Vindo diretamente dos aparelhos mobile, Mini Motorways é um simples jogo no qual o objetivo principal é construir estradas e interligar casas com lojas. O game é bem básico e acaba surpreendendo pela sua ideia e execução, se tornando uma experiência viciante.
Desenvolvimento: Dinosaur Polo Club
Distribuição: Dinosaur Polo Club
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Simulação, Estratégia, Puzzle
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch, PC
Relaxante e desafiante

Oferecendo mapas baseados nas principais cidades do mundo, incluindo Rio de Janeiro, representando o Brasil, o game funciona como um quebra cabeça, no qual o objetivo é interligar casas com lojas utilizando estradas, túneis, pontes e rodovias para, assim, contabilizar visitas.
Assim como é o caso com jogos de simulação, como SimCity, sua cidade vai crescendo ao longo do tempo, aumentando o desafio de interligar os objetivos. Através de um sistema de dias, que pode ser acelerado ou até pausado com um toque nos gatilhos, novas lojas e casas vão surgindo sem parar. Os recursos para construção são limitados, porém, ao término da semana, eles são recarregados em quantidades pequenas. Também é possível utilizar semáforos e giratórias para ajudar o tráfego a fluir melhor.

Apesar de ser algo sem fim, ainda é possível falhar em Mini Motorways. Se uma loja demorar demais para receber novos clientes, por falta de estrada conectando casas ou engarrafamento, tudo termina na hora. Além disso, de início, existem apenas três cidades disponíveis, com todas as outras sendo habilitadas a cada 300 e 400 visitas em lojas de cada local.
Mini Motorways começa de maneira fácil, eventualmente se transformando em uma experiência desafiadora. As casas surgem em lugares inesperados e, caso a velocidade esteja avançada demais, as chances são de que uma nova apareça no meio de um caminho que você esteja construindo. Conforme a cidade fica maior, ela dá origem a novos desafios, como interligar os pontos entre rios e montanhas. O número limitado de recursos também influencia bastante e será necessário pensar muito no planejamento das estradas, para poder conectar tudo de forma fluída.

Mesmo tendo esse quê de desafio, Mini Motorways acaba sendo relaxante. A combinação de cores e formas simples, junto com outros elementos visuais, ajuda a passar uma sensação de tranquilidade. Os efeitos sonoros também colaboram com isso, oferecendo sons mais característicos de cada cidade e país, representados de forma mais leve.
Contendo cidades mais fáceis do que outras, além de opções de auxílio, Mini Motorways permite que até mesmo aqueles que não estão acostumados com desafios possam jogá-lo sem problemas. Este é um título fácil de recomendar para quem não tem experiência com quebra cabeças complexos.
Acessibilidade, um jogo para todos

Mini Motorways apresenta algo que muitos jogos costumam ignorar: opções de acessibilidade. Além de possuir legendas em português, o que é um diferencial muito bom, aqueles que possuem dificuldades visuais, tais como daltonismo, podem ativar uma série de funções de ajuda que vão permiti-los aproveitar o game. Assim como é possível selecionar um modo noturno, caso as cores estejam incomodando.
Além de também poder ativar sons, para indicar quando uma nova casa surge, podemos escolher uma opção para vibração. Por fim, além de controlar o jogo com os botões, também pode-se utilizar a tela de toque do Switch como a principal forma de interação.
Simples e divertido
Mini Motorways é bastante interessante por sua proposta. Ele mistura bem os elementos de quebra cabeça com simulação vistos em jogos como SimCity. Possivelmente, ele será o mais próximo que podemos ter do famoso título de PC no Switch, uma vez que a EA não tem planos de lançar um novo título da série.
Obviamente, o game possui alguns problemas. Ativar o modo de velocidade 2x faz com que muitas casas surjam ao mesmo tempo. Além disso, como o local para origem é aleatório, é comum que novas moradias apareçam no meio de um caminho que esteja sendo desenvolvido, o que força a mudança de planos. Por fim, alguns erros de programação acontecem de vez em quando, mas nada muito severo.
Apesar disso, Mini Motorways ainda é relaxante, sendo uma boa recomendação para aqueles que desejam experimentar algo diferente. Como um game sem final, o desafio de criar cidades enormes e superar sua pontuação anterior é algo que vai motivar bastante várias jogatinas.
C´ópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong