Park Up – Car é um jogo de kart que combina elementos de plataforma com corrida em um mapa repleto de obstruções. No entanto, o game criado pelo desenvolvedor indie Dimension 42 é marcado por uma execução ruim e bugada de um conceito promissor.
Desenvolvimento: Dimension 42
Distribuição: Dimension 42
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Corrida, Plataforma
Classificação: Livre
Português: Interface
Plataformas: PC
Duração: Sem registros
Pulando de carro
Com uma gameplay simples, o objetivo de Park Up – Car é passar pelos obstáculos em uma espécie de parkour automotivo com um carro flutuante, sendo necessário ser um tanto quanto meticuloso o suficiente para conseguir chegar até o final da corrida. O título tem uma proposta curiosa, mas seus problemas começam com o design de nível do único mapa presente no título, feito sem critério e lógica. A fase sequer apresenta uma curva de dificuldade, sendo necessário memorizar todas as partes desde os primeiros momentos para suceder na tarefa dada pelo game.
Porém, a jogabilidade não funciona bem. Além do kart ser exageradamente lento, é permitido burlar toda a gameplay por meio da mecânica de turbo. Não existem limitações nela, que é completamente sem travas a ponto de ser possível voar pelo mapa, e, por consequência, quebrar a proposta de jogo. É uma falta de atenção que resultou em um game disfuncional.
Câmera bugada estraga tudo
Localizado em português, Park Up – Car foi produzido através da Unity Engine, apresentando gráficos em uma estética low poly, baseados em assets encontrados na internet e na loja da própria Unity. O jogo não tem visuais feios, contando com efeitos climáticos que se encaixam no game, adicionando desafios na experiência. Também há vários karts que podem ser selecionados, embora grande parte deles sejam somente mudanças nas texturas, mantendo o mesmo modelo 3D.
Entretanto, o principal problema de Park Up – Car é o sistema de câmera adotado pelo desenvolvedor. Ele é nauseante, dificultando totalmente a visibilidade dos obstáculos que precisam ser escalados, além de constantemente mostrar os limites do mapa. A ausência de controles dedicados à manipulação da câmera prejudica ainda mais a experiência, que foi deliberadamente designada para ser algo frustrante, mas, claramente, não de uma maneira inteligente.
Péssimo
Custando pouco na Steam, Park Up – Car tem uma ideia de ser um jogo altamente punitivo que não deu certo justamente por conta da existência de diversos problemas em sua gameplay. Esse é mais um game independente que, apesar de contar com um conceito interessante, traz apenas uma experiência extremamente desajeitada.
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Ailton Bueno