A própria Butterscotch Shenanigans avisa na descrição de seu jogo: Levelhead é uma inspiração em Mario Maker. E realmente é, mas de uma forma tão absurdamente boa que você até duvidaria.
Aqui você é o novo funcionário da Levelhead Division, e sua tarefa é treinar seu GR-18, o robôzinho entregador, para que suas limitações sejam testadas ao levar o pacote ao destino. Será que você é capaz de segurar essa barra?
Desenvolvimento: Butterscotch Shenanigans
Edição: Butterscotch Shenanigans
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Ação, Plataforma, Aventura, Simulador, Puzzle
Classificação indicativa: Livre
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, PS4, Xbox, Switch
Duração: Sem registros
Exercitando a criatividade
Levelhead é um jogo feito num software famoso chamado Game Maker, o que me impressiona ainda mais. Nunca imaginei que este fazia jogos tão complexos e profundos assim, mas ao menos podemos ter um gostinho de criar algo do gênero através da criação de fases.
O jogo da Butterscotch é basicamente um Mario Maker com o universo de seus jogos e com muito bom humor. Isso é notório desde a dublagem até as mensagens apresentadas.
Se você não sabe o que é Mario Maker, é um jogo com o melhor dos mundos de Mario compilado em um mesmo título. Você constrói fases com os mais variados elementos de vários games da franquia do bigodudo e distribui pela internet para que outras pessoas joguem, ou senão você pode jogar as fases alheias criadas por amigos e usuários aleatórios da internet.
Levelhead tem um conceito extremamente parecido. Confesso que o último Mario Maker no qual coloquei as mãos foi o de Wii U, então não sei exatamente o quanto o segundo jogo avançou no quesito recursos online.
A questão é que Levelhead tem bastante opções que facilitam a vida do jogador. Você pode seguir usuários que criam fases pela internet, ser notificado de novos seguidores em seu perfil, favoritar criações que mais gostou, entre outros.
É quase uma mini comunidade o que se vê por aqui. E o melhor de tudo é que o jogo suporta cross-save entre plataformas. Ou seja, se você criou fases e progrediu até um certo ponto na versão de Nintendo Switch, você continuará exatamente de onde parou seja no PC, PS4 ou Xbox One.
Tudo isso graças à inteligente decisão de vincular seus feitos no serviço da Butterscotch demonimado Rumpus, onde você cria uma conta e pode usar onde quiser.
Conteúdo pronto, original e personalizado
A Butterscotch provavelmente sabe o quanto em um jogo desses é primordial que exista algo como uma campanha. Felizmente você não fica 100% dependendo de jogar suas próprias fases ou de pessoas aleatórias da internet, mas aqui foi preparado um conjunto de cenários para eu você desbrave assim que inicia o jogo.
Além de uma história engraçadinha e fases criadas pelos próprios desenvolvedores do jogo, a carta na manga da campanha é que você libera novos itens para a criação de fases a medida que vai avançando no enredo – ótima sacada!
Já no modo criação, podemos usar todos os itens existentes no jogo até o momento do seu progresso. Podemos construir fases extremamente complexas e longas, ou quem sabe desafios mais curtos e diretos. Tudo depende de você e do quanto você deseja brincar com tudo que o jogo dispõe.
Fora isso, o sistema criado dentro de Levelhead é quase uma rede social. Existem várias mecânicas vistas em apps de renome na internet, como curtir e favoritar uma fase, jogar uma playlist selecionada, seguir usuários em seus perfis, colocar tags para categorizar criações, entre outros recursos.
Preciso dizer que o criador desse sistema realmente estava empenhado em fazer algo robusto – diria que até mais robusto do que Mario Maker em si.
Variedade de desafios
Existe uma seção chamada “Construção do Dia” onde diariamente itens em destaque se renovam e novas fases são adicionadas para que você tenha uma chance de colocar seu nome do ranking da mesma.
Já o edifício chamado Depto. de Marketing é o local para explorar criações de outros jogadores ao redor do mundo e seguir o trabalho de quem você mais gosta. Além disso, jogando fases de outras pessoas lhe garante Tostões de Divulgação para impulsionar suas criações para o topo da lista. Genial, não?
Já no A Torre estão listadas as fases mais jogadas se Levelhead, como se fossem as criações mais confiáveis e populares. Quem sabe a sua não entra ali qualquer hora? Por fim, também podemos procurar os digital influencers do jogo e navegar entre criadores – em vez de fases.
Diversão infinita
A maior vantagem destes jogos com criador de fases é que a variedade nunca vai acabar. Podem passar anos e sempre haverá conteúdo novo para você desfrutar. Levelhead é um excelente jogo e faz realmente jus à sua inspiração, o grande Mario Maker.
Apesar de permitir um modo cooperativo local para até 4 jogadores, seria muito interessante se futuramente a Butterscotch incluísse um modo online para facilitar a vida de todo mundo. A esperança é a última que morre!
Observação importante: o jogo não exige conexão constante e pode ser jogado offline, inclusive as fases baixadas.
Este review foi feito com uma cópia para Switch cedida pelos produtores