O Nintendo Switch tem sido o videogame perfeito para aqueles que gostam de JRPGs e perdeu a chance de aproveitar tais títulos em seus lançamentos originais. Xenoblade Chronicles, Final Fantasy e Dragon Quest são algumas das séries que tiveram relançamentos no console híbrido da Nintendo.
Além deles, outra franquia fantástica dos JRPGs que está aproveitando para relançar alguns de seus títulos é a Atelier. Acoletânea Dusk Trilogy Deluxe Pack é a oportunidade perfeita para aproveitar 3 fantásticos jogos em um pacote que reúne bastante conteúdo e te deixará ocupado por bastante tempo.
Desenvolvimento: Gust
Distribuição: Koei Tecmo
Jogadores: 1 (local)
Gênero: RPG
Classificação indicativa: 14 anos
Português: Não
Plataformas: Switch, PC e PS4
Duração: 20 horas (campanha Ayesha)/39 horas (campanha Escha&Logy)/22 horas (campanha Shallie)
Alquimia e grandes aventuras
Como o nome sugere, a coletânea contém 3 títulos diferentes, Atelier Ayesha: The Alchemist of Dusk, Atelier Escha & Logy: Alchemists of the Dusk Sky e Atelier Shallie: Alchemists of the Dusk Sea. Eles fazem parte de uma narrativa que tem como palco de suas histórias um mundo que está re-descobrindo os segredos da alquimia, enquanto lentamente sofre com os efeitos misteriosos do fenômeno de nome Dusk.
Começando por Ayesha, somos apresentados à protagonista de mesmo nome que vive em um atelier isolado fazendo remédios, vivendo sozinha desde o desaparecimento de sua irmã mais nova, Nio. A personagem sonha em reencontrá-la e, um dia, após ver uma misteriosa aparição da jovem, decide estudar sobre alquimia em busca de respostas.
Escha & Logy acontece 3 anos após a aventura de Ayesha, e dessa vez somos apresentados a dois alquimista, Escha Malier e Logix “Logy” Fiscario. Ambos trabalham para o governo da cidade de Colseit, ajudando seus habitantes e criando itens novos e únicos com os poderes da alquimia.
Atelier Shallie é o último título na timeline. Agora temos a história de duas jovens que utilizam alquimia para desvendar os mistérios do misterioso fenômeno Dusk, Shallistera e Shallotte Elminus. Ambas se conhecem por acaso e juntas decidem encontrar uma forma de impedir que a água da cidade de Stellard acabe.
As 3 histórias, apesar de não serem interligadas, acabam por criar um mundo fantástico e bastante lore (conhecimento da estória) que certamente irá agradar aqueles que gostam de ter um pouco de construção de mundo em seus jogos. E para aqueles que decidirem jogar desde o primeiro título, Atelier Ayesha, ficarão felizes em notar referências aos eventos passados nas próximas aventuras.
Mas é preciso entender que, apesar de ter um bom worldbuilding, a franquia Atelier foca principalmente nas interações entre os personagens e os NPCs. Como alquimistas, é trabalho dos protagonistas ajudar aqueles ao seu redor para tornar suas vidas melhores.
A vida de um alquimista não é fácil não
A maior parte da aventura será focada em realizar os pedidos que diversos NPCs fazem aos heróis da aventura, e eles vão desde coisas básicas e simples, como conseguir certos itens, eliminar certos monstros, até mesmo criar novas ferramentas.
Para realizar a maior parte delas será necessário explorar os cantos do mundo que estarão abertos aos hérois. Neles, seremos capazes de encontrar diversos itens que servirão como base para as receitas de alquimia que poderemos realizar nos títulos, assim como monstros que estarão no meio do caminho e que são possíveis de serem desafiados.
O sistema de batalha dos 3 jogos são bastante simples se comparado a outros títulos do mesmo gênero, apesar de cada um adicionar elementos únicos à fórmula básica. Qualquer novato no gênero poderá entrar de cabeça neles sem ter que se preocupar com elementos complexos.
