review-embr-xbox-series-s-capa

Review Embr (Xbox Series S) – Bombeiros de aluguel

Inspirado em um dia na vida de um bombeiro, Embr nos traz uma espécie de mistura entre um simulador de bombeiro de aluguel e jogabilidade casual, na qual você tem que percorrer prédios, apagando chamas, desligando a energia elétrica e tomando cuidado com os perigos para se manter seguro, enquanto vai atrás de clientes esperando para serem salvos.

Desenvolvimento: Muse Games
Distribuição: Curve Games
Jogadores: 1 (local) e 1-4 (online)
Gênero: Ação, Aventura, Plataforma, Simulação
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 7 horas (campanha)/32 horas (100%)

Encontre pessoas, resgate-as e fuja

Gancho

Em Embr, existe um sistema 5 estrelas através do qual podemos ganhar mais dinheiro completando objetivos primários e secundários dentro de uma etapa, além de encontrar quantias de dinheiro escondidas espalhadas pelo cenário, o que estimula o fator de exploração. Você também pode roubar objetos aqui e ali, mas tente fazer isso furtivamente, pois você pode ser pego e cobrado por seus atos.

Os principais objetivos são principalmente localizar clientes dentro de edifícios e trazê-los para a área segura assim. Eles podem estar fazendo suas necessidades fisiológicas, gritando e correndo ou simplesmente navegando na internet em seus telefones de forma bastante descuidada. O número mínimo de resgates necessários está escrito na parte superior do HUD e fornece o número comum de receita e conclui o respectivo estágio.

Uma vez terminado o resgate, mais modos de jogo são desbloqueados, como o Embr Eats que nos encarrega de entregar comida em prédios pegando fogo, o que é uma situação ainda mais maluca para se pegar; ou o Demolition, que nos deixa atear fogo na residência inteira. Esses modos secundários dão a você moedas de ouro, uma moeda alternativa, além de ampliar a diversão. Alguns deles não necessariamente correspondem à mecânica cerne, resultando em algo não 100% natural às vezes e uma jogabilidade com sentimento de “gambiarra”.

Aprimorando equipamentos

Usando apetrechos como passagens

Para ajudá-lo em suas missões você terá o apoio de seu machado, usado para enfraquecer portas e romper barreiras, que também podem causar danos a clientes e matá-los – portanto, fique atento. Também há a arma de água, que funciona como sua principal arma para combater as chamas em todo o lugar e apagá-las; no entanto, ela precisará ser reabastecida após o uso, geralmente usando pias ou outras fontes de água. Existe adicionalmente a escada portátil, para alcançar terrenos mais altos e acelerar as coisas, além de ser usada como ponte entre duas fachadas. Por fim, há uma espécie de tablet feito para encontrar seus clientes, assim que você apontar em alguma direção – o NPC será representado por um alfinete na tela.

Todos os equipamentos podem ser melhorados no menu seletor de fases, antes de iniciar uma missão. Entre as melhorias disponíveis, temos coisas como maior força ao usar o machado para quebrar portas e objetos, menos pressão na mangueira de água que impede que ela empurre objetos para longe, um identificador de saúde do cliente para o tablet que habilita o indicador de saúde do NPC, além de mudanças cosméticas em todo o seu equipamento, e carro – das zonas seguras – visuais (rodas, pintura, etc).

Melhorias na loja

No menu principal, é possível adquirir novos tipos de equipamentos, como o gancho que se mostrou muito prático para a movimentação, o trampolim para pousar com segurança e evitar ferimentos, o secador de cabelo para apagar chamas e gases, etc.

De lambuja, temos metas diárias e semanais, que são atualizadas de acordo com seus nomes. Elas permitem que você obtenha diamantes, que é outra moeda do jogo além do dinheiro principal. Esses diamantes permitirão que você compre atualizações especiais, como a pistola de água que se transforma em uma espécie de jetpack. O mesmo vale para o dinheiro secundário (a moeda de ouro), que também funciona como uma forma de comprar atualizações melhores para suas ferramentas.

Perigos e quebra-cabeças

Apagando fogos com sua mangueira/pistola

Há perigos diferentes a serem observados ao atingir seus objetivos, como pisos eletrificados que exigem que desliguemos o interruptor mais próximo. Caso contrário, nossa barra de saúde se esgotará muito rapidamente, levando-nos à morte e ao fracasso no trabalho.

O jogo oferece alguns pequenos quebra-cabeças como elemento secundário, como os cabos elétricos que precisam ser conectados uns aos outros, a fim de reativar a energia elétrica e fazer coisas como elevadores funcionarem novamente para prosseguirmos.

Seletor de fases

Entre uma área e outra do mapa de seleção de fases, temos chefes para enfrentar. As mecânicas aplicadas aqui fazem bom uso das principais existentes, mas não posso deixar de sentir uma sensação estranha em relação ao fator de mira e tiro , que transforma o jogo em um estilo de tiro em 1ª pessoa. Isso não se mostrou muito funcional, mas felizmente não é uma constante na jogabilidade.

E se você não tiver tido o suficiente, você também pode jogar tudo isso junto com seus amigos e desconhecidos na internet. O modo online suporta até 4 jogadores, e isso facilita muito as coisas. A dificuldade é equilibrada, e isso significa que, quanto mais jogadores, mais difícil fica a missão. Mais clientes são adicionados e, aparentemente, o fogo parece se espalhar mais rápido e mais agressivamente.

Conclusão

Embr é algo muito desafiador quando jogado sozinho, apesar de diferentes níveis de dificuldade estarem disponíveis, e se mostra ainda mais divertido com os amigos no modo online. Também é preciso citar a feature do cross play, que permite que os jogadores se divirtam juntos independente da plataforma em que estejam jogando. 

A jogabilidade central consiste basicamente em apagar o fogo e abrir caminho para seus clientes resgatáveis, jogando-os em colchões macios e seguros. Há também modos secundários que aumentam o fator diversão, dando a você mais coisas para fazer e motivos extras para repetir missões e obter moeda secundária para comprar melhorias para suas ferramentas e itens cosméticos que influenciam internamente nas recompensas e em outros aspectos. Dito isto, Embr é um jogo super legal, com algumas pequenas falhas que não terão impacto suficiente para fazer você recusar esse excelente indie.

Cópia de Xbox Series S adquirida através do Xbox Game Pass

Embr

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Divertidíssimo
  • Níveis generosos de dificuldade
  • Aprimoramento de equipamentos é engajante
  • Vários modos secundários
  • Crossplay

Contras

  • Podia ter um co-op local
  • Algumas mecânicas não funcionam de forma 100% natural
  • Repetição inevitável