Farm Frenzy: Refreshed Capa

Review Farm Frenzy: Refreshed (Xbox One) – Simplesmente diversão

Há quanto tempo você não pega algo sem qualquer tipo de história ou construção de mundo simplesmente para ter uma diversão rápida e simplista? Bom, Farm Frenzy Refreshed oferece exatamente esse tipo de experiência de uma forma totalmente descompromissada e sem qualquer tipo de complexidade. Aqui você precisa jogar cenários predefinidos e gerenciar seus recursos em tempo real, protegendo seus animais e plantações de ursos e outras criaturas que tentam estragar seu progresso.

Desenvolvimento: ALAWAR/GameOn Production
Distribuição: ChiliDog Interactive‬
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulação
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: Xbox One, PC PS4
Duração: Sem registros

Uma fazenda muito agitada

Jogabilidade frenética

Farm Frenzy Refreshed pode parecer, à primeira vista, algo bastante bobo e até mesmo com qualidade duvidosa, mas lembre-se do ditado: nunca julgue um livro pela capa. Apesar de sua apresentação quase inexistente, a versão atualizada de Farm Frenzy consegue trazer bastante diversão em curtos períodos de tempo e te fazer querer saber o que há pela frente.

Começamos no primeiro cenário com coisas bem básicas, como plantações e um bando de patos botando ovos.  O objetivo é entregar um número específico de legumes e ovos, regando sempre o pasto para alimentar seus animais, além de proteger ambos de outros animais que atacam sua fazendo trancando-os em jaulas e, curiosamente, vendendo-os juntamente aos seus produtos. Todos eles são entregues em uma pequena lambreta que fica no canto da tela, que é enviada ao mercado assim que acionado. Enquanto a motocicleta não volta, basta focar em produzir mais e repetir o processo até terminar a fase. 

Novos animais vão sendo acrescentados na campanha
Novos animais vão sendo acrescentados na campanha

A luta é contra o relógio, além de termos a exigência de prestar a atenção em vários elementos ao mesmo tempo: animais, produtos para serem vendidos, ameaças que invadem a fazenda, pedidos de matéria-prima que precisam ser feitos, etc. Quanto menor o tempo levado para finalizar a fase, mais estrelas e diamantes recebemos para realizar upgrades em outra, que falarei mais sobre um pouco à frente.

Conforme a progressão acontece, novos elementos são introduzidos, como porcos que produzem bacon e fazedores de maionese utilizando ovo. Também precisamos combinar alguns produtos para criar um terceiro, como uma torta que exige maionese e creme, que é comprado por um outro veículo chamado aqui de helicóptero, ou um creme de leite feito a partir do leite de suas vacas. Todos esses fatores trazem uma variedade bem grande à jogabilidade, tornando o ritmo de Farm Frenzy Refreshed bem frenético e exigindo sempre a atenção e agilidade do jogador, circunstância que é recompensada pelo menor tempo feito nas fases, concedendo mais cristais para adquirirmos os upgrades dentro do hub – lugar onde gerenciamos e aprimoramos a fazenda.

Upgrades na fazenda são feitos com dinheiro do jogo
Upgrades na fazenda são feitos com dinheiro do jogo

No hub, existe o seletor de fases distribuídas de acordo com o grupo de dificuldade, começando pelo iniciante e seguindo até o mais avançado. Aqui também recebemos moedas a cada fase, utilizadas na compra de melhorias para a fazenda de forma geral. Podemos fazer upgrade na motocicleta para que se torne um veículo com mais capacidade e entregue mais itens ao mesmo tempo, e também na caixa de produtos à venda para, por exemplo, comportar maiores quantidades. Tudo isso fica disponível dentro das fases, sendo necessário comprarmos os upgrades em vez de tê-los logo no início delas. 

Para conseguirmos dinheiro mais rapidamente, basta aprimorarmos o maquinário presente na fazenda, comprarmos mais animais, melhorarmos a horta, entre outros. Com as melhorias, algumas produções dentro das fases também acabam ficando mais baratas, o que consequentemente aumenta a eficiência e agiliza o processo de venda.

Arcade em sua melhor essência

Farm Frenzy Refreshed é descompromissado e simples, além de bastante divertido. Seu senso de progressão é constante, já que a cada fase estamos recebendo moedas e estrelas para aprimorar a fazenda. As estrelas concedidas em cada fase, apesar de lembrar bastante um game design praticado no mundo do mobile, casa perfeitamente com a proposta do jogo , sem nenhum tipo de demérito. É instigante querer voltar a cada cenário concluído para tentar um melhor resultado, até porque o melhor tempo depende unicamente de sua agilidade e competência em gerenciar várias coisas ao mesmo tempo, lutando simultaneamente contra o relógio.

Por fim, considerando o preço, o tempo de jogo e o fator diversão que o indie proporciona, diria que R$ 36 é até um valor justo. Ainda mais porque não consigo pensar em nenhum game que consiga competir com ele dentro do gênero de gerenciamento e simulação de fazendas, ainda mais algum que faça de forma tão competente assim. 

Revisão: Kiefer Kawakami

Cópia de Xbox One cedida pelos produtores

Farm Frenzy: Refreshed

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Jogabilidade simples e intuitiva
  • Sensação de recompensa contínua
  • Upgrades na fazenda são significativos
  • Sem compras interna, como é costume nesse tipo de game

Contras

  • Sensação de repetição inevitável
  • Sem opção de navegar pela interface sem um cursor