A CD Projekt compartilhou um vídeo do seu cofundador, Marcin Iwiński, se desculpando sobre a qualidade do Cyberpunk 2077 nos consoles e a quebra de confiança dos jogadores que acreditaram na empresa. Além do indulto, Iwiński prometeu que fará o possível para reconquistar a fieza do público.
Iwiński explicou um pouco sobre os bastidores do desenvolvimento do jogo. Cyberpunk 2077 tem um escopo enorme tanto em missões quanto em número de objetos personalizados, sistemas interativos e mecânicas. No entanto, essas características estão presentes em um ambiente condensado de uma grande cidade (Night City) e quase sem carregamento, o que exige bastante do hardware. Além do escopo grande, eles complicaram ainda mais o desenvolvimento, optando primeiro por deixar o jogo com um “visual épico” no PC, para depois ajustá-lo nos consoles. Para a CD Projekt, a princípio, isso não pareceu um problema, que só foi percebido com o tempo. Piorando ainda mais a situação, os testes não mostram grande parte dos problemas que os jogadores tiveram.
Todos esses contratempos atrasaram o envio dos códigos para review das versões de consoles, que só começaram a ser enviados dois dias antes do lançamento do jogo, que saiu em 10 de dezembro 2020.
Atualmente, o estúdio está focado em consertar os bugs em todas as plataformas, onde a próxima atualização será liberada em 10 dias. Um update mais significativo chegará em algumas semanas.
Segundo Iwiński, todo esse trabalho com as correções não afetou os planos, a longo prazo, de dar suporte para Cyberpunk 2077. Eles planejavam, inicialmente, entregar as DLCs gratuitas logo após o lançamento, mas atrasaram-na para poder focar nas correções dos bugs. Desse modo, os conteúdos extras chegarão após o patch 1.2. Já as melhorias para os novos consoles (PlayStation 5 e Xbox Series) estão previstas para o segundo semestre deste ano.
A CD Projekt não deu uma data exata para a chegada dos DLCs ou das versões aprimoradas de PS5 e XBS. Uma visão geral do roteiro de atualizações do Cyberpunk 2077 pode ser vista na imagem abaixo.