Capa de Before Your Eyes

Review Before Your Eyes (PC) – Uma enxurrada de emoções

Jogar com os olhos, confesso, nunca passou pela minha cabeça. Quem diria que faria parte de uma das melhores experiências narrativas que já vivenciei, em Before Your Eyes

Mas espera aí. Como assim jogar com os olhos? Nessa review, você encontra tudo explicado e mais um pouco a respeito do game, o qual recomendo demais para qualquer pessoa. Mas fica a dica: separe o lencinho ao lado do seu PC.

Desenvolvimento: GoodbyeWorld Games

Distribuição: Skybound Games

Jogadores: 1 (local) 

Gênero: Aventura

Classificação: Livre

Português: Não

Plataformas: PC

Duração: 1.5 horas (campanha)/3 horas (100%)

Uma mecânica inusitada

Before Your Eyes, à primeira vista, pode parecer um jogo focado em narrativa qualquer, mas surpreende por sua mecânica desenvolvida um tanto inusitada de ser encontrada pelas plataformas digitais afora. Além de ter um roteiro incrivelmente bem escrito e executado, ele coloca o protagonista no centro de tudo o que acontece ao seu redor em todas as cenas (em primeira pessoa), a movimentação é feita pelo mouse e inova muito ao adicionar a webcam ou qualquer câmera da realidade à gameplay, sincronizando apenas as piscadas dos olhos da pessoa jogadora.

A narrativa se desenvolve rapidamente, permeada por gráficos bem simples, mas artisticamente lindos, e com paisagens de aquarela esplêndidas, além de um áudio 3D e músicas meticulosa e primorosamente criadas para cada cena em específico. Já a mecânica exige alguns mini puzzles, como o de ligar os pontos entre estrelas e formar palavras, piscar no momento certo para explorar o ambiente e ver como se relaciona com a história ou para fazer escolhas importantes, resistir a piscar antes do fim dos diálogos e até fechar os olhos em alguns momentos para dar continuidade ao capítulo.

Por alguns momentos, ter de resistir bravamente a não piscar enquanto seus olhos ardem e/ou coçam pode parecer um tanto cansativo, irritante ou frustrante. Mas isso não chega a atrapalhar nem um pouco, pois sua dose de exigência desse recurso é pouca se comparada à duração do jogo como um todo, tampouco com a beleza e a grandeza que a história pode proporcionar. 

Hoje em dia, é completamente viável usar smartphones como webcams (via softwares específicos) em qualquer computador. Em todo caso, a interação dos olhos pode ser substituída facilmente pelo botão esquerdo do mouse nas configurações do jogo. Mas é recomendável tentar jogar com os olhos mesmo, já que é uma experiência muito interessante e especial, dando maior sentido à história e brincando com os sentidos humanos.

A história da sua vida

Screenshot de Before Your Eyes - Nada como uma bela paisagem para contemplar em Before Your Eyes

Se você se emociona fácil, essa pequena história vai extrair rios de lágrimas dos seus olhos – especialmente da metade para o final. Before Your Eyes mostra, desde o início, que é algo grande e capaz de apresentar muita criatividade e emoção. Seu roteiro é espetacular e tão tocante que deve esquentar o mais duro e gelado dos corações. 

Tudo começa com o protagonista sentado em frente a um lobo antropomorfizado, num barco, que resgatou sua alma da água e, então, você precisa contar a história da sua vida toda em pouco tempo para que ele saiba contá-la a uma espécie de deus ao final dessa rota náutica. Tal deus irá aprovar ou não seu pós-vida (questão que fica aberta à sua imaginação). 

Quanto ao restante da história, entraria muito no campo dos spoilers se contasse aqui. Além disso, deixo esse deleite completo a quem for experimentar o jogo. História essa que ganhou um prêmio BAFTA recente e várias críticas muito boas da imprensa de games. Trata-se de uma obra prima em narrativa, realmente tocante a qualquer pessoa, e que deixa um sentimento de “Ei! Eu quero ver mais disso aqui!” não só no invólucro desse curtíssimo jogo como no universo das produções atuais. 

Surpresas inesperadas

Jamais conheceria tamanho impacto estrondoso que Before Your Eyes teria e as diversas perspectivas sobre a vida que ele provoca em quem está jogando. Somente experienciando para saber o quão tocante ele pode ser. 

Talvez o seu único ponto negativo seja a história que passa num “piscar de olhos”, com o perdão do trocadilho. Muitos podem julgar como um ponto fraco, mas enxergo isso como algo que só o reforça, trazendo a ideia de ser bem acessível, muito embora ele certamente tenha deixado um gostinho de quero mais no final.

Esse é um dos jogos que eu recomendaria demais a qualquer pessoa, já que ele se compromete a um game design bastante simples e cumpre com todas as suas propostas. Ele se sai muito bem como uma obra completa e coesa, interligando todos os pontos ao final com maestria. Além, é claro, de trazer uma narrativa muito singular, gráficos bonitos e, não menos importante, a mecânica diferente e inovadora de se jogar com os olhos – encharcados ou não de lágrimas.

Cópia de PC adquirida pelo autor

Revisão: Jason Ming Hong

Before Your Eyes

9.5

nota final

9.5/10

Prós

  • História incrível e tocante
  • Muita criatividade envolvida no jogo
  • Mecânica inovadora e interessante
  • Ramificações narrativas pelas escolhas
  • Áudio e trilha sonora excepcionais

Contras

  • Muito curto