Depois de muitos rumores e vazamentos, a Nintendo finalmente anunciou todos os detalhes a respeito do Switch 2, o híbrido que sucederá o console lançado em 2017, responsável por revolucionar a indústria e marcar o retorno da Big N aos tempos de glória. Ainda sem data de lançamento e preço oficial para o público brasileiro, o console chegará às lojas americanas no dia 5 de junho, custando US$ 449 – cerca de R$ 2557 na cotação atual.
O valor é alto, mas a fabricante japonesa justifica o custo com novidades muito interessantes, como uma tela em Full HD de 7.9 polegadas com uma taxa de atualização de 120 hertz, o que irá resultar em uma imagem extremamente fluida para os jogos suportados. Além disso, o console contará com 256 GB de armazenamento (oito vezes mais do que o primeiro Switch, que chegou ao mercado com apenas 32 GB), suporte para som espacial em 3D e uma dock compatível com resolução 4K.
Os novos exclusivos

É claro que o novo console da Nintendo terá diversos lançamentos para marcar essa mudança geracional, e o principal nome dessa nova leva é Mario Kart World, que chegará às lojas junto com o console. Sucedendo o lendário Mario Kart 8 Deluxe, o título oferecerá uma nova experiência em um grande mapa totalmente interligado, com até 24 pilotos em uma corrida e um modo livre, no qual será possível sair da pista e explorar os cenários. Donkey Kong Bananza, por sua vez, chega em julho trazendo uma nova aventura de plataforma em 3D estrelada pelo poderoso gorila.
Ambos os jogos terão uma localização completa em português brasileiro, assim como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, que receberão uma tradução oficial gratuita a partir de 5 de junho. Além disso, ambos os títulos ganharão versões aprimoradas, que, no entanto, serão pagas – em um modelo semelhante ao adotado pela Sony em suas remasterizações para o PS5. Kirby Air Riders também chegará ao Nintendo Switch 2 nesse ano, dando sequência ao clássico lançado no GameCube – que, agora, passará a ter alguns títulos disponibilizados dentro do catálogo do Nintendo Switch Online.

O primeiro Switch ainda conta com um catálogo respeitável de promessas que serão lançadas ao longo desse ano, como Metroid Prime 4: Beyond e Pokémon Legends: Z-A, que terão versões dedicadas para o Switch 2 com melhorias em resolução, gráficos e taxa de atualização. A Big N também lançará o Nintendo Switch 2 Welcome Tour com o console, justamente para apresentar as novidades do novo híbrido por meio de demos técnicas e minigames. Afinal, os novos modelos do Joy-Con poderão ser utilizados como um mouse ao serem deslizados sobre uma superfície, como uma mesa ou as pernas, o que abrirá espaço para diversas novas possibilidades de game design..
Games de parceiros

Assim como o primeiro Switch, o novo console não viverá somente de experiências exclusivas criadas pela própria Nintendo. Final Fantasy VII Remake Intergrade, Cyberpunk 2077, Elden Ring, Street Fighter 6 e Hogwarts Legacy são apenas alguns dos principais lançamentos AAA dos últimos anos que agora marcarão presença na plataforma da Nintendo, que também receberá alguns importantes títulos vindouros. Project 007, o game de James Bond dos criadores de Hitman ainda sem data definida, chegará ao console, além de Tony Hawk’s Pro Skater 3 + 4, Fortnite, Deltarune, Borderlands 4 e o sumido Hollow Knight: Silksong.
O principal destaque entre os títulos third-party é, certamente, The Duskbloods, um título multiplayer desenvolvido pela FromSoftware com uma estética que remete bastante ao Bloodborne. Apesar de ter sido criado por um estúdio terceirizado, o título será publicado pela própria Nintendo e chegará exclusivamente ao Switch 2 no próximo ano. Desenvolvido pela Koei Tecmo em parceria com a Nintendo, Hyrule Warriors: Age of Imprisonment trará batalhas épicas contra hordas de inimigos envelopadas em uma narrativa que retrata o passado longínquo de Hyrule, a Imprisoning War, que levou aos eventos de The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom.
Mais novidades

Além do hardware aprimorado e dos novos jogos, a Nintendo também anunciou algumas funcionalidades interessantes, como o GameShare. Com ele, os jogadores poderão compartilhar e jogar o mesmo título com outras pessoas que não o tenham. Ou seja, se alguém tiver um Nintendo Switch 2 e um jogo compatível com o GameShare, poderá convidar amigos para jogarem temporariamente juntos por meio do modo de jogo local, utilizando tanto o Switch 2 quanto o primeiro Switch.
O Switch 2 também receberá o GameChat, uma nova funcionalidade que torna possível jogar e conversar como se todos estivessem na mesma sala – só que à distância. O Joy-Con 2 terá um botão dedicado para comunicação, e o microfone embutido no console poderá ser utilizado para bate-papo por voz enquanto se joga com até 11 pessoas em locais diferentes. Será possível compartilhar a tela com até quatro amigos e também usar o chat de vídeo enquanto joga com a câmera do Nintendo Switch 2 – que será vendida separadamente.
Um salto geracional promissor

O Switch 2 terá um design extremamente similar ao do console original, mantendo até mesmo as mesmas dimensões – o que indica que a Nintendo está adotando uma abordagem mais conservadora, apostando nos acertos do primeiro Switch enquanto aprimora aspectos em que o híbrido deixava a desejar, como o hardware.
Todas essas novidades foram reveladas em uma Direct extensa, com uma hora de duração. Porém, ainda falta a informação mais aguardada: quando o console chegará oficialmente ao Brasil e, claro, qual será o preço de toda essa brincadeira – que, sem dúvida, promete valer a pena.