Review Weird West Capa

Review Weird West (PS4) – Exótico e excepcional

O Velho Oeste é uma época muito bem retratada pela arte. Nos games, essa terra sem lei já é normalmente aterrorizada por gangues violentas e outros seres humanos repugnantes. No entanto, zumbis e criaturas sobrenaturais já assombraram essas terras e fizeram dela um grande pesadelo. 

Dos cocriadores de Dishonored, Weird West é um visão do Velho Oeste em que humanos dividem suas vidas com monstros místicos e cultos malignos. O game traz uma narrativa sombria, que unifica o mundano ao medonho. Enquanto isso, a liberdade de escolhas é grande, e as consequências podem ser gigantescas. É nesses dois princípios que Weird West convida o jogador a se arriscar nessa terra anormal.

Desenvolvimento: Wolfeye Studios

Distribuição: Devolver Digital

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Ação

Classificação: 14 anos

Português: Legendas e interface

Plataformas: PC, PS4, Xbox One

Duração: 20 horas (campanha)/26 horas (100%)

Cinco seres e um destino

O início emblemático e estranho.

Weird West consegue ser incomum até em sua forma de contar uma história, porém, isto está bem longe de ser algo negativo. Tudo se resume a uma emblemática cena no início do game, na qual um ritual está acontecendo no meio de cinco pilares. Então, o personagem do centro é marcado a ferro quente e acordamos sobre a pele do primeiro herói: Jane Bell, uma ex-caçadora de recompensas.

No total, são cinco heróis distintos, com cada um possuindo sua própria jornada. Por exemplo: quando Jane acorda marcada, seu filho acaba de ser morto enquanto o marido é sequestrado. Portanto, a missão dela é recuperar o seu cônjuge. A partir disso, Weird West te deixa livre para criar a história de Jane.

A triste história de Jane Bell.

É exatamente isso! Você não leu errado! Nós criamos a aventura dessa ex-caçadora de recompensa. Como no Faroeste as bocas não se cansam e notícias voam, muitos dos atos feitos terão consequências. Deixou um bandido fugir? Ele irá se vingar! Ajudou alguém? Ele será seu amigo! Cagou no lugar errado e não limpou? Você será preso – não tenho muita certeza dessa, mas é plausível. Tudo isso pode aumentar ou diminuir sua reputação e, dependendo dela, Weird West reagirá de alguma forma.

Com bons atos, seu nome será aplaudido pela lei e por benfeitores, que irão querer lhe seguir nessa aventura. Em contrapartida, gangues estarão em seu encalço e terão o prazer de te matar. O contrário também é admissível, afinal, não dá para agradar todo mundo de uma vez. Porém, o maior precursor de consequências são as missões secundárias e, assim como a principal, elas podem impactar na jornada de um outro herói. 

No geral, elas são muito legais e merecem toda sua atenção. A liberdade aqui também é visível, podendo até roubar um item recém recuperado para um NPC. No entanto, o maior divertimento disso é ver o desenrolar desses atos nos jornais. Acompanhar as notícias é a melhor forma de entender como o que você faz influencia no Weird West. Um exemplo engraçado foi ter roubado um item valioso para um coveiro e depois ver ele sendo preso por ter roubado outros túmulos, só que o item estava comigo.

Enxergar de longe o impacto de minhas escolhas sob a percepção de outro personagem também é muito imersivo, corroborando com ideia proposta por Weird West. São cinco personagens, cada um com suas vidas, mas que são meros fantoches descartáveis para um propósito muito maior que eles. Por isso, ao adentrar na pele do sucessor de Jane, as únicas coisas que restam são as vantagens conseguidas com Ases de Espadas Dourados, os itens de algumas missões bem específicas e as escolhas feitas. 

Um milhão de maneiras de morrer no oeste

Feio que dói.

O Velho Oeste detém uma fama nem um pouco pacífica. Morrer nessa ambientação é tão fácil quanto tirar doce de criança. Não é à toa que, caso você não tenha visto alguém morrer aqui, é provável que esteja cego. Agora, se os seres humanos e animais selvagens conseguiram passar essa imagem, imagina ao combinar esse tempo conturbado com monstros terríveis. 

De início, essas criaturas horripilantes te farão pensar em chamar o Batman – ele não está aqui, infelizmente. Contudo, no decorrer das encruzilhadas existentes em Weird West, você se acostuma e nem sente mais tanto medo. Para ser bem honesto, depois de um tempo elas não assustam mais e até são engraçadas. Há uma árvore suicida, um xerife canibal e uns moradores de caverna que gostam de explosão. Aliás, nem é tão difícil matá-los, já que sua inteligência artificial está sempre ligada para atacar o que vê pela frente, não importando o que aconteça.

