Bonkies capa

Review Bonkies (Switch) – Esforço colaborativo

Bonkies possui uma história interessante de origem. Um dos desenvolvedores, Christer Rebni, estava hospitalizado fazia alguns dias e pensou que seria legal ter algo para jogar com amigos que o visitasse neste período. Foi então que surgiu a ideia de Bonkies, um jogo colaborativo de encaixar “peças” nos locais designados. Primeiramente feito para o PC, o indie chegou ao Switch meses depois e mostrou o quão perfeito ele é para o console da Nintendo.

Desenvolvimento: Studio Gauntlet
Distribuição: Crunching Koalas
Jogadores: 1-4 (local)
Gênero: Party, Multiplayer, Arcade, Puzzle
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataforma: PC, PS4, Switch, Xbox One
Duração: 12 horas (campanha)

Animais espaciais nunca foram tão divertidos

Treinamento para construção

Aqui, somos chimpanzés (e outros animais) no espaço, que estão sendo treinados para ter habilidades em construção. Mas não para por aí, já que os bichanos estão equipados com trajes altamente tecnológicos e dotados de uma garra giratória, além de uma jetpack, que aguenta qualquer tranco e consegue levantar coisas bastante pesadas – às vezes, requerendo um pouco de esforço extra.

Bonkie é game focado em quebra cabeças, nos quais precisamos encaixar as peças diversas que chegam através de esteiras para posicionarmos nos locais translucentes. Existem os mais variados tipos de peças, além de pesos diferentes para cada uma delas. Com isso, se faz necessário utilizar o jetpack como um impulso ao carregar certas peças mais pesadas, além de controlar a garra com os botões de face ou, como acabei fazendo, com o analógico direito através de uma configuração existente no menu. Essa segunda alternativa acaba sendo bem mais intuitiva e fácil de controlar as coisas.

Monte, quebre, e monte novamente

Ao longo das fases e planetas pelos quais vamos passando ao serem liberados de acordo com o progresso, novas peças vão sendo inseridas na jogabilidade para trazer ainda mais variedade. Além dos blocos comuns, também existem peças que servem como um suporte flutuante, mas que cede ao receber muito peso sobre. Já outro funciona como um jato propulsor para elevar as peças aos locais mais altos, entre outras funcionalidades que tornam tudo mais complexo.

Apesar de divertido e do raciocínio exigido com o passar das fases, é bastante frustrante ver todo seu esforço simplesmente colapsando por algum erro qualquer, o que exige a reorganização de tudo. Por isso, senti falta de um botão para rebobinar a ação ou algo do tipo, já que voltar à zero por acidente é algo extremamente comum em Bonkies.

Locais variados

Existe um modo cooperativo em Bonkies que disponibiliza duas formas de ativar: dentro do modo história ou em um menu com uma campanha feita especialmente para duas ou mais pessoas. Neste primeiro, somos auxiliados por amigos no enredo single player, mas no segundo tudo foi feito pensando especificamente em até quatro jogadores simultâneos na tela. A boa notícia é que há o suporte para Joy-con na horizontal, o que tira a necessidade de comprarmos aquele monte de controle extra para nos divertirmos com amigos em casa. Com isso, a diversão – e raiva compartilhada – em até quatro pessoas é garantida. É possível também tentar a campanha cooperativa sozinho, mas a dificuldade é bem alta por não ser algo específico para esse fim.

Por fim, habilitar os personagens desbloqueáveis é uma tarefa bem divertida, o que é uma pena de não surtir tanto efeito no single player. Aqui, podemos jogar apenas com o personagem predefinido, ao contrário dos outros modos.

Diversão e frustração em grupo

Bonkie é um jogo divertidíssimo que conta com mecânicas baseadas em física e bastante raciocínio, além de exigir paciência e dedicação por parte de quem está jogando. Apesar de ser um produto bem bolado e incrivelmente bem construído, Bonkies precisava muito de um botão de rebobinar ou algo do gênero, já que perder tudo aquilo que foi feito dentro de uma fase é algo recorrente. Existe uma opção de dificuldade mais baixa, mas o que ela faz é apenas aumentar a quantidade de tempo disponível para resolver um quebra cabeça. Os controles também não são a coisa mais fácil do mundo de se acostumar com, por isso opções de acessibilidade fazem bastante falta aqui.

Enfim, é bem complicado manter-se calmo quando você vê todo o seu trabalho duro colapsando. Por isso, recomendar Bonkies por conta de sua diversão proporcionada é nem fácil, o difícil é manter o equilíbrio, figurativa e literalmente, enquanto joga.

Cópia de Switch cedida pelos produtores