Ys é uma série ainda bem desconhecida no ocidente e, ao ouvirem falar sobre ela, as pessoas se surpreendem quando descobrem que é tão antiga a nível de compartilhar aniversário com The Legend of Zelda ou Final Fantasy. A grande questão é que os primeiros jogos tiveram grande repercussão apenas em computadores japoneses e suas mecânicas foram se aprimorando ao longo dos anos, chegando ao estilo Action RPG dinâmico há pouco tempo e conquistando mais fãs por conta disso.
Tendo também agora lançamentos subsequentes em consoles de mesa e com um orçamento financeiro bem maior que nos anos 80, a Falcom está ganhando bastante notoriedade com suas franquias e aprimorando cada vez mais seus jogos. Esta é a proposta de Ys IX Monstrum Nox, que tenta expandir ainda mais os pontos positivos que seu jogo anterior entregou de forma sólida.
Desenvolvimento: Falcom
Edição: NIS America
Jogadores: 1 (local)
Gênero: RPG, Ação
Classificação: 12 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, Switch
Duração: 26 horas (campanha)/74 horas (100%)
Preso por acaso
Adol Christin é o principal protagonista de quase todos os games da franquia, os quais não são diretamente relacionados, permitindo que diversas histórias sejam contadas sem alterar seu personagem icônico, o que acaba por evitar erros de continuidade na franquia. Em Ys IX não é diferente, colocando Adol em uma enrascada logo de cara e sendo aprisionado pelos guardas ao chegar no reino de Balduq.
Após alguns dias, alguém o liberta de sua cela e pede para fugir antes que os guardas cheguem. No meio do caminho, uma garota aparece e transforma Adol em um Monstrum, uma identidade alternativa com poderes especiais. Ela diz que ele é quem pode ajudar a resolver a situação que está acontecendo. Infelizmente os Monstrum também são procurados pelos guardas por serem acusados de causar problemas pela cidade, obrigando nosso protagonista a andar disfarçado a todo momento.Apesar de inicialmente confusa, Ys sempre tem uma história bem contada para explicar o que ocorre durante sua aventura. Há outros cinco Monstrum jogáveis na cidade e o jogador será introduzido com o passar da história, revelando suas verdadeiras identidades e desenvolvendo seu papel em toda a trama apresentada. Até as quests secundárias são interessantes e importantes no jogo, mostrando um pouco mais sobre Balduq e os acontecimentos envolvidos.
Grandes poderes, grandes responsabilidades de ser um Monstrum
Ao se tornar um Monstrum, Adol recebe grandes poderes para usar em sua aventura e que são praticamente as marcas registradas de todos os jogos da série Ys atual, como salto duplo, esquiva, habilidades que consomem MP e os Flash Move/Guard, que são períodos de tempo limitados que diminuem a velocidade e defesa dos inimigos caso esquive ou defenda no exato momento do ataque, respectivamente. Eles são extremamente importantes para sobreviver caso esteja jogando em dificuldades avançadas.
Inicialmente a cidade está bloqueada por diversas barreiras mágicas, impedindo que o protagonista caminhe por alguns locais inicialmente. Para liberá-las, o jogo apresenta uma das missões secundárias: os Grimwald Nox. Nestas missões, todos os Monstrum são recrutados para participar e eles devem proteger o pilar mágico dos Lemures, inimigos que estão criando essas barreiras. No final, mais uma parte de Balduq é liberada para poder explorar.
Progredir para prosperar
Ys IX Monstrum Nox foca em exploração e combate, executando ambos muito bem. Cada vez que a história avança, mais locais são liberados e novas habilidades são adquiridas, permitindo assim que Adol e seus amigos alcancem lugares antes inacessíveis. Inclusive há muita coisa para coletar durante sua aventura, como baús de tesouro, lojas para compra e venda de consumíveis e equipamentos novos, textos em grafite nas paredes, entradas secretas, pétalas brilhantes e outros mais.
O jogador é constantemente recompensado pelo seu tempo dedicado em exploração, oferecendo itens especiais que garantem aumento permanente de HP, força, defesa e até ganho de um nível automaticamente. Evoluir em Ys IX: Monstrum Nox também é algo bastante equilibrado, garantindo que você não precise parar para gastar tempo coletando experiência em algum chefe que está com dificuldades.
Em relação ao combate, ele é excelente e herda dos jogos anteriores, pois garante que o sistema de níveis auxilie e ao mesmo tempo não seja um fator obrigatório ao jogador, já que todos os comandos de ataque e defesa são totalmente dependentes de sua decisão e respondem muito bem. Se você morreu é porque não tomou cuidado ao enfrentar um inimigo, e não por estar fraco demais. Você pode tentar novamente de onde parou ou também há a opção para diminuir a dificuldade antes de recomeçar o confronto.
Uma cidade (quase) linda
Um ponto que realmente não agrada nesta nova aventura é a dimensão do mapa e sua variedade visual. Em jogos anteriores, os ambientes a serem explorados eram bem maiores em distância, visitando diversas vilas ou locais bem distintos uns dos outros. Como boa parte da história se passa em apenas uma única cidade, todos os ambientes que se passam sempre são parecidos com variantes de tons de cinza, exceto nos últimos calabouços que equivalem a, talvez, 10% do progresso total. Os ambientes poderiam ser mais ricos e com identidades visuais diferentes, pois há diversas cidades pelo mundo que possuem diversos bairros e sua arquitetura diferenciada.
Excluindo o ponto negativo acima, o resto em Ys IX Monstrum Nox é incrível e bem elaborado, sendo possivelmente um exemplo a ser seguido para diversos jogos do mesmo estilo. Quem chegou a jogar Ys VIII Lacrimosa of Dana, título anterior da franquia, se sentirá totalmente em casa, pois todos os elementos bons estão presentes novamente e até um pouco melhorados. Vale destacar também a trilha sonora fenomenal pela equipe de compositores interna exclusiva da Falcom, que entregou músicas memoráveis que serão relembradas constantemente ao terminar o jogo.
Cópia de PS4 cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong