TemTem foi uma surpresa com muita repercussão positiva quando esteve presente em uma apresentação do evento State of Play da Sony em 2020, devido a sua similaridade com a série Pokémon. Porém, o jogo na verdade já tinha uma campanha financiada com sucesso no Kickster desde 2018 com todas as suas metas alcançadas, chegando a meio milhão de dólares arrecadados. É um projeto bastante ambicioso para uma empresa pequena, que curiosamente já teve como primeiro sucesso estrondoso o aplicativo de smartphone Instant Buttons há uma década atrás.
Desenvolvimento: Crema
Distribuição: Humble bundle
Jogadores: 1 (local), 2 (online)
Gênero: Aventura, RPG
Classificação: 10 anos
Português: Legendas e interface
Plataformas: PS5, PC
Duração: Sem registros
Uma casa bem familiar
O objetivo principal de TemTem é promover uma experiência semelhante à franquia Pokémon, trazendo algumas mecânicas e modos que muitos acham incríveis. Antes de tudo, o jogador precisará criar seu personagem e customizar roupas, mochila, cabelo e adicionar acessórios e até escolher com qual gênero você quer ser chamado, incluindo o neutro.
Ao começar sua aventura, sua mãe já apresentará alguns NPCs do jogo e também seu rival Max. O professor pedirá para você visitá-lo, a fim de apresentar os TemTem iniciais que o jogador deve escolher: Smazee, Houchic ou Crystle. Diferente da franquia de monstrinhos de bolso, seu rival já possui um e, por isso, não escolherá nenhum dos dois que sobrarem.
Apesar disso, sua primeira batalha é iniciada da mesma forma, pela indignação de Max. Após finalizá-la, já é possível explorar livremente o mapa da primeira ilha e prosseguir. Há diversas ilhas no jogo e mais serão adicionadas conforme o progresso dos desenvolvedores.
Mostre suas cartas!
A primeira coisa a perceber em sua primeira batalha é que as mecânicas são um pouco diferentes. Ao invés de cada TemTem possuir uma quantia limitada de usos, eles possuem uma barra de fôlego e cada golpe consome uma quantia dessa barra, tendo então que gerenciar melhor seus turnos e uso de ataques. Por conta disso, há também uma opção de passar o turno do TemTem, recuperando uma quantia de fôlego maior do que ele naturalmente recupera a cada turno. Importante lembrar que cada batalha é feita em dupla, portanto você comandará 2 monstrinhos por partida, se tiver mais de um vivo.
O TemCard é um cartão transparente necessário para capturar seus bichinhos, deixando-os mais fracos e aumentando as chances de captura. Caso tenha sucesso, é possível imediatamente escolher entre mantê-lo ou mandá-lo diretamente para armazenamento, mesmo que haja espaço sobrando no seu time. Cada um deles possuem Traits, que são habilidades passivas usadas durante as batalhas e que podem ajudar a virar uma partida inteira, dependendo da situação.
A união faz a força
Diferente de Pokémon, o mundo inteiro de TemTem é focado em interações sociais online e, por isso, a todo momento existem outras pessoas passeando pelos campos. Você poderá conversar com todos diretamente pelo chat global ou filtrado por país/idioma, disputar uma batalha com eles e trocar os TemCards a qualquer momento. Há também a opção de criar alianças, adicionar amigos e muito mais.
O modo mais interessante, sem dúvida, é a possibilidade de chamar um amigo para prosseguir a aventura ao seu lado. Desta forma, ele andará em seu mundo e participará de toda sua campanha, capturando TemTem com você e usando no seu próprio time, enfrentar líderes e principalmente participar de todas as batalhas em dupla. O melhor de tudo é que as versões do jogo são crossplay, então todos estarão conectados independente da plataforma em que você joga.
Ainda há muito a explorar
Apesar de ainda estar em formato Early Access, a experiência com TemTem é bastante madura e surpreendente, especialmente pela quantidade de conteúdo e da alta qualidade, passando despercebido como um projeto em testes. Os gráficos são bem bonitos para um estilo cartunesco, os monstrinhos são equilibrados e a dificuldade é bem justa.
A ideia da desenvolvedora é atualizar o jogo com novas ilhas e outros conteúdos que foram prometidos na campanha de financiamento coletivo, incluindo recentemente o lançamento de Cipanku Island e o primeiro TemTem Místico. Para enfrentá-lo, você precisará juntar cinco amigos e entrar na masmorra do monstro, coletando itens e enfrentando diversos oponentes pelo caminho. As masmorras são geradas de forma procedural, então a cada entrada haverá caminho totalmente diferente.
Com tudo isso, o título mostrou ser bastante competente e estável, não havendo quedas e nem instabilidades durante a aventura. Considerando que ainda há muito conteúdo por vir, TemTem é uma experiência bastante recomendada e que também estará disponível para XBOX Series X/S e Nintendo Switch em breve, estando disponível para qualquer jogador se divertir da mesma maneira.
Cópia de PS5 cedida pelos produtores
Revisão: Kiefer Kawakami