Já joguei diversos simuladores esportivos, desde aqueles que tentam ao máximo chegar próximo da realidade e também os mais arcades que podem existir. Dentre eles, sem sombra de dúvidas, NBA 2K25 é absolutamente sublime. Ainda assim, há algumas coisas que poderiam ser melhores. Mas vamos por partes.
Desenvolvimento: Visual Concepts
Distribuição: 2K Games
Jogadores: 1-4 (local e online)
Gênero: Esportes
Classificação: Livre
Português: Não
Plataformas: PS4, PS5, PC, Switch, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: Sem registros
Três pontos
Dentro da quadra, NBA 2K25 dá um verdadeiro show. O jogo é relativamente complexo, principalmente na primeira hora, até entender exatamente como fazer todos os movimentos permitidos pelo simulador. Por conta disso, há um sistema de treinamento que ensina tudo que pode ser necessário para apreciar o game na sua totalidade.
Ainda assim, mesmo com alguma noção e tendo controle dos melhores jogadores, é necessário ter uma certa habilidade para realizar algumas tarefas, como driblar e arremessar. Várias foram os momentos em que achei que havia dominado o arremesso de três pontos e errava muitas vezes seguidas, mesmo controlando ótimos jogadores.
Comparado com outras modalidades esportivas, como o futebol, NBA 2K25 é muito mais complexo, o que deixa as disputas ainda mais parelhas, uma vez que é preciso ter habilidade no controle, e não apenas bons jogadores em quadra. Tanto os atletas da NBA quanto as jogadoras da WNBA possuem estilos de jogo totalmente diferentes, o que dá para sentir facilmente durante as partidas.
Um show de basquete
NBA 2K25 se preocupa imensamente com a NBA e a WNBA. Nas duas modalidades, temos um verdadeiro show de transmissão, tal qual temos na televisão ao assistir qualquer partida. Todos os detalhes são pensados profundamente para deixar o jogador ainda mais imenso, com comentários extremamente pertinentes a tudo o que acontece na quadra.
É possível sentir toda a atmosfera das arenas, incluindo a pressão exercida pela torcida quando jogamos fora de casa, o que atrapalha imensamente na hora de cobrar um arremesso livre, por exemplo. Além disso, temos os shows de intervalos e pedidos de tempo, seja com apresentações de dançarinos, com o mascote, e todo o entretenimento que o esporte proporciona.
Sem sombra de dúvidas, NBA 2K25 traz uma das experiências mais fidedignas à realidade entre todos os simuladores esportivos que existem. Isso, por si só, já nos diz muito, ainda mais em uma época em que muitos desenvolvedores não têm tanto tempo de se ater a tantos detalhes.
Virando uma estrela
Em NBA 2K25, temos uma série de modos de jogo disponíveis. Podemos controlar uma franquia e transformá-la em uma verdadeira potência. Para isso, é possível escolher entre as muitas eras, como o game chama, da história do basquete. Temos a era Magic vs Bird, que começa em meados dos anos 1980, ou no período em que Michael Jordan era uma força dominante, passando por Kobe, LeBron, Stephen Curry e até a era moderna. O mais legal de tudo é que até a apresentação nos remete ao estilo de transmissão de cada uma dessas eras.
Ou seja, podemos explorar a rica história da liga de basquete americana quase em sua totalidade. Isso sem falar que temos acesso também à WNBA, que é a liga feminina de basquete. Tanto no masculino quanto no feminino, podemos criar nosso próprio jogador e fazer com que nosso personagem se torne o melhor da história.
Esse é um dos modos mais divertidos que já tive o prazer de jogar em um game esportivo. Além de participar das partidas e tudo que , como treinamentos, entrevistas, entre outras coisas, com uma cidade para ser explorada. Podemos andar de kart, participar de desafios, jogar partidas de 3 contra 3, visitar lojas e realizar muitas outras atividades.
A sensação é de que estamos realmente nos tornando um profissional e galgando nosso lugar no time. Contudo, é possível usar dinheiro do jogo, que também pode ser adquirido com moeda real, para melhorar o nosso jogador. Ou seja, quem quiser ficar melhor mais rápido, basta usar o cartão de crédito e ficar no melhor nível possível.
Por fim, uma das coisas mais fascinantes que pude ver foi o sistema de redes sociais. Quando alcançamos alguma conquista, como uma determinada quantidade de pontos marcados em uma partida, podemos ver um pequeno vídeo de comentaristas exaltando a conquista alcançada. Isso foi usado de uma maneira extremamente natural, o que é sensacional.
Quase real
Apesar dos gráficos de NBA 2K25 serem incríveis, a sensação que dá é que há algumas diferenças na qualidade da aparência dos jogadores mais famosos, como LeBron James, em comparação com outros menos conhecidos. Isso sem falar nas jogadoras da WNBA. Entendo que os jogadores mais famosos devem receber mais atenção por serem mais usados, mas, ainda assim, as coisas poderiam ser um pouquinho melhores.
No mais, tudo é de alto nível: as arenas disponíveis no game, a torcida, a ambientação e tudo mais que faz parte do jogo. É extremamente possível confundir NBA 2K25 com as partidas da vida real, podendo inclusive enganar quem não está acostumado.
O grande campeão
NBA 2K25 é totalmente incrível. Sua jogabilidade, apesar de ser um pouco complexa, possui uma excelente curva de aprendizado, privilegiando a habilidade não só dos jogadores dentro do game, mas também de quem está no controle deles. Contudo, infelizmente, não há uma localização em português, o que pode impedir que muita gente aprecie o jogo em sua totalidade. No mais, é prazeroso ver o carinho e o respeito que a Visual Concepts trata a NBA, a WNBA e seu legado. Mesmo para quem não é tão fã de basquete, mas principalmente para os já iniciados, NBA 2K25 é um dos melhores simuladores já lançados.
Cópia de PS5 cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro