Para os fãs do gênero shoot’em up. Astro Flame: Starfighter é mais uma das milhares de opções disponíveis no mercado de jogos. Incontáveis títulos são lançados todos os anos e que seguem essa premissa de “bullet hell”. O estúdio responsável pelo game tentou emplacar uma vez com um jogo parecido, porém, passou despercebido. Será que agora seria diferente?
Desenvolvimento: Satur Entertainment
Distribuição: Sometimes You
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Tiro, Corrida, Voo
Classificação: 10 anos
Português: Não
Plataforma: Xbox One, Switch, PC, PS4
Duração: 7 horas (campanha)
Enfrente seus inimigos
Em um primeiro contato, o jogo parece ser interessante, e que teremos bons momentos de diversão. E claro, realmente dá pra se divertir, porém, Astro Flame: Starfighter se abraça no simples e permanece um pouco diferente de outros jogos que seguem a mesma mecânica. Talvez uma escolha do estúdio ou até mesmo por questões operacionais, mas o fato que temos aqui um título igual há muitos no mercado, mas que tem seu pequeno brilho.
Não há muito o que reclamar de bugs ou quaisquer problemas técnicos, com exceção de uma queda muito ocasional do fps. Os controles são simples, o sistema de atualização permanente ainda funciona como pretendido e facilmente você se familiariza. Apesar da trilha sonora fraca, os efeitos sonoros são levemente impactantes. Ao derrubar uma nave inimiga você será agraciado com uma explosão bem trabalhada.
Os visuais têm um leve capricho e consegue se manter junto de seus concorrentes, mas Astro Flame: Starfighter ainda é um jogo visualmente abaixo do esperado se compararmos de forma geral. O game vai à loucura com o uso repetitivo de ativos em cada novo nível, e há o problema ocasional da taxa de fps. Nada que comprometesse tanto a jogabilidade, felizmente.
Evolua sempre
O grande destaque permanece no sistema de atualização de sua nave Ao jogar pela primeira vez, você percebe o quão fraca e frágil sua nave é. Mas no decorrer de suas missões vamos coletando esferas que nos permitem melhorar cada vez mais. Continue acumulando esses pequenos recursos e adicione mais armadura, tiros mais afiados e uma variedade absurda de armas adicionais, a ponto de eventualmente transformar o jogo em uma piada.
Dado que cada nível é curto, e os tempos de carregamento são quase inexistentes, a rejogabilidade ainda é bastante alta. Eu não me importava de voltar aos níveis anteriores apenas para pegar alguns recursos extras antes de me aventurar de volta ao caminho principal da missão. Não há nada neste jogo que não possa ser resolvido com apenas um grinding divertido.
Conclusão
Astro Flame: Starfighter Poderia ter algo mais diferenciado, ele é um jogo de tiro simples, um tanto genérico, mas surpreendentemente divertido. Mesmo que não seja particularmente interessante de se olhar, e muito menos inovador, ele fez o trabalho com seu nível de polimento, ótimos controles e sistema de atualização viciante. Vale a pena para os entusiastas de “jogos de navinha”.
Cópia de Xbox cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno