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Review Vividlope (Switch) – Um puzzle simples ou complexo, como você preferir

Vividlope é um jogo de puzzle com um conceito simples: andar por um cenário colorindo os quadros por onde você pisa até pintar a quantidade necessária em cada fase. É um jogo simples para apenas passar as fases, mas que oferece um desafio altíssimo para quem se propuser a dominá-lo.

Desenvolvimento: Jaklub
Distribuição: Jaklub
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Puzzle
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PC, Switch
Duração: 5,5 horas (campanha)/45 horas (100%)

Pinte por onde anda

No final os quadros precisam sempre ficar rosa
Medidor na parte superior direita mostra quanto foi completado da fase e quanto é necessário para vencer

Como o próprio game se descreve, Vividlope é um jogo arcade: o foco é totalmente a jogabilidade, por mais que até haja uma historinha. Após algumas cenas e a escolha do seu personagem, você é apresentado ao mapa principal, onde pode navegar de mundo em mundo, cada um com 15 fases. Os três personagens oferecem jogabilidades levemente diferentes, não chegando a alterar profundamente o jogo.

A premissa do jogo é simples: cada uma das fases é composta por um cenário dividido em quadros que, ao serem pisados pelo seu personagem, mudam de cor. O objetivo é mudar a cor de uma porcentagem pré-determinada de quadros em cada fase, assim a concluindo. As fases possuem inimigos e outros obstáculos que, ao atingirem o personagem, te fazem perder uma vida. Perdendo todas as vidas, é game over e o jogador precisa reiniciar a fase.

Fácil de terminar, dificílimo de dominar

Também é mostrado a nota obtida em cada fase já concluída
Tela de seleção de fases é bem simples e mostra o formato daquele cenário

Para um novo mundo ser liberado, você não precisa vencer todas suas fases, apenas uma determinada quantidade. Isso é interessante, pois dá ao jogador a liberdade de escolher as fases que preferir para vencer e liberar o próximo mundo, especialmente para aqueles que não se dispuserem a completar o jogo. Isso também é visto em menor escala, pois cada fase necessita apenas uma determinada porcentagem de quadros para ser completada, geralmente entre 70 e 90%. Ou seja, você pode focar nos quadros mais fáceis de serem pintados, se preferir. Ao atingir a porcentagem alvo, você entra em um modo bônus sem inimigos para tentar concluir os demais quadros, mas não pode pisar nos já preenchidos para isso.

Uma premissa simples mas com muitos incrementos

E em algumas o quadro rosa é apagado se você pisar de novo
Algumas fases pedem que você pise duas vezes em cada bloco

Cada fase concluída recebe uma avaliação, baseada em critérios como tempo, uso de itens, quantidade de mortes, entre outros. Aqui é que a forma com que cada um aborda o jogo se divide: você pode apenas jogar casualmente, passando pelas fases, ou se desafiar a conseguir avaliações altas, o que pode ser muito difícil mesmo na dificuldade normal – a diferença de tempo entre apenas completar a campanha e fazer 100% do jogo é enorme devido a isso.

A premissa básica do jogo, de pintar os quadros, é complementada por uma grande variedade de mecânicas, itens, inimigos e cenários. Há armas que permitem você derrotar os inimigos, evitando perder vidas e facilitando preencher os quadros. Há uma grande quantidade de inimigos na tela, podendo se tornar frustrante em alguns momentos. Há quadros transparentes, quadros que te matam, quadros que pegam fogo. Enquanto na maioria das fases basta pisar num quadro para concluí-lo, algumas fases pedem para pisar duas vezes para preenchê-lo ou pisar num quadro já preenchido para fazer ele voltar ao estado inicial.

Esteja preparado caso queira ser o melhor

Algumas, porém, são um pouco frustrantes
Algumas fases tem formatos bastante inusitados e criativos

Essa última mecânica é um bom exemplo dos problemas que me fizeram não gostar tanto de Vividlope. Nessas fases, é muito difícil desviar de inimigos e manter o plano que pretendia realizar. Por vezes, você vai se encontrar mais desfazendo quadros do que preenchendo. Para um game de puzzle que exige planejamento como esse, um fator tão alto de aleatoriedade prejudica quem queira se dedicar e pensar estrategicamente para completar as fases com o melhor desempenho possível.

Mas, como comentei, você não precisa completar todas as fases para avançar na campanha, e também o seu ranking não influencia em nada. Assim, fica a seu critério como abordar o game, mas saiba que se você é um jogador do tipo que busca completar tudo, provavelmente se frustrará por aqui. Algumas das armadilhas do jogo são difíceis de serem vistas e o excesso de elementos nas mesmas cores certamente causa confusão em alguns momentos. O visual do game é cartunesco e colorido, lembrando os jogos da virada dos anos 90 para 2000. A trilha sonora também é ótima, acompanhando o ritmo do game.

Vale muito experimentar antes de comprar

Vividlope é um jogo com uma jogabilidade inovadora, acompanhado de um ótimo visual. Mas gostar ou não vai do gosto de cada um, dadas as características dos desafios propostos. Para isso, felizmente um demo do jogo está disponível, e experimentá-lo é bastante recomendado para qualquer um que goste de jogos de puzzle.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Vividlope

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Grande quantidade de fases
  • Oferece simplicidade e profundidade, ao gosto do jogador
  • Formato das fases é bastante criativo

Contras

  • Fator aleatório prejudica planejamento para concluir fases com maior pontuação
  • Tutoriais iniciais poderiam ser melhores
  • Faltou um modo livre para apenas pintar quadros sem pressão