A série Wonder Boy é uma das principais franquias que teve sucesso tremendo nas máquinas de Arcade dos anos 80 e, com a parceria da SEGA, também foi um dos carros-chefe do Master System para bater de frente com o Nintendo Entertainment System. Depois dos remakes Wonder Boy III: The Dragon’s Trap e Wonder Boy: Asha in Monster World, os jogadores ainda não podiam jogar o resto dos jogos originais. A coletânea de aniversário foi anunciada no ano passado para preencher esta lacuna e que os fãs pudessem matar a saudade mais uma vez
Desenvolvimento: ININ Games
Distribuição: Bliss Brain Corporation
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PS4, PS5, Switch
Duração: Sem registros
O início de uma confusão
Recentemente, a desenvolvedora chegou a publicar uma outra coletânea chamada Wonder Boy Collection, que claramente tinha jogos em falta. O lançamento desta nova versão, chamada Wonder Boy Anniversary Collection, causa uma certa confusão e pode guiar as pessoas à compra da versão incorreta caso queiram a experiência completa.
Esta nova publicação pode ser considerada uma versão “Deluxe” ou Completa de Wonder Boy, pois os jogos faltantes da coletânea anterior estão agora presentes, incluindo até mesmo Wonder Boy III: The Dragon’s Trap original, cujos direitos atualmente está com a Dotemu por conta do remake. São ao todo seis jogos disponíveis: Wonder Boy, Wonder Boy in Monster Land, Wonder Boy III: The Dragon’s Trap, Wonder Boy III: Monster Lair, Wonder Boy in Monster World e Monster World IV.
Além de todos os jogos da série, praticamente todas as versões de cada um dos jogos estão presentes aqui, incluindo versões bastante desconhecidas ou até exclusivas de uma região, como é o caso de Wonder Boy de SG-1000, que é um console antecessor do Master System no Japão e Wonder Boy in Monster World de Master System, lançado apenas na europa. Outra versão que vale destacar é Monster World IV totalmente traduzido para o inglês, já que originalmente o jogo foi lançado apenas no Japão e nunca foi localizado.
Os bônus da coletânea
Felizmente, nada do que foi introduzido ao pacote anterior foi removido aqui, então as ferramentas que ajudavam a ter uma experiência mais agradável permaneceram e que atualmente são consideradas obrigatórias, como os save/load states e a escolha de proporção da tela. Para filtros, o jogador pode escolher a imagem original, um filtro para reduzir um pouco a sensação de “serrilhado”, vindo da arte pixelada e resolução da época; e o efeito de scanlines, que imita os televisores de CRT antigos.
Um dos pontos que, enfim, devemos elogiar, são as opções extras exclusivas da coleção de aniversário. Em alguns jogos é possível aumentar o número de vidas ou deixá-las infinitas, mudar a dificuldade e também ajustar a velocidade de avançar/retornar os frames do jogo, podendo assim também finalizar tudo por completo apenas voltando no tempo caso morra, ou também passar trechos em que não se pode pular cenas ou créditos.
A ferramenta que, pessoalmente, merece mais atenção e é extremamente bem-vinda é a inclusão do mapa de todas as áreas em todos os jogos. Wonder Boy é uma franquia conhecida por ter bastante segredos e, posteriormente, mapas abertos. Os mapas não só guiam o jogador para não se perderem como também é informado onde cada segredo se encontra, incluindo itens, salas e baús escondidos para que auxilie muito mais a jornada e reduza a dificuldade em muitos momentos.
Mesmo assim…
Apesar desta coletânea trazer melhorias, há alguns pontos estranhos que vieram com ela. Em alguns jogos, percebe-se alguns momentos em que a taxa de quadros cai consideravelmente e retorna ao normal, sendo que esta instabilidade não ocorria na Collection anterior. Ao menos, isto é corrigível em uma atualização futura.
Wonder Boy Anniversary Collection é, sem dúvidas, a experiência definitiva da saga e que apresenta de forma satisfatória tudo que já foi lançado aos novos jogadores e aos fãs que aguardavam por uma versão que entrega tudo em um único pacote. Esta deveria, inclusive, ser a única versão disponibilizada para o público.
Código de PS4 cedido pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong