Se assim como a gente você se encontra sem dinheiro para comprar os novos lançamentos da franquia Pokémon, a gente vai te dar algumas dicas sobre jogos similares que você pode jogar nesse momento para matar essa vontade.
Coromon
Esse é o meu preferido, e por isso ficará em primeiro lugar na lista. Aliás, temos uma review dele aqui no site. Coromon é um jogo indie com belíssimos gráficos, uma histo´ria bacana envolvendo pesquisa, animações lindas, e vários monstrinhos para serem capturados. Os Coromon também não precisam desaprender golpes, então isso torna as coisas bem mais amigáveis. Também existe um multiplayer com batalhas online, o que deixa o jogo mais atraente quando se trata do cenário competitivo, ou simplesmente pra quem quer se arriscar em umas batalhas e apanhar feio de desconhecidos. O ponto fraco são as batalhas um pouco lentas, mas ao menos a gente tem viagem rápida e missões secundárias para serem feitas. O jogo possui PtBr como idioma.
Nexomon: Extinction
Enquanto o primeiro Nexomon parece mais um jogo mobile (sim, no mau sentido mesmo) por causa de sua direção de arte duvidosa e gráficos com baixa resolução, a sequência de nome Extinction é realmente impressionante. Apesar de não possuir um modo online como o rapazinho acima, esse game indie traz uma história também bacana e vários cenários para desbravarmos, além de puzzles envolvendo a composição do ambiente – assim como Pokémon faz. As batalhas são bem ágeis e tudo acontece com bastante competência. Apenas o mapa é um pouco confuso, pelo que me lembro. Quer ler a nossa review sobre ele? Então entra nesse link aqui. O jogo possui PtBr como idioma.
Monster Hunter Stories 2
Monster Hunter Stories 2 é uma evolução do primeiro em vários quesitos. A jogabilidade é mais ágil, temos mais liberdade no mundo aberto, missões, uma história mais bem construída, etc. O ponto alto aqui é que temos quase que literalmente um jogo de Pedra, Papel e Tesoura se tratando das batalhas. São disponíveis golpes que contém vantagens diretas contra o golpe dos inimigos, então acaba sendo um Pokémon um pouco mais limitado. Os gráficos são lindos no melhor estilo anime. Porém, o primeiro jogo não está disponível em outra plataforma senão Android, iOS, e Nintendo 3DS. O multiplayer existe, mas somente sem fio em proximidades. O jogo possui PtBr como idioma.
Temtem
Esse é o famoso Pokémon 3D com monstrinhos que ficam aparentes durante a exploração. O game foi feito pelo estúdio Crema e saiu primeiro nas plataformas PlayStation, dando as caras recentemente no Nintendo Switch. Existem até mesmo batalhas em dupla, como nos Pokémon mais recentes. A interface de usuário é belíssima, as animações são acima da média, e o foco no multiplayer é tão alto que você pode jogar em um mundo aberto com até 998 pessoas. Resumindo, é um indie que tenta ser um MMORPG Pokémon-like. É review que você quer, é review que você ter. O jogo possui PtBr como idioma.
Ni no Kuni: Wrath of the White Witch
Não sei dizer o que penso exatamente sobre esse jogo, mas só sei que ele é um Pokémon-like, porém, um tanto quanto diferente da f´órmula original. Aqui, você dá ordens para seus Familiars (não confundir com familiares) durante batalhas, e eles te obecedem como se fossem monstrinhos de bolso. É mais um jogo em que você os controla indiretamente, assim como acontecia em Digimon World de PS1. Eles podem até mesmo evoluir e serem capturados por Oliver, o protagonista. Nosso autor Cleandson deu 9.5 pra ele, mas não sei se concordo. Porém, vale conferir a review. Esse aqui não tem PtBr. Foi mal aí.
Monster Sanctuary
Esse aqui é uma espécie de Metroidvania com Pokémon, mas que comigo não clicou. Ele possui até mesmo batalhas online e tudo, mas não achei que a mistura foi uma boa coisa. Em poucas horas de jogo eu não queria mais ver a cara de nenhum monstrinho, porque achei que a fórmula realmente ficou bem repetitiva, e a experiência me passou a impressão de ser algo “feito na gambiarra”. Em poucas palavras, o jogo não parece algo natural, mas sim um Metroidvania que acabou tendo elementos de Pokémon empurrados goelha abaixo. De qualquer maneira, deixo a review dele aqui. O jogo possui PtBr como idioma.
Sentiu falta de algum jogo na lista? Comente aí embaixo pra gente, porque eu não tive a capacidade de lembrar de mais.