lake-capa

Review Lake (Xbox One) – Uma relaxante jornada

Muitas vezes a vida é tão agitada e corrida que não temos nem um segundo sequer para parar e respirar, quiçá aproveitar a paisagem cotidiana – por menor que ela seja. E é disso que se trata Lake. Aqui, voltamos para o longínquo ano de 1986, no começo da revolução digital que veio a transformar para sempre o mundo com os seus computadores pessoais. A nossa jornada é acompanhar o cotidiano de Meredith Weiss, que finalmente tira duas semanas de férias para retornar para sua cidade natal: a belíssima Providence Oaks. 

Desenvolvimento: Gamious

Distribuição: Whitehorn Digital

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Ação, Aventura, ‪RPG‬, Simulação

Classificação: 18 anos

Português: Legendas e interface

Plataformas: Xbox One, PC

Duração: 6 horas(campanha)/7 horas(100%)

Duas boas semanas

Imagem mostra a paisagem de Lake.
Dirigir o caminhão dos correios é relaxante, ainda mais apreciando a paisagem.

Os pais de Meredith resolvem tirar férias na praia, já que seu pai finalmente se aposentou dos correios. Então, para não deixar o cargo vago, a programadora será a carteira da cidade pelas próximas duas semanas. Isso nos dá a oportunidade de conhecer a maioria dos moradores daquela pequena cidade, como a senhora dos gatos, o lenhador, o viciado em games do hotel, e muitos outros. 

O mais legal, de cada um deles, é que podemos perceber a profundidade dada aos personagens. Muitos deles tem seus traumas,  histórias próprias e, conforme vamos entregando suas encomendas e cartas, eles vão se abrindo aos poucos, até se tornarem velhos conhecidos. Isso ocorre principalmente com Kay Evans, a qual era melhor amiga de nossa protagonista antes de ela se mudar de Providence Oaks.

E Lake é basicamente isso: dar uma volta pela belíssima cidade que circunda o lago, entregar encomendas e cartas, e conhecer melhor os moradores que ali residem. A ideia central do jogo é escolher diálogos, e com isso obter diferentes tipos de respostas. Podemos também participar de alguns eventos extras, que são ativados a partir das respostas certas, e com isso aprofundar ainda mais a conexão de Meredith com alguns personagens, podendo também desenvolver interesses amorosos. Sim, no plural, mas não falarei mais que isso para não estragar sua aventura. 

No final das duas semanas, nossa protagonista se verá no meio de um turbilhão que mudará sua vida para sempre. Há um total de três escolhas possíveis e elas afetam diretamente o fim da aventura, e devo dizer que a escolha que fiz foi bastante satisfatória, além de que fiquei feliz com o desfecho. Mas, confesso que, antes de fazê-la, eu não fazia ideia do que escolheria. 

Providence Oaks

Imagem do lago presente em Lake
Providence Oaks fica no entorno de um belíssimo lago.

A cidade no entorno do lago é magnificamente bem feita. Todos os detalhes que vemos nos filmes estão lá, como as muitas churrasqueiras nos quintais, cestas de basquete, balanços e outros brinquedos. Apesar da cidade ser estranhamente vazia, provavelmente por conta do orçamento, eu realmente me senti em uma cidadezinha do interior Norte Americano. 

Além disso, há uma série de coisas escondidas a serem descobertas, como a igreja local, uma velha torre de observação de madeiras e muitas outras coisas. A forma como as entregas de encomendas e cartas são distribuídas nos fazem descobrir essas coisas.

Contudo, as sombras do jogo durante os dias ensolarados são bem ruins, o que pra mim afetou um pouco a parte visual do game, a qual é belíssima. Na primeira vez que choveu, essa situação com a sombra desapareceu e tudo ficou ainda mais bonito. Eu me surpreendi demais com a iluminação dos trovões e os efeitos da chuva, o que fez com que a balança ficasse equilibrada. 

A Rádio P.O.

Imagem da protagonista tirando encomendas de um caminhão em Lake.
Entregar cartas e encomendas é o seu principal objetivo em Lake

Claro que dirigir pela cidade sem música não dá. Lake conta com uma boa seleção de canções dos anos 1980, com 11 faixas no total. Os desenvolvedores disponibilizaram uma lista no Spotify para quem quiser apreciar a qualidade da trilha sonora, e devo garantir que é de extrema qualidade. 

Além disso, a rádio é usada para contar algumas reclamações dos moradores da cidade, e algumas das vezes sobre coisas que você conversou durante alguma entrega. Todos os personagens são dublados, em inglês, mas há a opção de escolher legendas em português. Isso não fica claro no começo, e é necessário fazer a troca nas configurações. Também tiro o meu chapéu para a boa sincronia labial presente em Lake. Muitas vezes, em indies por aí, é um show de horror, mas aqui ficou de excelente qualidade.

Uma aventura em Providence Oaks

A aventura de Meredith Weiss em Lake é muito bacana de ser presenciada. Mesmo não sendo um estilo de jogo presente normalmente no meu dia-a-dia, me diverti bastante com a forma como tudo foi conduzido, então foi legal me desligar da minha vida e conhecer um pouco mais a protagonista e seus amigos. Se o que você procura é ação, passe longe, mas se está disposto a entregar cartas e encomendas e conhecer mais sobre os diversos personagens do game, então vá visitar Providence Oaks. 

Cópia de Xbox One cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Lake

9

Nota Final

9.0/10

Prós

  • Gráficos magníficos quando está chovendo
  • Ambiente muito bem feito
  • Escolhas que parecem realmente impactar

Contras

  • A sombra durante os dias ensolarados são esquisitas