Para celebrar o 40º aniversário de Pac-Man, a Bandai Namco lançou o Pac-Man Mega Tunnel Battle. Apesar de ser um jogo novo, tenho certeza de que você vai achar que ele é meio familiar, especialmente se teve a chance de jogar o Pac-Man 99 battle royale que estava disponível no Switch até alguns meses atrás – e que foi recentemente desligado.
Desenvolvimento: Amber Studio
Distribuição: Bandai Namco
Jogadores: 1-99 (online)
Gênero: Arcade, Multiplayer
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch, Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5, PC
Duração: Sem registros
A dinâmica battle royale
Pac-Man Mega Tunnel Battle é um jogo no qual você compete contra outros 99 jogadores pelo 1º lugar no pódio. Para isso, você deve sobreviver a todas as rodadas e até que o tempo se esgote, devorar fantasmas e outros jogadores Pac-Man, além de frutas, adquirir power-ups e, adicionalmente, completar tarefas secundárias que são constantemente atualizadas no topo da tela.
A coisa bacana aqui é que você pode armazenar até 2 power-ups pressionando o botão de inventário enquanto coleta esses itens, para usá-los quando achar conveniente. Eles produzem efeitos distintos, que vão desde empurrar fantasmas para longe de você até atraí-los diretamente para o seu Pac-Man. Uma vez que você morre, pode sair do jogo para coletar seus pontos ou ficar como espectador para votar nos próximos power-ups que aparecerão nos labirintos restantes.
Conteúdo e incentivos
Em termos de conteúdo, o jogo deixa a desejar. Há apenas um único modo de jogo chamado Eliminação para jogar sozinho ou com até mais 3 amigos em grupo, e o modo Ranqueado que é aberto após alcançar o nível 10.
E caso não tenho ficado claro ainda, tudo funciona 100% online e não existem modos offline, nem mesmo uma opção para criar uma sala com bots. Bom, tem o treino, mas isso não conta. Pra piorar, não existem servidores brasileiros, o que torna a experiência lotada de atrasos.
Felizmente, há uma opção de crossplay ativa desde o lançamento do jogo, o que acelera o processo de espera para preencher a sala. Você também pode convidar pessoas para adicioná-lo à lista de amigos através de um código único que é cross-platform e funciona em todas as plataformas nas quais o jogo foi lançado.
O único incentivo real para continuar jogando é colocar seu nome na lista mundial de pontos e desbloquear novos itens cosméticos para equipar e embelezar seu Pac-Man, tornando ele visualmente especial e se destacando na multidão.
Superficial e sem incentivos
Pac-Man Mega Tunnel Battle não é um jogo ruim por si só, mas definitivamente falta incentivo para continuar jogando ele. O game existiu até há pouco tempo sob o nome Pac-Man 99 e era exclusivo para os proprietários do Nintendo Switch através de sua assinatura Switch Online. Ao retirá-lo do ar, a Bandai Namco decidiu que seria uma ótima ideia relançar o produto com outra marca, mantendo a mesma estrutura vista anteriormente. É muito bom saber que agora todos possam jogar juntos devido à funcionalidade de cross-play ativa desde o início e ao fato de que o game se tornou disponível em todas as principais plataformas. No entanto, o preço não corresponde ao conteúdo geral oferecido, que é um único modo de jogo dividido entre jogadores não ranqueados e ranqueados. Senti falta de um modo offline com sessões preenchidas por bots e pessoas no mesmo console, ou mesmo sessões privadas para jogar apenas com amigos. Pac-Man Mega Tunnel Battle precisa ser melhor polido para proporcionar uma experiência única.
Cópia de Switch cedida pelos produtores