Embarque com Sonic e Tails rumo ao espaço sideral e desvende os mistérios que estão por trás dos planos nefastos do malvado Dr. Eggman, e seu parque de diversões intergaláctico. Desenvolvido pela Bild Squirrel Games, Sonic Color Ultimate marca a comemoração dos 10 anos do lançamento da versão original para o Wii, e recebe um tratamento “ultimate” para PS4, Xbox One, PC e Switch.
Desenvolvimento: Blind Squirrel Games
Distribuição: SEGA
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Plataforma, Ação, Aventura
Classificação indicativa: Livre
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, Switch e Xbox One
Duração: 4 horas (campanha)/18 horas (100%)
Visite planetas distantes
O Dr. Eggman ataca novamente e, dessa vez, ele está usando seu exército de robôs para capturar pequenos alienígenas coloridos e quer usar seus poderes como combustível em seu parque de diversões espacial. Com Eggman aprisionando planetas inteiros com a finalidade de explorar todos seus recursos naturais, cabe aos nossos heróis Sonic e Tails salvarem o mundo mais uma vez.
Estes pequenos aliens, conhecidos como Wisps, possuem dons extraordinários, com a capacidade de alterar a estrutura molecular de Sonic, dando a ele poderes únicos como: voar, devorar matéria ou se transportar na velocidade da luz. O ouriço precisará de todo esse poder para combater as máquinas do Dr. Eggman.
Cada cor, um poder
Será preciso viajar para todos os planetas aprisionados em busca dos Wisps, para ter força suficiente para derrotar o maléfico vilão. Assim como nos jogos anteriores do raio azul, os mundos são divididos em atos e, em Sonic Colors Ultimate, serão seis deles por planeta com um chefe no final.
Cada planeta possui uma ambientação única, passando de parque de diversões para campos de asteroides e até mesmo um mundo feito de doces. Os visuais são belíssimos, melhorando ainda mais o que já havíamos visto no Wii.
Remaster ou Remake?
Lançado originalmente em 2010 para o Wii, Sonic Colors foi um título que chegou em uma época bastante conturbada na vida do ouriço. Após o fracasso que foram Sonic and the Secret Rings e Sonic Unleashed no console da Nintendo, Sonic Colors chegou como uma grata surpresa, trazendo a união dos estilos 2D e 3D dos games do azulzinho na medida certa e, ainda, veio com um toque de novidade: os poderes dos Wisps.
Contudo, mais de 10 anos depois, era de se esperar que Sonic Colors estivesse datado, ainda mais se tratando de um lançamento inicial para uma plataforma que não reproduzia jogos em HD. Por conta disso, a Blind Squirrel Games precisou trabalhar bastante no título para trazê-lo à vida nos consoles mais novos.
Utilizando a Blind Squirrel Engine em cima dos dados originais do jogo, a desenvolvedora precisou refazer texturas e remodelar as formas dos inimigos e objetos das fases. É notável o resultado final! Com uma aparência mais polida, até mesmo nos itens de fundo dos cenários, é possível perceber a evolução gráfica em relação ao Sonic Colors original.
Até as músicas foram remixadas. Embora, muitos fãs prefiram as trilhas originais, as novas ajudam a passar o ar de novidade, se adequando melhor ao ritmo frenético das fases de alta velocidade da versão Ultimate, com batidas mais pesadas e melodias mais densas.
Pronto para a alta definição
A movimentação de Sonic pelas fases ficou ainda melhor. Com resolução de até 4K no PS4 Pro e 60 fps em todos os modelos, fica mais fácil de acompanhar a bolinha azul saltando e correndo pelos cenários. Como na versão original, Sonic pode dar um pulo duplo e atacar os inimigos com o auxílio de uma mira, o chamado Homing Attack, pressionando o botão de pulo mais uma vez quando estiver no ar.
Deixar os controles como eram no Wii pode não ter sido a melhor das ideias. Usar o mesmo botão para pular e atacar faz com que Sonic, diversas vezes, ataque um inimigo que está em sua mira, mas em um canto da tela que não necessariamente é aquele que o jogador está querendo ir. É algo que poderia ser consertado, aproveitando melhor a gama de botões dos novos consoles.
