Stoneshard

Preview Stoneshard (PC) – Um mercenário sofredor

Stoneshard é um RPG de turnos em mundo aberto inspirado em clássicos como Diablo. Em 2018, foi lançado um prólogo de tudo que será encontrado no jogo completo, e o que me chamou atenção foi a sua dificuldade incomum. O acesso antecipado demonstrou muito mais do que era esperado, sendo quase um produto finalizado. Stoneshard se tornou uma das minhas maiores expectativas para 2021, e aqui eu te conto o porquê.

Desenvolvimento: Ink Stains Games

Distribuição: HypeTrain Digital

Jogadores: 1 (local)

Gênero: RPG, Aventura

Classificação: 14 anos

Português: Interface e legendas

Plataformas: PC

Duração: Sem registros

Um soco no estômago 

Deixado para sofrer no final do tutorial.

Confiante, iniciei minha jornada à procura de desafios, batalhas e querendo subir de nível o mais rápido possível. O que eu recebi? Muitas mortes, de todas as formas possíveis. Stoneshard é um jogo que não tem receio de quebrar as pernas do jogador. Não espere controlar um semideus ou um super-herói: aqui você não passa de um mero humano, que pode morrer para qualquer coisa caso não tenha cuidado.

Inicialmente, qualquer inimigo pode te derrotar com poucos ataques, e ainda andam em bando. Depois de 5 horas de jogatina, me encontrei tirando de letra o básico de Stoneshard. Cheguei ao nível 2, conquistei um bom dinheiro – que é bem escasso – e finalizei um contrato. Mas, no fim, quando a confiança voltou, acabei morrendo mais algumas vezes.

Paciência, estratégia e sorte são fatores que facilitam a aventura pelo mundo de Stoneshard. Por se tratar de um RPG complexo, compreender o básico do que ele oferece não é o recomendado, fazendo com que sua experiência seja semelhante à minha. Portanto, procurar entender sobre o sistema de saúde e os muitos status presentes, serão sua maior garantia de sucesso.

Sobrevivendo no inferno 

Criaturas demoníacas são constantes.

O período medieval é representado em Stoneshard de forma fantasiosa, muito semelhante ao que é visto em Diablo. Por conta de uma guerra que assola os reinos de Aldor, a população sofre pela escassez de suprimentos e de dinheiro. Sendo assim, a vida de um mercenário é parcialmente boa, pois existem muitos contratos disponíveis, mas com um alto nível de risco. Visto que somos um simples humano, muitas adversidades serão presenciadas, e cada uma delas influenciará seu personagem.

O que torna Stoneshard um game complexo é a quantidade absurda de status que existem, e de como cada um afeta o protagonista. Fome irá diminuir sua energia, vitalidade e moral. Sentir dor aumenta a quantidade de dano que é recebido e diminui a recuperação de vida. Uma moral fraca pode afetar o personagem psicologicamente, diminuindo a chance de acertar ataques em batalha ou que sinta medo, ocasionando em sua impossibilidade de lutar. Heroísmo aumenta suas chances de acerto crítico, sua moral, força, entre outras coisas.

São muitos status existentes, falar sobre todos eles e de como afetam sua jogabilidade renderia cerca de muitos outros parágrafos. Portanto, sempre que algum atributo novo aparece na parte superior da tela, parar e conhecer suas consequências é essencial. O sistema de saúde tem ligação direta com a vida do personagem. Cada parte do corpo possui uma barra de vida própria, e todo dano recebido prejudica um membro, ou todos eles. Sofrer muitos danos em um local específico pode dilacerar ou quebrar aquela parte, infringindo muita dor e, caso não cuide do ferimento, a morte é a única solução.

Liberdade de escolha

Uma grande quantidade de árvores de habilidade.

Logo após terminarmos o prólogo, em que jogamos com Verren, é habilitada a escolha de um personagem. Como Stoneshard ainda se encontra no beta, não é possível criar o seu próprio, apenas escolher um já feito. Mas isso não tira a liberdade de escolher as habilidades que serão aprendidas. A quantidade de possibilidades é bem grande, mesmo nesta versão há um número razoavelmente grande de árvores de habilidade. Contudo, não se trata de apenas subir de nível e escolher o que quer aprender. 

Existem muitos livros espalhados por masmorras e vendidos por comerciantes. Cada um deles libera uma quantidade limitada de habilidades que podem ser adquiridas, e para isso é necessário lê-los, semelhante ao que é visto em Skyrim. Portanto, é muito importante procurar por eles, já que irão ampliar o seu leque de possibilidades. 

Para poucos

Stoneshard é um jogo que não parece estar no beta pela quantidade de detalhes e informações presentes. Levando em consideração meu texto, a dificuldade é um ponto que pode desanimar e afastar jogadores acostumados a coisas menos punitivas. Para aqueles curiosos e que curtem um RPG estilo D&D, é quase uma obrigatoriedade manter os olhos em Stoneshard. Ainda há um planejamento extenso de updates para 2021, ampliando ainda mais o conteúdo presente na versão atual.

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong