Imagem de capa do jogo Project Starship X

Review Project Starship X (Xbox One) – Comédia e navinha em doses generosas

Garret Zeppola, Gwen Rossi, John Johnson e Sophie Jefferson são parte de um time montado com o intuito de salvar a galáxia, mas será que avisaram isso a eles? Se você é fã do gênero Shoot ’em Up e já está saturado de toda aquela seriedade forçada e homenagens vazias a eras passadas, vem conferir comigo Project Starship X.

Desenvolvimento: Eastasiasoft Limited, Panda Indie Studio
Distribuição: Eastasiasoft Limited
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Aventura, Ação
Classificação: 10 anos
Português: Não
Plataformas: PS4, Xbox One, Switch
Duração: Sem registros

Rir é a melhor arma para salvar a galáxia

Seria Cthulhu um personage jogável em Project Starship X?

Não leve o jogo a sério. Não espere encontrar em nossos heróis protagonistas fortes ou com quem você possa criar algum laço, muito menos entender as motivações dos vilões ou até simpatizar com eles: a proposta aqui é fazer você rir. Ouso dizer que a jogabilidade veio para complementar a base humorística da obra, sendo mais um cenário para isso tudo acontecer do que um destaque em si.

No menu inicial está disponível um guia para o usuário entender os comandos básicos, sendo que existem anotações na forma de comentários dos desenvolvedores pedindo aos jogadores para ignorarem totalmente aquilo já que o jogo nem é tão difícil assim. Ao iniciar as fases sempre temos um comentário bizarro como “este é mesmo o tutorial?”, ou o narrador comentando algo a respeito sobre a personalidade do piloto ou seu estado de espírito no momento. A interface é outra piada à parte, e cuidado para não se distrair com a reação dos pilotos ao levar dano ou ao medo estampado na cara deles com a chegada de algum chefão. E por mais galhofa que a coisa toda pareça, tudo ali é extremamente bem projetado.

Ao fim de suas vidas você recebe uma pontuação e, dependendo dela, você pode desbloquear mais modos e personagens. Só que isso não passa de uma boa zoeira dos desenvolvedores, já que não existem novos modos ou personagens a serem desbloqueados (ou será que existe?). Em minha história como jogador, poucas foram as vezes que encontrei um produto utilizando o humor de forma tão eficiente quanto esta.

Homenageando o passado, mirando o futuro

Inimigos por todos os lados em Project Starship X

Muitas vezes se reverencia tanto o passado que uma obra deixa de ser algo original, e se torna apenas um vulto daquilo que não existe mais. Algo que deveria ser uma nova proposta torna-se apenas um projeto de fã, dependendo a todo momento de correlações com o material original para existir. As homenagens aqui são sutis, como o narrador pronunciado de forma super empolgada o nome dos personagens na tela de seleção à la Metal Slug, dragões saindo do sol como na abertura clássica de Dragon Ball ou os personagens claramente estereotipados dos anos 80-90. Sim, existem easter eggs mais descarados, mas esse eu vou deixar para você mesmo descobrir e contar aqui nos comentários. O descaramento (e coragem) dos desenvolvedores foi tanto que não faço ideia de como não houve alguma ação judicial envolvida na coisa toda, visto que os homenageados não costumam ser muito amigáveis com esse tipo de material, mesmo que de bom-tom.

Porém, se você chegou até aqui pensando que Project Starship X é só uma homenagem desconstruída, enganou-se completamente: isso se deve ao sistema Maneuver X. Claro, existem todos os modificadores de disparos, aumento da velocidade de disparos e poder de fogo de outros jogos do gênero, mas já viram um jogo de navinha em que você consegue detonar a maior parte dos inimigos sem ao mesmo atirar? Essa funcionalidade permite que o piloto consiga investir em altíssima velocidade contra certos inimigos e objetos, algumas vezes funcionando como finalizador e afins, como a manobra evasiva de uma tela abarrotada de projéteis inimigos. O timing exato para utilizá-lo pode parecer um tanto quanto confuso nas primeiras jogatinas, mas soará mais natural à medida que você jogar.

Qualidade ou Quantidade

Sempre tento ponderar o máximo possível o valor de um jogo e se ele vale o que entrega. Project Starship X não é excessivamente longo, porém é refinado a ponto de ser um projeto que vale o seu dinheiro pela experiência incrível que ele irá te proporcionar durante o tempo que dedicar a jogá-lo – e também como forma de indicar aos desenvolvedores que você quer mais conteúdos com esse nível de qualidade. Enfim, podem abrir a carteira que ele é um “jogaço”.

Cópia de Xbox One cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Project Starship X

8.5

8.5/10

Prós

  • Humor Galhofa
  • Tenta se diferenciar da fórmula
  • Trilha sonora
  • Jogabilidade
  • Coop de sofá

Contras

  • Ausência de modos online