Como uma sequência do jogo anterior com o mesmo nome, Valthirian Arc: Hero School Story 2 é um simulador de gestão escolar misturado com elementos de RPG. Neste jogo, você será o diretor da escola, tomando decisões e enviando os alunos para missões e tarefas enquanto eles estudam um curso específico de acordo com sua classe.
Desenvolvimento: Agate International
Distribuição: PQube
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulador, RPG, Ação, Aventura
Classificação: 10 anos
Português: Não
Plataformas: PC, Switch, PS4, PS5, Xbox, Xbox Series X/S
Duração: 15 horas (campanha)
Criando heróis do zero
Como gestão escolar, Valthirian Arc: Hero School Story 2 é bastante completo, oferecendo cursos para os alunos se matricularem, missões para serem concluídas que avançarão um mês no jogo, e construções que podem dar pontos de bônus para um atributo gerado mensalmente (físico, mágico, etc). Os cursos também permitem que personagens sejam promovidos para alguma classe, de acordo com os requisitos cumpridos.
Quanto ao lado do RPG, desenvolvemos e evoluímos alunos completando missões, embora também haja batalhas por turnos aqui e ali quando embarcamos em qualquer missão. Matar monstros nos fornece moedas e pontos Arc, e o mesmo acontece quando encontramos baús do tesouro pelo mapa. Porém, há uma falha importante no game design nessa parte, pois não há incentivo para usar qualquer personagem além do mais forte e desenvolvido da equipe. Além disso, não há como repor sua barra de Action Points (AP), que é usada para executar as habilidades do personagem. Sua única opção para fazer isso é descansar em uma tenda durante a exploração. Isso faz com que as batalhas em si sejam bem superficiais e rasas.
Além disso, o aspecto de gestão também tem uma falha importante, já que não há como enviar um aluno para missões ou tarefas quando ele está descansando. Isso obriga você a ir ao menu de Schedule e colocar manualmente o aluno para estudar novamente. Isso acaba se tornando uma tarefa tediosa com o tempo e arrasta as coisas, já que poderia ter sido feito automaticamente apenas alertando o jogador de que o estado atual do aluno será alterado e pedindo confirmação.
História sobrecarregada de cutscenes
No lado da história, o game é cheio de cutscenes tediosas com uma trama entediante que quase não acrescenta nada à história. As conversas são monótonas e deixam a desejar. O único ponto positivo são os minigames, que são divertidos o suficiente para adicionar um pouco de novidade à jogabilidade geral, enquanto oferecem recompensas que afetam seus alunos, dinheiro e coisas semelhantes. Eventos com decisões bem básicas também surgem com recompensas claras e descritivas, além da existência de clãs com os quais podemos nos relacionar para receber bônus.
Antes que eu me esqueça, também há o período de formatura, em que você precisa escolher quais alunos vão se formar e deixar a academia. Isso deixa um gosto amargo na boca, já que você basicamente perde os personagens nos quais trabalhou tanto.
Por fim, achei os inúmeros ícones e diferentes termos exageradamente sobrecarregados, o que me deixou confuso e com preguiça de entender todas as informações na minha tela. Além disso, durante as batalhas, há símbolos empilhados ao lado dos inimigos, que estão muito sobrepostos tornando impossível entender o que eles significam.
Um jogo com falhas
Valthirian Arc: Hero School Story 2 deixa muito a desejar e parece ter sido lançado em um estado de acesso antecipado, mas não foi esse o caso. Encontrei uma quantidade injustificável de bugs no lançamento, como personagens afundando no chão, personagens nulos e inexistentes que aparecem do nada na lista de alunos e bagunçam tudo (consegui até mesmo fazer ele se formar), elementos da interface do usuário que cobrem informações importantes; e prompts de confirmação que inexistem, mas que são extremamente necessários em algumas situações para evitar que você pressione um comando por acidente. Em termos de jogabilidade, o ciclo geral de gameplay fica entediante após algumas horas, e a mecânica de RPG é bastante falha, pois não incentiva o jogador a usar o grupo inteiro. Quanto ao sistema de gestão, muitas ações manuais são necessárias quando não deveriam ser, tornando tudo muito mais tedioso do que provavelmente foi planejado para ser. Por fim, animações ruins, design de som e afins também carecem de polimento.
Cópia de Switch cedida pelos produtores