Avowed cover

Review Avowed (Xbox Series S) – Terras Férteis inférteis

Mundos medievais com criaturas mágicas, feitiços, poderes e habilidades surpreendentes sempre são divertidos. É algo que ajuda a nos distanciarmos da realidade, com responsabilidades e preocupações. Avowed poderia ser só mais um entre outros jogos semelhantes, mas quais são seus diferenciais? Acompanhe conosco.

Desenvolvimento: Obsidian Entertainment
Distribuição: Xbox Game Studios
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Ação, Aventura, Fantasia
Classificação: 16 anos (violência extrema, drogas)
Português: Legendas e interface
Plataforma: Xbox Series X|S, PC
Duração: 18 horas (campanha)/60 horas (100%)

Praga dos Sonhos

A cidade de Paradis
A cidade de Paradis, em uma bela visão panorâmica

Em Eora, o imperador de Aedyr enviou um Porta-Voz para as Terras Férteis com o objetivo de investigar e acabar com a Praga dos Sonhos, uma espécie de corrupção em forma de fungo que faz pessoas e criaturas delirarem e ficarem agressivas.

O Porta-Voz, personagem do jogador, foi tocado por um deus misterioso e se tornou uma deidade. Em sua mente existe uma voz misteriosa, provavelmente daquilo que o tocou, que faz questionamentos existenciais e o auxilia, mas, a princípio, não é possível saber suas intenções.

Muitos diálogos são desnecessários
Muitos diálogos são desnecessários

Uma sensação de mistério paira constantemente sobre a aventura. Investigar ao ponto de descobrir alguma coisa real demora, causando a sensação de que a história não avança. Os NPCs, que deveriam ajudar e direcionar, geralmente dão um excesso de informação específica mais relacionada ao conhecimento do mundo. Apesar de parecer importante, os diálogos ficam desinteressantes.

Isso torna a narrativa lenta, cabendo somente às missões secundárias os objetivos que fazem o Porta-Voz explorar e conhecer o mundo, algo mais relevante do que longas conversas sobre guerras passadas. Uma trama que realmente avança é sobre uma questão política de invasão dos Aedyranos nas Terras Férteis, e por mais que pareça mais interessante do que a história principal, não possui grande relevância.

Apesar disso, existem personagens que são mais fáceis de se apegar, seja por raiva ou por afinidade, principalmente os companheiros da equipe. Nesses momentos, os diálogos são divertidos, mesmo que inúteis.

Um primor de combate

Combate com chefe
Os combates são divertidos

Avowed é meticuloso em termos de jogabilidade, apesar de ser um pouco pobre em sua variedade de construções. Jogar como um combatente de perto é satisfatório de uma forma que poucos jogos fizeram igual. O esquema de velocidade de ataque versus dano é balanceado, permitindo que o jogador escolha conforme sua preferência sem se prejudicar. Também é possível sacrificar defesa e utilizar duas armas em vez de arma e escudo, apostando em mobilidade e esquiva.

Da mesma maneira, armas a distância e magias também são satisfatórias. É possível até misturar armas de combate próximo com magias ou armas a distância. As opções de jogabilidades são imensas, apesar das poucas opções de distribuição de pontos e mistura entre as árvores de habilidades.

Outro combate com chefe
Existem vários tipos de armas, de perto e de longe

A exploração de Avowed é divertida até certo ponto. O mundo não é tão vivo, não existem coisas acontecendo ou algum indicativo de que já aconteceram, sempre são inimigos acampando, guardando cavernas ou entradas secretas. O benefício da exploração é sempre um item, documento ou equipamento raro.

Entretanto, quando se trata de verticalização, subir torres e montanhas com saltos precisos é divertido, lembrando alguns FPSs de plataforma, mas é frustrante quando se chega ao topo e a recompensa é um documento sobre a primeira vinda às Terras Férteis.

Por fim, é importante ressaltar que as lutas com chefes são bem divertidas. Eles são ameaçadores, com ataques perigosos. Dependendo da dificuldade, é necessário tomar boas decisões na montagem do personagem para conseguir derrotá-los.

Obra prima estática

Outra bela visão panorâmica
Os cenários são muito bonitos

O título mistura cores e tons em seu ambiente com maestria. Os contrastes das cores dos fungos, principalmente com sua bioluminescência, torna tudo mais belo. Os reflexos e feixes de luzes nas cavernas são lindíssimos. As paisagens panorâmicas mostram quão longe é possível chegar, representando bem a qualidade do design do jogo.

A variedade de criaturas, entretanto, é pouca, mas isso é compensado com o nível de detalhe e individualidade que cada uma possui. Porém, é frustrante enfrentar sempre o mesmo tipo de monstro horas a fio.

Uma criatura amigável
As criaturas são únicas, apesar da pouca variedade

O áudio do título, em geral, é competente – inclusive existem momentos de silêncio total que aumentam a imersão. Um destaque é o som característico que indica a proximidade de algum possível saque, mas que se torna irritante depois de um tempo devido ao seu agudo extremo.

Adeus, Terras Férteis

Avowed é uma obra em que as pessoas colocaram expectativa como se fosse um jogo de escopo muito maior. Com uma história que possui início e fim definidos, o título deve ser tratado como algo conciso em si, que dá menos liberdade de exploração, mas que quer contar uma história fechada. Assim, recomendo para quem quer se aventurar em cenários lindíssimos com uma jogabilidade talvez até melhor do que seus semelhantes, ao custo de uma imersão menor em um mundo menos vivo e um enredo tolerável.

Cópia de Xbox Series X|S adquirida através do Game Pass

Revisão: Julio Pinheiro

Avowed

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Combates divertidos
  • Cenários lindíssimos
  • Liberdade na escolha de armas

Contras

  • Diálogos longos e desnecessários
  • História pouco envolvente