Capa de RoadCraft

Review RoadCraft (PC) – Pilotando e restaurando

RoadCraft é um simulador de direção que coloca o jogador no papel de um funcionário de uma empresa especializada na reconstrução de áreas destruídas por desastres climáticos extremos. No jogo, é necessário pegar no volante de veículos e máquinas pesadas para restaurar sete regiões distintas, em uma gameplay que combina uma proposta desafiadora com uma experiência surpreendentemente relaxante e divertida.

Desenvolvimento: Saber Interactive

Distribuição: Focus Entertainment

Jogadores: 1 (local) e 1-4 (online)

Gênero: Simulação

Classificação: Livre

Português: Interface e legendas

Plataformas: PC, PS5, Xbox Series X|S

Duração: 80 horas (campanha)

Uma proposta simples

Jogabilidade de RoadCraft

Seguindo a fórmula consagrada por SnowRunner e Expeditions: A MudRunner Game (dois títulos desenvolvidos pelo mesmo estúdio e publicados pela mesma distribuidora), RoadCraft leva os jogadores para locais insalubres e hostis à direção, como florestas, desertos e regiões montanhosas, devastados por fenômenos naturais ou que precisam ser preparados para resistir a esses eventos extremos.

A campanha possui uma progressão linear: apesar da ausência de uma narrativa tradicional, não é possível escolher livremente qual mapa jogar. Pelo menos, essa estrutura funciona como um guia sutil ao longo das infinitas horas de gameplay propostas pelo título, que conta com suporte para até quatro jogadores em partidas cooperativas, com crossplay entre plataformas diferentes.

Gameplay de RoadCraft

A jogabilidade é complexa e, quando comparada à de outros lançamentos da Saber Interactive, é ainda mais realista. Os veículos possuem um contato com o solo impressionantemente preciso, e isso, além de elevar o nível da simulação proporcionada, faz com que a experiência seja exigente e punitiva. Conduzir cada máquina requer atenção e domínio das mecânicas do jogo, que apresenta uma física que não dá margem para erros.

Ao todo, há quarenta veículos que podem ser desbloqueados no decorrer da campanha, como bulldozers (ideais para mover grandes cargas e limpar terrenos com agilidade), guindastes, caminhões, guinchos e muitos outros. RoadCraft é um jogo completo nesse aspecto, oferecendo uma boa diversidade de máquinas especializadas. Os controles, entretanto, se distanciam do padrão consolidado dos jogos de direção, e, como era de se esperar, não simplificam nem facilitam a experiência proposta pelos desenvolvedores. 

Loja de RoadCraft

Mesmo ao conduzir uma simples caminhonete, é necessário acionar manualmente o freio de mão e ajustar a marcha e a tração nos momentos certos, por exemplo. Naturalmente, veículos maiores e complexos exigem ainda mais domínio técnico, e a curva de aprendizado é alta, embora existam tutoriais interativos e uma interface detalhada com orientações adicionais. É difícil de pegar o jeito, mas persistir compensa, já que RoadCraft é uma experiência desafiadora, mas gratificante.

Performance questionável

Gameplay de RoadCraft

Em relação à versão de demonstração, RoadCraft está significativamente mais polido, mas ainda tecnicamente pesado. Apesar do simulador ser menos exigente para a placa de vídeo e agora contar com suporte à geração de quadros, esse é um título com quedas de desempenho perceptíveis, principalmente em áreas com mais vegetação. A tecnologia de frame generation não é suficiente para resolver esse problema, pois ela normalmente introduz um leve atraso nos comandos – o que pode ser um inconveniente para um jogo que requer precisão do jogador, onde qualquer descuido pode resultar em atolamentos ou acidentes.

Essa exigência técnica é justificada pelos ambientes fotorrealistas e pelas impressionantes animações climáticas, que criam uma atmosfera imersiva e coerente com a proposta do jogo. Porém, há uma pequena inconsistência na direção artística que chama atenção: enquanto os cenários são extremamente detalhados, alguns veículos apresentam um aspecto relativamente plastificado que destoa do restante da composição visual.

Outro ponto que merece atenção (embora não necessariamente positiva) é a presença de várias DLCs já na data de lançamento, além de vários espaços dentro do game reservados para conteúdos futuros. Isso indica um comprometimento da desenvolvedora em suportar o jogo continuamente, mas também passa uma sensação de que esse conteúdo deveria já estar disponível na edição base do título – como se eles tivessem removido esse conteúdo intencionalmente para vender separadamente depois.

É legal

RoadCraft é um simulador interessante, mas é uma game direcionado para quem já é adepto dos títulos desse estilo da Saber Interactive, sendo muito complexo para quem não jogou nada anteriormente e não tem familiaridade com o gênero. O estúdio está cada vez mais rigoroso em seu lado tecnológico, o que resulta em uma simulação impressionante que gera uma experiência de jogo prazerosa e recompensadora, ainda que punitiva.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Ailton Bueno

RoadCraft

8.5

Nota Final

8.5/10

Prós

  • Boa proposta
  • Simulação impressiona muito

Contras

  • Carros meio plastificados
  • Jogabilidade complexa demais