ys-ix-monstrum-capa

Review Ys IX: Monstrum Nox (Switch) – Um excelente port para o Switch

Depois de alguns meses de espera, finalmente os donos de um Nintendo Switch poderão curtir Ys IX: Monstrum Nox, o nono capítulo da saga do aventureiro Adol e décimo jogo da franquia. O port do game ficou a cargo da NIS America, que conseguiu fazer com que o pequeno notável da Nintendo rodasse a obra da Falcom no limite, sem muitas perdas, se comparado com a sua versão de PlayStation 4.

Desenvolvimento: Falcom

Distribuição: NIS America

Jogadores: 1 (local)

Gênero: RPG, Ação

Classificação: 12 anos

Português: Não

Plataformas: PC, PS4, Switch

Duração: 26 horas (campanha)/ 51 horas (100%)

A cidade de Balduq

Cidade de Balduq, em Ys IX Monstrum Nox.
A cidade de Balduq esconde diversos segredos, tanto nas cavernas como no topo das casas.

Toda nossa aventura acontece dentro da cidade de Balduq e de seus arredores. No passado, houve uma grande guerra, e ali funciona um forte, mas após o fim do conflito, o local acabou se tornando uma gigantesca prisão, com uma cidade enorme dentro de suas muralhas. Essa é a maior diferença desse nono capítulo de Ys, se comparado com o jogo anterior, Lacrimosa of Dana, que se passava em uma ilha recheada de segredos. É possível dizer que essa mudança fez bem para o jogo, já que há uma maior exploração vertical dos cenários, isso graças aos poderes dos 6 personagens do game. Além disso, há alguns campos abertos para serem descobertos, tudo como manda o figurino da franquia.

Como praxe, há uma série de pontos de interesse espalhados pelo mapa, como uma fonte de água, uma árvore, ou um jazigo de pedras preciosas, e cada um é mais bonito que o outro. Acredito que esses pontos foram adicionados para exaltar a beleza do local onde se passa a aventura, e posso dizer que caçar esses locais vale a experiência.

No geral, o mundo de Ys é extremamente rico e detalhado, mas, a cada nova aventura, vemos somente uma pequena parte dele. Neste capítulo,  ficamos sabendo um pouco mais do Império Romun, e de sua expansão nem tão pacífica, a influência da igreja local e outras histórias. Sinto como se estivéssemos experimentando uma aventura preparatória para algo muito maior. A Falcom já disse que a décima sequência seria especial, agora nos resta esperar para ver quando receberemos a nova jornada de Adol.

Os Monstrum Nox

Os personagens de Ys IX Monstrum Nox
Cada personagem tem seu próprio talento, o que aumenta a capacidade de exploração.

Para variar um pouco (mentira) Adol Christin acaba se envolvendo em polêmica. Ao chegar em Balduq, ele é preso e enviado para a cadeia. Ao fugir, acaba encontrando com uma moça bastante peculiar, que atira nele. Contudo, ao invés de morrer, nosso herói ganha poderes e acaba se tornando um Monstrum. Como seus novos dotes, ele foge do local e procura seu fiel amigo Dogi. Adol então tenta sair da cidade, e percebe que está preso, além de que uma maldição caiu sobre ele. E assim começa mais uma aventura.

Sem entrar em muitos detalhes, é impressionante o quanto a Falcom consegue fazer com que Adol seja o protagonista do game, e ao mesmo tempo contar as histórias de personagens secundários – e até terciários. Parece que nosso herói somente está lá para fazer com que as engrenagens do mundo girem, e nós, os jogadores, possamos descobrir mais segredos fantásticos. São poucos jogos que conseguem isso, e Ys IX acerta em cheio.

Além de Adol, conhecido como Crimson King, podemos utilizar durante a aventura outros cinco personagens: White Cat, The Hawk, Raging Bull, Doll e Renegade. Há um capítulo focado no desenvolvimento de cada um deles, e tudo é feito de forma extremamente natural e bem desenvolvida, integrando os dramas de cada um deles com os acontecimentos de Balduq. Cada personagem adiciona um poder ao entrar no grupo, o que dá acesso a novas áreas e segredos, ou seja, há muito o que explorar em todos os lugares. 

Todos ao ataque!

Combate em Ys IX Monstrum Nox
Os chefões gigantes são uma marca registrada da série Ys.

Ys é um RPG de ação. Isso significa que você terá que enfrentar muitas hordas de inimigos, além de muitos chefões dezenas de vezes maior que Adol. Tanto no PlayStation 4 quanto no Nintendo Switch, a câmera é uma das piores que já vi até hoje. Eu tive que ficar ajustando a velocidade, se queria eixo invertido ou não, até encontrar algo um pouco mais agradável de se usar. Encontrado esse equilíbrio, é hora de ir pro combate.

No Nintendo Switch, em momentos com muitas coisas na tela, é possível sentir uma pequena perda de quadros, o que pode atrapalhar um pouco. Além disso, há muitas e muitas telas de carregamento. Eles não demoram muito, mas para mim isso foi um incômodo. 

Cada um dos personagens utiliza um tipo específico de armamento, que são divididos em três categorias de cores: vermelho, amarelo e verde. Cada um deles tem vantagem sobre inimigos do mesmo tipo e causa menos danos nos outros, o que sugere com que troquemos de personagem para obter uma vantagem. Com o desenrolar da jornada, pegamos itens que modificam o tipo de cada um dos heróis, dando maior liberdade pro jogador. Eu mesmo usei Adol sempre que possível, já que seus golpes com espadas possuem o equilíbrio perfeito entre poder e velocidade.

A Falcom já produz jogos há mais de 30 anos, e eles sempre acertam nas músicas que adicionam nos seus jogos. Eu poderia ficar aqui falando por horas o quanto as canções são boas, mas nem isso fará jus a qualidade delas. Em Ys, especificamente, eles gostam de misturar ritmos de música clássica com o peso da guitarria do heavy metal. O resultado disso é totalmente excelente. Não há muitos outros adjetivos a serem utilizados. 

Outra coisa bacana a se exaltar é a dublagem do game. Apesar de Adol ser um herói mudo e nosso recipiente na aventura, todos os demais personagens são dublados nas cenas de maior emoção.

Ys IX Monstrum Nox

Essa versão de Nintendo Switch da nona aventura de Adol Christin está longe de ser perfeita, mas cumpre bem o seu papel. Os fãs da franquia poderão apreciar de forma portátil uma história sólida e que nos mostra muito do mundo de Ys. Com um excelente combate e personagens extremamente carismáticos, Ys IX Monstrum Nox entrou para minha lista de melhores jogos já feitos. Particularmente, já estou ansioso para que o décimo título seja anunciado, já que Adol sempre participa de uma grande aventura. 

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Ys IX Monstrum Nox

10

Nota Final

10.0/10

Prós

  • Combate dinâmico e divertido
  • Trilha sonora sensacional
  • História empolgante e divertida

Contras

  • Quedas de frames quando há muitos elementos na tela
  • Câmera terrível que precisa ser ajustada