Microsoft tentou comprar algumas grandes desenvolvedoras de jogos para compor o catálogo de exclusivos do primeiro Xbox. Dentre a lista de empresa está Nintendo, Electronic Arts e Square. A informação vem do artigo da Bloomberg que entrevistou diversas pessoas que trabalharam no desenvolvimento do console.
Após anunciar o Xbox, a Microsoft estava à procura de jogos para o seu novo sistema. Segundo Bob McBreen, Chefe de Desenvolvimento de Negócios, a primeira empresa que eles procuraram para adquirir foi a EA, que respondeu com um breve “Não, obrigado”. Após isso, eles voltaram sua atenção para a Nintendo.
Steve (Steve Ballmer, CEO da Microsoft na época) nos fez encontrar a Nintendo para ver se eles considerariam ser adquiridos. Eles apenas riram demais. Tipo, imagine uma hora de alguém rindo de você. Foi assim que a reunião foi.
Kevin Bachus, Diretor de Relações com Terceiros
McBreen também contou sobre a tentativa de aquisição da Square, como a empresa era conhecida antes da fusão com a Enix em 2003. Em novembro de 1999, Steve Ballmer e o CEO da Square tiveram um grande jantar um dia antes da reunião de compra, que, por sua vez, ocorreu da seguinte forma:
Estávamos sentados em sua sala de reuniões e eles disseram: “Nosso banqueiro gostaria de fazer uma declaração”. E, basicamente, o banqueiro disse: “A Square não pode prosseguir com este negócio porque o preço é muito baixo”. Nós fizemos as malas, fomos para casa e esse foi o fim da Square.
Bob McBreen, Chefe de Desenvolvimento de Negócios
Kevin Bachus, Diretor de Relações com Terceiros, também comenta que eles falaram com a Midway sobre uma possível compra. Bachus narrou o seguinte, “Eles levavam muito a sério o desejo de serem adquiridos, mas não podíamos descobrir como fazê-lo funcionar porque os tiraríamos imediatamente do negócio do PlayStation“.
Xbox Game Studios
Apesar de tantas tentativas frustradas por parte da Microsoft, hoje o Xbox Game Studios é composto por mais 14 desenvolvedoras: 343 Industries, World’s Edge, The Coalition, Compulsion Games, Double Fine, The Initiative, inXile, Mojang, Ninja Theory, Obsidian, Playground Games, Rare, Turn 10 e Undead Labs.
Além dessas, a Microsoft comprou recentemente a ZeniMax Media e, consequentemente, todos os estúdios que estão sob ela, passando a ser detentora dos direitos de franquias como: The Elder Scrolls, Fallout, Wolfenstein, Doom, Dishonored, Quake e Starfield. A previsão é de que a aquisição seja concluída no segundo semestre deste ano.
Fonte: Bloomberg