Caravan SandWitch é um jogo de aventura com um conceito interessante: sem batalhas, sem urgência, sem pressão, criando a atmosfera mais amigável possível ao jogador. No entanto, algumas escolhas quase colocam tudo isso a perder.
Desenvolvimento: Studio Plane Toast
Distribuição: Dear Villagers
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Aventura
Classificação: 10 anos
Português: Interface e legendas
Plataformas: PC, PS5, Switch
Duração: 6 horas (campanha)/8 horas (100%)
Um jogo amigável
Em Caravan SandWitch, o ponto central da jogabilidade é a exploração. Equipados com uma van, viajamos por todo o planeta resolvendo problemas de outros personagens enquanto tentamos desvendar o mistério do desaparecimento da irmã da protagonista.
A exploração funciona bem, e há diversas atualizações que recebemos ao coletar itens durante o jogo, desbloqueando funções que nos ajudam a explorar melhor o planeta.
No geral, é um jogo de aventura comum, com um botão de ação, um de pulo, além de opções como mapas e um hub de missões. Os desenvolvedores acertaram ao conceber o jogo como uma experiência curta – não precisando mais de 12 horas para completar 100% – evitando que ele se torne cansativo e criando uma experiência satisfatória para o jogador. No entanto, o diferencial de Caravan SandWitch está no seu conceito artístico, mais do que na jogabilidade.
Um mundo destruído, mas acessível?
Os gráficos do jogo são competentes. Embora simples, o uso do filtro cel shading dá um bom acabamento visual, tornando o jogo bonito e simpático.
A direção de arte, embora atraente, talvez não transmita a mensagem pretendida. Existem apenas três biomas no planeta: um deserto gigantesco, uma floresta escondida e um mar poluído. Contudo, a escolha gráfica, junto com uma paleta de cores vibrante, cria um contraste entre o que o jogo quer mostrar – um mundo devastado – e a sensação que o jogador experimenta, que é de tranquilidade. Isso reduz o impacto dramático do mundo que visitamos, diminuindo qualquer senso de urgência que deveria existir.
Uma história sobre perda e resiliência
Em Caravan SandWitch, acompanhamos Sauge, que retorna ao seu destruído planeta natal, Cígalo, após receber uma mensagem de sua irmã Garance, desaparecida há seis anos. A partir daí, Sauge tenta desvendar o mistério do desaparecimento de sua irmã enquanto se reconecta com as pessoas que ainda moram em Cígalo, tudo sob a observação de uma misteriosa bruxa.
O ponto forte de Caravan SandWitch está em sua narrativa, sensível e amigável, porém, sem perder sua carga dramática. Além disso, o jogo oferece dois finais diferentes, que não fazem concessões nem optam por conclusões fáceis, sendo até mesmo melancólicos.
Outros temas abordados incluem a preservação do meio ambiente e o consumo desenfreado dos recursos naturais do planeta, tópicos que ressoam com as preocupações do mundo real. A trilha sonora, discreta, brilha em momentos chave, com uma musicalidade atmosférica que complementa bem a história.
O problema da tradução de Caravan SandWitch
Uma das questões mais problemáticas de Caravan SandWitch diz respeito à sua tradução e adaptação para o português do Brasil. Foi decidido que todo o jogo seria traduzido e adaptado a partir da perspectiva da linguagem neutra, uma forma de comunicação que visa evitar a exclusão de pessoas com base em sua identidade de gênero, sexualidade ou outros aspectos.
Sem entrar no debate político que envolve a linguagem neutra, é necessário apontar alguns problemas que essa escolha traz para o jogo. O primeiro é a confusão que a linguagem neutra pode causar ao jogador médio, que não está familiarizado com esse tipo de abordagem. Não é difícil encontrar comentários na Steam em que jogadores reclamam da tradução, achando que está mal feita, ou optam por jogar em outro idioma para melhor compreensão.
Isso mostra que a escolha pela linguagem neutra acaba gerando uma espécie de “inclusão pela exclusão”, o que quase compromete o conceito do jogo. Pior ainda é o fato de não haver um aviso antes do início do jogo, o que poderia evitar muitos mal-entendidos.
Outro problema decorrente dessa escolha é a falta de coesão na tradução. Não é difícil perceber, ao longo do jogo, que alguns diálogos usam a linguagem neutra e outros não. Além disso, há erros graves, como o uso de linguagem neutra em objetos inanimados, como “porte”.
Caravan SandWitch – Um jogo na corda bamba
Com uma proposta excelente e uma execução competente, Caravan SandWitch quase perde o rumo por não saber lidar adequadamente com o conceito que apresentou, além de optar por uma linguagem que, neste caso, se mostra problemática na tradução para o português do Brasil
Cópia de PC cedida pelos produtores
Revisão: Julio Pinheiro