Mas a vida de uma alquimista não é só lutar, e seu principal trabalho será utilizar a arte ancestral da alquimia para poder criar novos itens que serão entregue a NPCs ou usados em batalhas para auxiliar os personagens e seus amigos.
O sistema de alquimia dos títulos são alguns dos mais divertidos sistema de criação de itens que já pude aproveitar em uma franquia. Cada um deles é bastante complexo caso você queira ir fundo e criar itens extremamente poderosos que irão dizimar seus inimigos em segundos, e um dos melhores pontos dos jogos é experimentar com as diversas opções e ir descobrindo como utilizar o sistema ao seu favor.
Sem sombra de dúvidas, caso você tenha interesse em se aprofundar no sistema, espere ele estender bastante o seu tempo de jogo, já que, infelizmente, os 3 jogos usam um sistema de RNG para determinar quais itens você conseguirá durante a exploração e será muitas vezes necessário fazer um grind para conseguir as melhores habilidades que serão necessárias para as criações mais poderosas da alquimia.
Um mundo lindo e cheio de maravilhas
A franquia Atelier sempre foi considerada um belo JRPG pelos seus estilos de artes e design de personagens, e a trilogia Dusk não poderia ser diferente. Os gráficos dos 3 títulos do pacote são alguns dos mais belos vistos na geração do PlayStation 3, e aqui no Switch eles receberam uma pequena melhoria que faz com que não pequem em nada comparados a outros jogos do console.
Apesar da melancolia que os títulos trazem em seus cenários, com muitos sendo ruínas devastadas ou cidades simples sem muita tecnologia, a palheta de cores e estilo de arte utilizados fazem com que os jogos sejam quase pinturas de arte realçando não apenas o mundo à sua volta, como os personagens que possuem designs únicos.
E não é para menos que a trilogia Dusk é uma das mais lindas no quesito de arte da franquia, contando com ilustrações e designs do artista japonês Hidari. É nítido que os títulos procuraram recriar o estilo do desenhista em 3D, e o resultado é algo único e bastante lindo de se ver e jogar.
Combinando com a boa arte, temos fantásticas trilhas sonoras. Os 3 jogos possuem composições originais maravilhosas, com melodias que ajudam a dar o tom do que está acontecendo no momento: músicas animadas utilizadas nas cidades, temas de batalhas que te deixarão preparado para as lutas, e muitos outros.
O pacote ainda adiciona gratuitamente músicas de outros jogos da franquia, permitindo assim com que fãs da série possam personalizar sua experiência colocando as músicas desejadas para serem ouvidas quando preferir em cada título separadamente.
Para aqueles que preferem seus JRPGs no idioma nativo, o pacote oferece a possibilidade de utilizar a dublagem japonesa original ou as vozes em inglês dos personagens, junto com a possibilidade de mudar o idioma do texto. Infelizmente a tradução dos jogos continua a mesma de antes, então alguns erros presentes desde o lançamento original ainda estão aqui, o que é um ponto bastante negativo principalmente em Escha & Logy, onde alguns pontos de desatenção podem atrapalhar a experiência.
Esse não é o único problema, infelizmente, já que, por ser baseado nas versões lançadas para o PlayStation Vita, muitos dos problemas apresentados naquelas versões ainda estão aqui, como quedas de frames em certos momentos e textos muito pequenos em alguns momentos.Ainda assim, Atelier Dusk Trilogy Deluxe Pack é uma pedida perfeita para fãs de JRPGs que querem experimentar algo novo e diferente. Não deixe que as imagens com garotinhas fofinhas te engane, pois estes ainda são títulos bastante desafiadores e divertidos que valem a pena serem experimentados principalmente se você gosta de criar itens em outros jogos.
Esta review foi feita com uma cópia de Nintendo Switch adquirida pelo autor
Revisão: Jason Ming Hong