A vida é feita de mudanças. Enquanto crescemos, mudamos nosso jeito, nossos gostos, nos mudamos de casa, de cidade ou até de país. Unpacking é sobre tudo isso: todas as mudanças que passamos em nossa vida enquanto amadurecemos. Cada pacotinho desembrulhado é uma memória, uma lembrança ou algo completamente novo, que levamos conosco em busca de um recomeço.
Desenvolvimento: Witch Beam
Distribuição: Humble Bundle
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Puzzle
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 3,5 horas (campanha)/4 horas (100%)
Cada coisa em seu lugar
De início, Unpacking parece ser apenas um jogo de desempacotar pilhas e mais pilhas de caixas em cômodos apertados. Mas não se engane, pois o visual simplista, meio pixelado, com trilha sonora suave, esconde pequenos detalhes que tocam o coração a cada pacote aberto.
Sua primeira tarefa é desempacotar as caixas de papelão em um quarto infantil já mobiliado. São itens e mais itens entre livros, brinquedos, cadernos e materiais escolares, que remetem à nossa própria infância. A história começa em 1997 e é possível encontrar diversas referências dessa época, como um Game Boy, pequenos pôneis de pelúcia e até um bichinho virtual.
O objetivo é desempacotar todos os objetos e colocá-los em seu devido lugar. Nada de bola de futebol em cima da cama, ou de livros jogados pelo chão. Após terminar de abrir e retirar todos os itens das caixas, você terá a tarefa de descobrir o local correto de cada coisa.
Os itens que estiverem em lugares desapropriados ficarão destacados com um contorno em vermelho, indicando que ele não deveria estar ali ou que não pertence a este cômodo. Quando todos os objetos estiverem no lugar correto, uma nova fase será liberada.
Desembrulhando memórias
Unpacking utiliza cada cenário para contar uma história de forma subjetiva. Cada fase superada se torna uma fotografia registrada no livro de memórias da protagonista. Utilizando uma linguagem indireta e sem textos, fica a cargo do jogador capturar pequenas percepções a respeito da vida da personagem. Talvez ela seja uma garota apaixonada por pôneis e campeã de esportes, que cresceu assistindo animes e filmes de vampiros, enquanto colecionava diversos consoles como GameCube, Xbox e Wii.
Cada fase representa um ano importante na vida da protagonista, que começa na infância, passando para a fase escolar, chegando até a faculdade e criando sua própria família. O momento de saída da casa dos pais, criando sua independência, mudando para uma casa pequena e evoluindo até conseguir uma casa maior: tudo isso fica registrado em seu álbum de memórias.
Descubra o passado
Em cada casa, outros cômodos vão sendo desbloqueados, além de novos objetos que são levados de mudança para uma nova residência. É interessante perceber o que de mais valor é guardado de um ano para outro e como os objetos vão envelhecendo junto com a personagem.
É como se Unpacking quisesse a todo momento nos dar um cutucão para nos recordar de tudo que passamos ao longo das nossas vidas até nos tornarmos o que somos hoje. Seja uma caneca trincada de valor inestimável, ou um pôster de filme antigo que não conseguimos jogar fora de jeito nenhum, tudo é colado de forma a despertar nossos sentimentos e memórias do passado.
Isso tudo é acompanhado de uma trilha sonora calma e aconchegante, que lembra muito a de Celeste e se combina perfeitamente com o clima bucólico e nostálgico de desembrulhar suas lembranças. É fácil perceber como Unpacking é feito com todo cuidado para tocar nosso interior, enquanto nos divertimos arrumando cada coisa em seu lugar.
Diversão para todos os públicos
Unpacking possui algumas opções de acessibilidade, com opções de alterar o tamanhos dos ícones e das cores de destaque de itens em lugares errados, o que pode facilitar para alguns jogadores.
Embora seja um jogo vindo do PC, ele foi muito bem adaptado para os consoles. A versão para PlayStation 5 ainda conta com o feedback háptico do DualSense. É possível “sentir” cada objeto com as mãos, quando são colocados em alguma superfície, ou quando chacoalhamos o controle.
Unpacking conta com mais de 14 mil arquivos de áudio destinados a replicar os sons reais dos objetos que o jogador interage. Esses efeitos sonoros simulam o som emitido ao sacudirmos uma caixa de lápis de cor, por exemplo, ou quando colocamos um objeto pesado em uma superfície de metal.
O DualSense emite estes sons diretamente no autofalante do controle. É muito divertido sentir e escutar os objetos quando os colocamos em cima de uma superfície de madeira, metal ou macia, ou quando sacudimos o controle. São diferenciais bacanas que auxiliam na imersão do jogador na versão para a nova geração.
Uma volta no tempo
Unpacking traz uma proposta simples de ser um jogo de quebra-cabeças, que exige raciocínio lógico para colocar cada objeto em seu devido lugar. Mas ao mesmo tempo, ele nos remete ao passado e nos leva a recordar de nossos tesouros da infância e o quanto mudamos nossos gostos e nosso jeito de ser à medida em que crescemos.
As opções de acessibilidade e os recursos do DualSense, como feedback háptico e sons no controle, ajudam a melhorar a imersão do jogador, atraindo diversos públicos a conhecer o jogo. Com uma narrativa bastante simplória, Unpacking deixa tudo na sua imaginação e não utiliza textos, proporcionando experiência única para cada um.
Cópia de PS5 cedida pelos produtores.
Revisão: Jason Ming Hong