Trazendo cores em dias cinzentos
Os novos efeitos de iluminação e sombra dão ainda mais vida ao mundo colorido de Sonic Colors Ultimate. Raios de luz foram adicionados para causar maior imersão do jogador no mundo fantástico que o game original criou.
Em cada planeta, mais Wisps são desbloqueados, liberando novos poderes para Sonic, possibilitando superar obstáculos antes impossíveis de serem eliminados. É possível retornar aos níveis anteriores utilizando os novos Wisps para encontrar rotas alternativas. Se você curte encontrar coletáveis e saídas secretas, Sonic Colors Ultimate foi feito para você.
A versão Ultimate ainda traz um novo poder, Ghost, que faz com que Sonic ultrapasse paredes, descobrindo caminhos inexistentes na versão de Wii. Até mesmo os anéis vermelhos coletáveis estão em posições diferentes da versão original em algumas fases. Então, se você já jogou anteriormente no Wii, já pode se preparar para retomar a caçada aos anéis.
Entre erros e acertos
Os menus foram reformulados com a adição de desbloqueáveis e itens personalizados, como novas luvas e sapatos para o Sonic e ícones para o perfil. São apenas cosméticos e não interferem ou melhoram a jogatina. Por não possuir modo online ou placar de líderes, não ficou muito clara a intenção da desenvolvedora em adicionar imagens para o perfil, já que só o próprio jogador poderá ver o ícone utilizado entrando no menu de opções.
Mesmo sendo perceptível o trabalho feito para dar mais vida ao que já era bom no Wii, ainda é possível encontrar alguns problemas de performance e bugs. Não é nada que atrapalhe a jogabilidade, mas, ainda assim, eles aparecem.
E não se deixe enganar: embora o vídeo de apresentação do início seja belo e animado, as cenas da história não foram refeitas como o restante. Utilizando inteligência artificial para dar um upscale nos vídeos originais do Wii, o resultado final é um borrão horroroso de ser visto em TVs mais modernas, que não combina com o visual belíssimo do game em 4K.
Toda ajuda é bem-vinda
Após juntar uma certa quantidade de coletáveis, um novo planeta é liberado, onde você poderá jogar partidas multiplayer com mais um amigo de forma local. Trata-se de um ambiente de realidade virtual, inspirado nos antigos níveis de visão lateral dos primeiros jogos do Sonic. Mas não espere por uma experiência longa e desafiadora como todo o resto.
Infelizmente, o multiplayer local fica limitado somente a este modo, mas Sonic terá muito mais ajuda pelo caminho. Na nova versão, você perceberá que não existe um contador de vidas com a carinha do personagem, como no original. No lugar, temos Tails, o amigo inseparável do ouriço azul. Este novo modo deixa a jogatina mais acessível, já que Tails virá te resgatar caso caia de algum precipício, retornando ao último ponto seguro pelo qual você passou.
Ainda assim, os checkpoints estão presentes em diversas partes dos níveis. Caso perca todas as vidas de Tails, você retornará ao checkpoint mais próximo quantas vezes forem necessárias.
É uma pena que a raposinha não tenha sido melhor aproveitada nessa versão. Nem mesmo um modo multiplayer tenha sido implementado com a possibilidade de jogar com Tails como em outros jogos do Sonic, ficando limitado apenas a salvar o amigo de quedas acidentais.
Podia ter sido melhor
Sonic Colors Ultimate é uma ótima oportunidade para quem perdeu o título no Wii, ou está querendo jogar novamente em um console mais atual. Ele consegue resgatar todo o brilho da versão original e ainda traz algumas novidades. Mesmo assim, ainda causa a sensação de algo inacabado.
Os novos menus são ruins e os desbloqueáveis são inúteis, mostrando que valeria mais a pena ter investido em um multiplayer completo ou em novos personagens jogáveis. Mesmo assim, vale o investimento para conhecer essa pérola que fez a diferença na vida do ouriço no ápice do Wii.
Cópia de PS4 cedida pelos produtores.
Revisão: Jason Ming Hong