Antes de tudo, é preciso comentar a respeito de toda a genialidade e simplicidade que ronda o nome Various Daylife. Significando “vários dias de vida” na tradução livre para o português, o título do RPG da Square Enix consegue resumir perfeitamente sua proposta de uma maneira clara e esclarecedora. Desenvolvido pelo mesmo time que foi responsável por Octopath Traveler e Bravely Default, o jogo coloca o personagem principal para viver vários dias de vida na cidade de Erebia, localizada em uma região recém descoberta do continente de Antoécia. O objetivo do protagonista é trabalhar para melhorar seus atributos físicos e realizar expedições para explorar cada vez mais a região, algo que é completamente incentivado pelo governo deste novo mundo, comandado por um príncipe.
O RPG foi inicialmente lançado de forma exclusiva para as plataformas em que o Apple Arcade está disponível em 2019, e, depois de cerca de três anos, o jogo finalmente está chegando para os computadores, por intermédio da Steam, e para os consoles da Sony e da Nintendo. Apesar das configurações gráficas serem um pouco básicas e limitadas, a Square Enix preparou uma boa adaptação para o PC.
Desenvolvimento: Dokidoki Groove Works
Distribuição: Square Enix
Jogadores: 1 (local)
Gênero: RPG
Classificação: 14 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, PS4, Switch, iOS
Duração: 29 horas (campanha)/29 horas (100%)
Um mundo visto da lateral
O grande destaque de Various Daylife é a maneira através da qual parte do mundo é apresentado. Originalmente pensado e designado para ser prestigiado por meio de dispositivos como iPhones, todo o universo do título é mostrado através de um design de fases horizontal, com mapas pequenos e lineares. No entanto, a equipe de desenvolvimento não soube tirar proveito da visão lateral nos momentos de expedição. Durante as jornadas, que sempre dispõem com belíssimos efeitos de iluminação, o time apenas anda automaticamente em direção às batalhas, sem interação alguma por parte nossa.
Contando com uma direção de arte inspirada no tradicional estilo dos animes, o RPG tem um universo inspirado na era imperial que é charmoso e bem desenhado, apesar de filtros gráficos prejudicarem a visibilidade dos elementos e da resolução dos visuais não ser tão alta quanto deveria ser. A qualidade das animações dos personagens também deixa a desejar, porque elas não são fluídas o suficiente.
Em vez de ter construído um sistema de criação de personagens, os desenvolvedores optaram por apresentar uma seleção entre bonecos diferentes no início da campanha. Os responsáveis pensaram somente em modelos masculinos, sem se importar em implementar opções para personagens femininas. Genérico e sem carisma algum, o herói jogável é uma folha em branco que só vê a história se desenrolando diante de seus olhos. Existem opções de escolhas durante os diálogos, mas elas são inúteis e dão apenas a ilusão de escolha para o jogador.
O clássico combate
Various Daylife conta com mecânicas de combate baseadas em turnos. É preciso ter boas estratégias em mente, saber lutar em equipe e entender como os inimigos funcionam para conseguir suceder em cada expedição. Denominado ACC (Alteração, Combo e Chance), o sistema de luta requer que o jogador altere o status dos adversários para conseguir desencadear um combo e torcer para que o golpe de chance seja liberado, para realizar o devastador ataque final e vencer o confronto.
O principal diferencial de Various Daylife em relação aos outros nomes do gênero são as mecânicas de trabalho e o sistema de subida de níveis baseado nas profissões do protagonista. Por ironia ou não, os produtores provavelmente não trabalharam muito nessas mecânicas, visto que elas consistem meramente em selecionar um trabalho, ver o herói saindo de casa e voltando segundos depois, sem nenhum tipo de minigame relacionado à profissão definida.
Por conta disso, o loop de gameplay que é apresentado é entediante e monótono. O produto ainda incorpora elementos típicos de jogos gacha como Fate/Grand Order e Genshin Impact, já que existe um desnecessário fator de aleatoriedade no sucesso das missões trabalhistas, que prejudica a experiência casual que é proposta.
Legendado em português
A Square Enix costuma ser um tanto inconsistente em relação às localizações para o nosso idioma, porque existem produtos que recebem uma tradução, e outros que simplesmente são esquecidos pela distribuidora. Felizmente, Various Daylife foi contemplado pela publisher com a sempre necessária atenção para os jogadores brasileiros. Toda a aventura, que é contada por meio de muitas linhas de texto, está disponível com legendas em português.
Criado na Unreal Engine, a conversão do RPG para os computadores recebeu uma adaptação para o mouse e teclado bem feita, considerando que toda a experiência foi originalmente pensada para telas sensíveis ao toque. Os desenvolvedores até mantiveram parte dessas mecânicas ao permitir que a jogatina seja controlada utilizando unicamente o mouse.
Poderia ser melhor
Various Daylife é um título que apresenta uma proposta boa e diferente para a tradicional fórmula dos RPGs. No entanto, todo o conjunto da obra passa uma sensação de não ter atingido o seu devido potencial. A experiência em geral é decepcionante por ser uma ótima ideia limitada para as capacidades técnicas de um smartphone e filosofias de game design que só funcionam e são aceitas em plataformas móveis.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong