LEGO Fortnite é um novo modo que transforma o titã da Epic em uma experiência de sobrevivência, seguindo a fórmula de fenômenos como Minecraft e Valheim. O título é acessível dentro do próprio Fortnite, que agora se tornou em uma plataforma que abriga games totalmente diferentes do battle royale, mas com uma progressão compartilhada entre todos os modos disponíveis.
Desenvolvimento: Epic Games, The Lego Group
Distribuição: Epic Games
Jogadores: 1-8 (online)
Gênero: Aventura
Classificação: Livre
Português: Interface e legendas
Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch, PC, Android
Duração: Sem registros
Liberdade de jogo
LEGO Fortnite é dividido em dois modos distintos. Há uma função sandbox, com todo conteúdo liberado sem a necessidade de coletar recursos, e a tradicional experiência de sobrevivência, caracterizada por uma jogabilidade limitada, mas com possibilidades imensas. Combate ao estilo soulslike, construção, exploração e mais ocorrem em mundos abertos gerados proceduralmente, sendo possível também editar as configurações para personalizar o nível do desafio, que conta com mecânicas de fome e durabilidade dos equipamentos.
Com um mapa repleto de surpresas, LEGO Fortnite não tem objetivos propriamente ditos, resultando diretamente em uma liberdade para que os jogadores façam o que quiserem no game. Porém, o título realiza um ótimo trabalho ao disponibilizar diversas missões através dos vilarejos e dos NPCs, criando uma sensação de progresso que é opcional, mas ainda sim muito bem-vinda.
Não inova, mas funciona
A fusão das mecânicas de criação do jogo da Epic com uma filosofia de design survival resulta em um dos melhores games desse tipo, apesar de não trazer muitas inovações para o gênero. LEGO Fortnite é uma grande mistura de aspectos provenientes de diversos outros sucessos, como Don’t Starve e Animal Crossing. Entretanto, o que se destaca aqui é a execução feita pelos desenvolvedores, pois todos os elementos combinam perfeitamente com a jogabilidade de Fortnite.
O título segue o mesmo modelo de monetização de Fortnite, sem microtransações que afetam a gameplay. Há apenas o passe de batalha, que desbloqueia novos conteúdos cosméticos à medida que o jogador avança de níveis e cumpre tarefas diárias. Contudo, LEGO Fortnite oferece servidores dedicados gratuitos que rodam 24 horas por dia (apesar de existirem algumas pausas obrigatórias na jogatina para uma rápida reinicialização dele), além de suportar o crossplay em todas as plataformas em que está disponível. Infelizmente, o suporte para mods feitos pela comunidade ficou de fora do game, já que as múltiplas ferramentas anti-cheats empregadas pelo Fortnite existem justamente para coibir isso.
Tecnicamente sensacional
LEGO Fortnite está em um estado agradável, mas existem algumas funcionalidades que precisam de ajustes por parte dos produtores. Como os sistemas de construção, que funcionam bem, especialmente com o giroscópio do controle, mas apresentam problemas no posicionamento dos itens em locais altos, além da ausência de uma opção simplificada para destruir blocos. No entanto, o resto do conjunto da obra impressiona, com o grande destaque sendo a engine de física, que é altamente destrutiva e interativa, com direito a um sistema de colisão que provoca impactos surpreendentes em toda a ambientação do game.
Graficamente, é perceptível que LEGO Fortnite ainda é Fortnite. O título adota uma direção de arte semelhante ao jogo principal, preservando toda a apresentação característica do game, que mescla o cartunesco e o realismo, mas com personagens, equipamentos e construções no formato de LEGO. Os efeitos visuais são sensacionais, graças a uma implementação da Unreal Engine que proporciona uma iluminação atmosférica incrível por meio das ferramentas da versão atual do motor gráfico da Epic. Apesar dessa estética parecer um pouco destoante no começo, ela se complementa perfeitamente com os blocos da Lego.
Divertido e imperdível
Mesmo com alguns problemas pontuais, LEGO Fortnite é uma experiência completamente imperdível para os fãs de aventuras sandbox e de sobrevivência. De maneira geral, o jogo é excelente, oferecendo uma miríade de conteúdo a ser desbravado, seja sozinho ou em equipes de até oito jogadores. A aventura raramente se torna em algo cansativo, e acaba sendo a chave para um futuro sensacional e promissor do game da Epic, que nessa empreitada conseguiu destoar do battle royale com sucesso.
Revisão: Ailton Bueno
Cópia de PC adquirida pelo autor