BethesdaXbox_HERO

Bethesda fará parte do Xbox Game Studios

Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, surpreendeu os fãs da marca essa manhã. Por meio do seu Twitter, Spencer confirmou a compra da Bethesda por parte da Microsoft. Na realidade, a empresa busca adquirir a ZeniMax Media, companhia controladora da Bethesda, id Software, ZeniMax Online Studios, Arkane, MachineGames, Tango Gameworks, Alpha Dog e Roundhouse Studios.

Com isso, a Microsoft passará a ser detentora dos direitos de franquias como: The Elder Scrolls, Fallout, Wolfenstein, Doom, Dishonored, Quake e Starfield, entre outras. Ainda nesse sentido, é de se esperar que os títulos desses estúdios passem a integrar o catálogo do Game Pass.

Entre os maiores — e mais aclamados — desenvolvedores e publishers de jogos do mundo, a Bethesda é um grupo incrível com 2.300 pessoas ao redor do planeta que trabalham em alguns dos estúdios mais talentosos da nossa indústria.

Phil Spencer, sobre a aquisição da ZeniMax Media

Segundo o site Bloomberg, o valor da compra foi de US$ 7,5 bilhões em dinheiro, onde a Microsoft espera que o negócio seja concluído na segunda metade do ano fiscal de 2021, que encerra em 30 de junho.

Ainda não sabemos como esta aquisição afetará o lançamento dos jogos Deathloop, que recebeu seu segundo trailer no PS5 Showcase deste mês, e Ghostwire: Tokyo, pois ambos são produzidos pela Bethesda e possuem exclusividade temporária no PlayStation 5.

Sobre Bethesda e ZeniMax

A Bethesda Softworks nasceu com foco na criação de jogos para PC, sendo fundada por Christopher Weaver em 1986 como uma divisão da Media Technology Limited. Seu primeiro projeto foi um simulador de esportes baseado em física. Já em 1994, a empresa lançou o primeiro The Elder Scrolls, franquia de RPG conhecida até hoje.

A ZeniMax foi fundada em 1999 por Weaver e Robert Altman para servir como uma estrutura administrativa à Bethesda. Em 2001 a Bethesda Game Studios foi criada, onde a Softworks passou a ser uma marca editorial da ZeniMax. Posteriormente a empresa adquiriu a franquia Fallout e a Id Software, responsável pelos jogos Doom e Quake.

Fonte: Xbox e Bloomberg