review-the-yakuza-remastered-collection-xbox-one-capa

Review The Yakuza Remastered Collection (Xbox One) – Uma longa e épica jornada

The Yakuza Remastered Collection traz aos jogadores três jogos da franquia com melhorias para se adequar à oitava geração de consoles. Os Yakuza 3, 4 e 5 contam com horas e mais horas de conteúdo em que você irá acompanhar um pouco mais da história do lendário Kiryu Kazuma e diversos outros personagens marcantes que, com certeza, ficarão na sua memória. Se prepare para experimentar os combates, reviravoltas, traições e vários momentos épicos da primeira coleção Yakuza já feita.

Desenvolvimento: Ryu Ga Gotoku Studios
Distribuição: SEGA
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Ação, Aventura
Classificação: 18 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, Xbox One
Duração: 90 horas (campanha)

Três grandes jornadas e muito conteúdo

Yakuza 3
Yakuza 3

Será necessário algumas dezenas de horas para completar apenas as campanhas dos três jogos dessa coleção, e o que podemos falar sobre elas? Bem, Yakuza 3 pode ser considerado por uma boa parcela dos jogadores a obra mais fraca da franquia, isso se deve ao fato do ritmo mais lento em que a história se desenvolve.

Nos primeiros capítulos a preocupação de Kiryu é administrar o orfanato e cuidar das crianças que fazem parte dele, pois nesse momento ele já não faz mais parte da Yakuza e desejava apenas viver em paz.

Mas claro que isso não iria durar, após esse breve período de paz temos acontecimentos problemáticos que obrigam nosso protagonista a ir atrás de respostas e antigos conhecidos, assim a trama começa a se desenvolver em um ritmo mais confortável prendendo a atenção do jogador, enquanto descobrimos e enfrentamos uma nova organização que vai impactar diretamente na nossa vida.

Yakuza 4
Yakuza 4

Já no Yakuza 4 temos pela primeira vez a introdução de outros personagens além do Kazuma e, claro, todos eles são importantes no decorrer da história, sendo pra lá de carismáticos e contando com diferentes estilos de luta e seus próprios problemas. Vale ressaltar que os personagens não são amigos e muito menos conhecidos, mas ao decorrer da campanha o destino fará com que todos trabalhem juntos a fim de atingir um determinado objetivo, que é acabar com os novos vilões da franquia.

E quem seriam esses novos personagens? Além do nosso velho conhecido Kazuma, iremos entrar na pele de Shun Akiyama, um agiota bem incomum, Taiga Saejima, um velho Yakuza que acabou passando muitos anos atrás das grades, e Masayoshi Tanimura, um oficial da polícia em busca de respostas. Iremos experienciar diversos momentos junto a esse quarteto.

Yakuza 4
Yakuza 5

O último jogo da coleção não fica nada atrás quando se trata da sua história, no Yakuza 5 Kiryu tenta mais uma vez viver uma vida tranquila, mas como sempre o mundo conspira contra o seu merecido descanso. Após um misterioso assassinato devemos investigar o que aconteceu, e isso leva ao encontro dos nossos protagonistas mais uma vez. Devemos enfrentar diversos inimigos que planejam nos matar para desestabilizar o comando do clã Tojo e da aliança Omi, mas claro que não iremos ficar sentados esperando que isso aconteça.

Tudo isso faz parte apenas das campanhas principais da coleção, temos também muito mais conteúdo presente com as missões secundárias e diversos minigames que poderemos desfrutar.

Combates, minigames e missões secundárias

Uma das principais características da franquia Yakuza sempre foi o seu combate frenético cheio dos mais diversos golpes insanos e chefes memoráveis, e claro que nessa coleção não seria diferente: seremos muito bem supridos nesse quesito. Sempre que derrotamos inimigos recebemos pontos de experiência como recompensa, e ao subir de nível pontos de habilidades são recebidos para utilizar no aprimoramento do protagonista. Podemos aumentar nossa barra de vida, de energia, defesa, além de desbloquearmos novos ataques destrutivos.

Mas The Yakuza Remastered Collection não lhe oferece apenas violência desenfreada entre famílias da máfia japonesa, mas sim, somos capazes de gastar horas nos divertindo com os minigames presentes nessa obra, desde gerenciar negócios de entretenimento adulto, jogar nos fliperamas, sair em encontros, cantar de forma desafinada nos karaokês até mesmo trabalhar como taxistas, apostando rachas nas horas vagas. Essas atividades nos concedem diferentes prêmios, desde itens consumíveis a dinheiro, experiência e mais confiança por parte do nosso par romântico.

Então é só isso que temos à nossa disposição? Não! Os jogos também contam com dezenas de missões secundárias, desde as mais simples como ajudar no cotidiano das pessoas até as mais bizarras situações. E falo das maiores bizarrices possíveis, como gravar a voz de um protagonista de jogo adulto ou servir como modelo seminu. Kiryu adora se meter em furadas.

Problemas presentes durante a jogatina

Cena memorável

O principal problema com o qual iremos nos deparar durante nossas jogatinas no The Yakuza Remastered Collection se deve ao sistema de salvamento manual. Ao fim de cada capítulo sempre podemos salvar, mas para salvarmos geralmente faremos uso de uma das cabines telefônicas espalhadas pelo mapa. Como os jogos não contam com um sistema de gravações automáticas, muitas vezes temos sequências de cutscenes e momentos que nos tomam muito tempo, é frequente passarmos até mesmo mais de uma hora sem poder registrar nosso progresso, e isso acaba sendo extremamente frustrante principalmente para quem dispõe de pouco tempo. 

Outro ponto que podemos destacar se deve ao fato de Yakuza 3 estar um pouco mais datado que o restante da coleção, tendo sido lançado inicialmente em 2009. Cabia melhor a opção de se fazer um remake como os Yakuza Kiwami 1 e 2, e não apenas um remaster, pois o jogo sofre um pouco com seu ritmo lento e jogabilidade mais travada.

Fora isso temos alguns momentos durante os combates onde nossos movimentos não são precisos e fluidos como deveriam ser, e claro, não temos sequer legendas em português para que mais pessoas possam desfrutar dessa obra tão incrível, porém pouco acessível. São dezenas de horas de história e conversas, então para quem não tem um domínio básico de inglês fica bem difícil de acompanhar toda a trama.

Uma experiência repleta de conteúdo e qualidade

Felizmente todos os problemas citados são ofuscados pela qualidade da franquia Yakuza. Acompanhar de perto toda a trajetória do Kiryu Kazuma em busca de paz e todos os outros personagens marcantes, além de seus problemas e dilemas morais e as batalhas entre diversas famílias mafiosas faz com que essas obras valham a pena o tempo e o dinheiro.

São dezenas de horas de diversão que exploram o que há de melhor e mais bizarro na cultura japonesa, com campanhas incríveis e missões secundárias para todos os gostos. Yakuza acaba sendo um pedido obrigatório para quem gosta de uma boa história e muito conteúdo.

Cópia de Xbox One cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

The Yakuza Remastered Collection

8.5

Nota final

8.5/10

Prós

  • Conteúdo vasto
  • Momentos épicos
  • História e personagens marcantes
  • Combate frenético e variedades de golpes

Contras

  • Falta de legendas em português
  • Sistema de salvamentos manuais problemáticos
  • Yakuza 3 um pouco datado