É aqui que entra o problema mais irritante e engraçado de Weird West: a inteligência artificial. Que os deuses de todas as religiões desse game me perdoem, mas como é possível existir tanta gente burra no Velho Oeste? Eu poderia listar milhares de vezes que tanto inimigos quanto aliados queriam conhecer a morte. Poderia não: eu vou expor esses malucos.

Companheiros trapalhões.

Conforme nos aventuramos pelo mapa de Weird West, podemos conseguir companhias que nos seguem, adicionando o fogo amigo. Mesmo sabendo disso, meus aliados ficavam igual cegos em tiroteio e entravam no meio de fogo cruzado. Como se não fosse o suficiente, também dançavam em cima de bombas ou óleo em chamas. Por sorte, há uma vantagem que aumenta a vida e resistência deles, e não pensei duas vezes em adquirí-la.

Já os inimigos não são muito melhores. Utilizar do stealth como forma de resolver os problemas pode lhe dar ainda mais adversidades. Bandidos possuem apenas dois estados de espírito: extremamente cego e surdo, ou Superman. No primeiro, você pode atirar a 30 metros de distância que nenhum deles irá escutar ou verificar o que está acontecendo. Enquanto no outro, uma garrafa caindo no chão pode fazer toda uma gangue te enxergar através da parede. Isso também se aplica ao combate, pois há momentos que eles tentam flanquear, mas, em outros, dançam em sua frente pedindo chumbo.

Nesses momentos em que as balas precisam voar, as armas são as grandes estrelas. Infelizmente, Weird West não conta com uma grande variedade delas. Conseguimos equipar pistola, rifle, espingarda, um arco e flecha, armas brancas e bombas distintas. Dentre as armas, o nível de raridade é exemplificado por meio de estrelas que vão de uma a quatro, sendo necessário minérios para conseguir melhorá-las.

Habilidade incríveis e mágicas.

Enquanto não há grandes armamentos, existem habilidades que preenchem essa baixa quantidade. Para desbloqueá-las é necessário encontrar Relíquias de Nimp que, assim como Ases de Espadas Dourados, estão espalhados por todo Weird West. Essas mecânicas adicionais as armas ampliam demasiadamente a ação, que já não é pouca com o bullet time. Para usufruir dessas habilidades mágicas, há uma barra de poder roxa que precisa ser preenchida ao matar inimigos ou tomando poções.

Onde os fracos não têm vez

O velho oeste mais estranho que já conheci.

Acredito que já está bem evidente o quanto Weird West é um local invulgar e perigoso. Entretanto, até mesmo nesse inferno louco existe uma pitada de conforto, ele só não é muito recorrente. Para viajar por essa terra sem lei só é necessário apontar para um local do mapa e ir. A jornada pode levar de horas a dias, contudo, o tempo pode diminuir ao montar em um cavalo. 

Durante esse percurso, eventos aleatórios podem exigir sua atenção. Apresentando desde lojistas nômades até assaltos em andamento, as aventuras pelo Faroeste sempre irão lhe surpreender de alguma forma. No entanto, há locais fixos como cidades, fazendas e templos que podem ser úteis para fazer compras, conseguir contratos de caça-recompensa e alugar companhias.

O mapa de Weird West é semi-aberto. Sempre que parar em algum local, uma área grande será criada para sua exploração. Todos os ambientes, até mesmo os dos eventos aleatórios, podem esconder itens importantes ou informações daquele mundo. Corpos enterrados ou deixados na superfície podem conter mapas do tesouro, que geram missões secundárias.

Se aventurar por Weird West é uma mina de ouro, tanto na jogabilidade quanto no audiovisual. A narração existente dá uma tensão cômica na aventura. Por outro lado, a musicalidade deturpada e estranha amplifica as loucuras vistas no Velho Oeste. Por fim, mas bem irrelevante, há alguns bugs engraçados como corpos se teletransportando e problemas com física. 

Uma estranha aventura que todos devem encarar

Weird West se tornou um dos simuladores imersivos mais divertidos que já joguei. Me segurei o tempo todo para não fazer essa comparação, porém, é quase impossível não ver nele Fallout New Vegas (um dos meus jogos favoritos), ou até uma combinação de Red Dead Redemption com The Witcher. Dito isso, se você procura uma aventura longe dos padrões e que irá lhe fazer se questionar sobre suas escolhas, Weird West é um game para se ter no gatilho, assim como seus inimigos estúpidos.

Cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Weird West

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Histórias distintas e intrigantes
  • Ações influem no oeste
  • Música singular
  • Liberdade para agir
  • Muitas surpresas do início ao fim

Contras

  • Inteligência artificial burra até demais