Car Detailing Simulator é mais um dos simuladores publicados pela Ultimate Games nos consoles. Dessa vez, a proposta é ser dono de uma lavação e estética automotiva. Num cenário positivo, o jogo deveria ser um simulador relaxante, afinal quem não gosta de ver um belo carro brilhando como se fosse novo? Infelizmente, os pontos negativos atropelam com força a experiência, tornando a hipotética sessão de relaxamento num horror.
Desenvolvimento: Games Incubator, GameFormatic
Distribuição: Ultimate Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Simulação
Classificação: Livre
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One, Xbox Series X|S, Android, iOS
Duração: 14.5 horas (campanha)
Os poucos acertos
No que diz respeito a ferramentas para nosso trabalho, Car Detailing Simulator não comete deslizes, e esse talvez seja um dos únicos aspectos que o game acerta. Temos diversas ferramentas e produtos estéticos que servem para realizar desde simples ações, como uma lavagem geral do veículo, até algo mais complexo, como um polimento mais profundo da lataria.
Conforme recebemos carros para realizar a lavagem, aumentamos nossa reputação e também recebemos dinheiro, que pode ser utilizado para adquirir ferramentas melhores, novos produtos para o local ou até mesmo comprar novos estabelecimentos. Os novos locais, quando liberados, nos dão a possibilidade de restaurar carros por conta própria, podendo expô-los e vendê-los. Por conta do grind necessário e também de alguns bugs, essa mecânica só deve ser destravada após algo próximo de 10 horas de gameplay.
A maré de problemas
A primeira questão negativa que faço questão de destacar são os controles. A navegação é péssima, seja nos menus ou durante a gameplay. Os desenvolvedores escolheram os piores botões possíveis para realizar as tarefas, e para piorar, o botão indicado na interface em alguns momentos não corresponde ao botão que devemos apertar para realizar determinada ação.
A sensibilidade da câmera é tenebrosa. Diversos momentos que exigem uma precisão maior são atrapalhados por uma câmera extremamente sensível, e pasmem: não existe uma configuração nos menus para reduzir a sensibilidade, uma das opções mais básicas e que está presente em quase todos os jogos que possuem uma câmera para mover. Por diversos momentos, gostaria que Car Detailing Simulator tivesse suporte a mouse no console para não me incomodar com esse problema.
Por fim, encontrei o que menos esperava: problemas de performance. Um jogo que sequer apresenta gráficos detalhados, com carros de modelagem duvidosa, fica abaixo dos 30 frames por segundo em diversos momentos, sendo grande parte deles quando aceitamos serviços de clientes com mais de um carro. A sensibilidade, que já era horrorosa, acaba sendo prejudicada ainda mais pela taxa de quadros, tornando a experiência insanamente ruim. Crashs ocasionais também acontecem durante a gameplay e atrapalham nossa progressão.
Se fosse uma lavação real já teria falido
Car Detailing Simulator conseguiu acertar pelo menos no básico de sua proposta, mas falhou miseravelmente nos quesitos técnicos. Uma experiência que deveria ser relaxante se torna intragável devido aos diversos problemas apresentados desde o primeiro segundo de gameplay. Você, leitor, tem um carro na vida real? Gaste seu tempo lavando ele, e não nesse jogo.
Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro