ataques e gerando frustração, especialmente em partidas online. Além disso, o jogo sofre com um certo atraso nos comandos, o que definitivamente é a última coisa que queremos ver durante os combates.
Online e modo carreira
Undisputed nos permite jogar localmente com amigos, além de oferecer um modo online onde podemos enfrentar pessoas do mundo todo, colocando nossas habilidades à prova em partidas ranqueadas. No entanto, o modo online ainda precisa de bastante balanceamento para proporcionar uma experiência realmente satisfatória. Atualmente, é comum encontrar oponentes que abusam de golpes fortes que não consomem a estamina que deveriam, o que torna as partidas mais difíceis até aprendermos a lidar com esse tipo de situação. Felizmente, esse é o tipo de problema que pode ser resolvido facilmente, desde que a desenvolvedora escute o feedback dos jogadores.
Embora os modos local e online agradem a muitos, o modo carreira é onde a obra realmente brilha. Criar nosso próprio personagem e subir das lutas amadoras até o topo do ranking dos melhores lutadores é extremamente satisfatório. No modo carreira, podemos personalizar nosso lutador de diversas formas, escolhendo desde a aparência e vestimentas até o estilo de luta. Precisamos contratar nossa equipe e nos preparar cuidadosamente antes de cada luta. É importante prestar atenção para manter o peso adequado à categoria e garantir que o lutador esteja descansado, para não começar uma luta com a estamina reduzida devido a treinos excessivos.
Uma experiência com momentos rasos
Como já mencionei, Undisputed não tem os melhores gráficos e sofre com golpes que não se conectam, além de um atraso nos comandos que pode ser frustrante. Porém, outros aspectos, como danos faciais, animações de queda, celebrações, entradas no ringue e personalização limitada, geram uma forte sensação de potencial desperdiçado.
O que quero dizer com isso? Bem, os cortes que nosso lutador sofre durante os combates são sempre os mesmos, limitando-se a cortes nos supercílios e entre as sobrancelhas. Embora isso não estrague completamente a experiência, já tivemos um sistema de dano facial muito mais impressionante há mais de uma década com o último Fight Night.
Após os diversos nocautes que sofreremos ou causaremos, os lutadores sempre se levantarão da mesma forma, com um número limitado de animações, o que acaba gerando muita repetição, especialmente em lutas com muitas quedas. As celebrações também são bastante repetitivas, diferentemente de franquias como EA Sports UFC, que oferecem uma grande variedade de comemorações. O mesmo vale para as entradas no ringue e a pouca variedade de calções, luvas e calçados disponíveis.
Claro, esse tipo de detalhe não é tão importante e nem algo que nos impeça de aproveitar os pontos positivos. Mas, após tanto tempo sem um título de boxe, é um pouco frustrante ver que os desenvolvedores não conseguiram explorar todo o potencial que estava à sua disposição.
Um passo na direção certa
Embora Undisputed tenha muitos pontos que deixam a desejar, ele conseguiu me deixar com uma impressão positiva. O modo carreira, os combates cheios de golpes pesados e nocautes brutais, além de uma boa jogabilidade (quando não prejudicada pelos pontos negativos mencionados anteriormente), conseguiram satisfazer minha vontade por um bom jogo de boxe que fosse divertido e desafiador. Infelizmente, este não foi o melhor que já joguei, mas sinto que é um passo na direção certa, e espero que os desenvolvedores da Steel City Interactive continuem dando suporte à obra por bastante tempo. É um estúdio que terei o prazer de acompanhar de perto para ver seus próximos trabalhos.
Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores
Revisão: Júlio Pinheiro