Minecraft Legends capa

Review Minecraft Legends (Xbox Series S) – Um jogo de estratégia com minions

Minecraft Legends foi anunciado como mais um spin-off da franquia Minecraft, e chega através das mãos da Mojang, juntamente aos Xbox Studios. Dessa vez, os bonequinhos quadrados embarcarão num mundo contra as forças do Piglins, que são monstros com aspectos antropomórficos que se parecem com porcos mutantes.

Desenvolvimento: Mojang, ‪Blackbird Interactive
Distribuição: Xbox Game Studios
Jogadores: 1 (local) e 1-4 (online)
Gênero: Ação, Aventura, Estratégia
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataforma: PS4, PS5, Switch, PC, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: 8 horas (campanha)/21 horas (100%)

Minions e construções

Temos que defender vilarejos aqui

Em Minecraft Legends, escolhemos a skin de um herói e sua respectiva montaria, para sairmos mundo afora em busca de recursos para construções e criação de minions. Certos tipos de recursos aparecem apenas em áreas específicas, como diamantes que são exclusivos de locais gélidos, enquanto que árvores e pedras surgem na maioria das regiões do mapa.

Inicialmente, apenas alguns tipos de recursos estão disponíveis para serem coletados, sendo que ao longo do jogo mais deles são habilitados uma vez que construímos os edifícios necessários para tal coisa. Essas construções de melhorias são posicionadas num lugar chamado Well of Fate, que existe basicamente como um Hub para essa funcionalidade.

Skins são desbloqueáveis
Skins são desbloqueáveis

Ademais, mais bases de treinamento de minions também são liberadas em nossa jornada, sendo que no início temos apenas os Golens de Pedra e arqueiros de madeira que atacam de uma distância razoável. Mais à frente, outros tipos aparecem como os minions que curam nossos exércitos. Há também comandos para mandarmos nosso exército atacar numa determinada direção, algum alvo em específico, ou para bater em retirada.

Além disso, também se faz necessário protegermos vilarejos aliados com muros, portões, e torres que atacam tropas inimigas que tentam invadir os locais. Basicamente, viajamos entre pontos de interesse no mapa para realizar missões, destruir hordas inimigas e fazer upgrade de nossas construções para habilitar novos recursos e tipos de minions. Em geral, o ciclo de evolução do jogo funciona muito bem.

Problemas e pontos fortes

Precisamos destruir inimigos e suas bases

O maior dos defeitos existentes por aqui é, sem dúvida, a inteligência artificial. É muito comum fazer com que nosso exercíto se perca ou esbarre em algum obstáculo e fique travado ali. Também já me distanciei demais de meus minions e não os consegui de volta.

Os controles também não são tão amigáveis, além de que muitos comandos são usados para duas coisas diferentes. Exemplo: para enviar minions a algum lugar para atacar e demolir construções, o mesmo botão é usado. Posicionar construções também não é a coisa mais natural do mundo, e os muros não são inteligentemente planejados para entender que existe um obstáculo no meio da área que determinados para que eles sejam levantados.

Marketplace possui vários itens à venda
Marketplace possui vários itens à venda

Por outro lado, é muito bom saber que o game possui conteúdo extra que pode ser baixado do marketplace para jogar com amigos, como mapas personalizados feitos pelos desenvolvedores. Dessa forma, nunca faltará novidades no game. Além disso, também existe crossplay entre todas as plataformas nas quais o título está disponível, e isso é magnífico.

Por fim, existe um modo versus para jogarmos contra amigos. Esse modo possui a possibilidade de entrar em partidas públicas, ao contrário da campanha que é restrita à convites e partidas de amigos. Porém, no Xbox existe a criação de posts com convites na comunidade do game, então isso não é um grande problema.

Mais uma sacada da franquia

Minecraft Legends é diferente do jogo principal da franquia, mas traz elementos que remetem bastante ao game original de sobrevivência. Aqui, o foco é na construção de fortificações para defender vilarejos e o treinamento de seus minions para confrontar tropas inimigas. Em geral, a jogabilidade acabou ficando muito redonda e bem feita, apesar dos controles serem um pouco complicados se usado um joystick. Porém, existe o suporte a mouse e teclado, fora o incrível multiplayer online e o recurso de crossplay que possibilita todo mundo jogar em qualquer plataforma. Em suma, Minecraft Legends é mais um acerto em cheio da franquia Minecraft.

Cópia de Xbox Series X/S adquirida através do Xbox Game Pass

Minecraft Legends

9

Nota final

9.0/10

Prós

  • Jogabilidade redonda
  • Ciclo de evolução funciona bem
  • Roda muito bem no Xbox Cloud Gaming
  • Crossplay entre todas as plataformas
  • Várias opções de multiplayer online

Contras

  • Inteligência artificial é bem ruim
  • Controles um pouco confusos