Capa do jogo

Review Caravan SandWitch (PC) – Você, uma van e um mundo

Caravan SandWitch é um jogo de aventura com um conceito interessante: sem batalhas, sem urgência, sem pressão, criando a atmosfera mais amigável possível ao jogador. No entanto, algumas escolhas quase colocam tudo isso a perder.

Desenvolvimento: Studio Plane Toast

Distribuição: Dear Villagers

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Aventura

Classificação: 10 anos

Português: Interface e legendas

Plataformas: PC, PS5, Switch

Duração: 6 horas (campanha)/8 horas (100%)

Um jogo amigável

Exemplo do que encontramos no mapa de Caravan SandWitch

Em Caravan SandWitch, o ponto central da jogabilidade é a exploração. Equipados com uma van, viajamos por todo o planeta resolvendo problemas de outros personagens enquanto tentamos desvendar o mistério do desaparecimento da irmã da protagonista.

A exploração funciona bem, e há diversas atualizações que recebemos ao coletar itens durante o jogo, desbloqueando funções que nos ajudam a explorar melhor o planeta.

No geral, é um jogo de aventura comum, com um botão de ação, um de pulo, além de opções como mapas e um hub de missões. Os desenvolvedores acertaram ao conceber o jogo como uma experiência curta – não precisando mais de 12 horas para completar 100% – evitando que ele se torne cansativo e criando uma experiência satisfatória para o jogador. No entanto, o diferencial de Caravan SandWitch está no seu conceito artístico, mais do que na jogabilidade.

Um mundo destruído, mas acessível?

A torradeira, onde vemos nossas missões em Caravan SandWitch

Os gráficos do jogo são competentes. Embora simples, o uso do filtro cel shading dá um bom acabamento visual, tornando o jogo bonito e simpático.

A direção de arte, embora atraente, talvez não transmita a mensagem pretendida. Existem apenas três biomas no planeta: um deserto gigantesco, uma floresta escondida e um mar poluído. Contudo, a escolha gráfica, junto com uma paleta de cores vibrante, cria um contraste entre o que o jogo quer mostrar – um mundo devastado – e a sensação que o jogador experimenta, que é de tranquilidade. Isso reduz o impacto dramático do mundo que visitamos, diminuindo qualquer senso de urgência que deveria existir.

Uma história sobre perda e resiliência

Pequenos bugs gráficos em Caravan SandWitch

Em Caravan SandWitch, acompanhamos Sauge, que retorna ao seu destruído planeta natal, Cígalo, após receber uma mensagem de sua irmã Garance, desaparecida há seis anos. A partir daí, Sauge tenta desvendar o mistério do desaparecimento de sua irmã enquanto se reconecta com as pessoas que ainda moram em Cígalo, tudo sob a observação de uma misteriosa bruxa.

O ponto forte de Caravan SandWitch está em sua narrativa, sensível e amigável, porém, sem perder sua carga dramática. Além disso, o jogo oferece dois finais diferentes, que não fazem concessões nem optam por conclusões fáceis, sendo até mesmo melancólicos.

Outros temas abordados incluem a preservação do meio ambiente e o consumo desenfreado dos recursos naturais do planeta, tópicos que ressoam com as preocupações do mundo real. A trilha sonora, discreta, brilha em momentos chave, com uma musicalidade atmosférica que complementa bem a história.

O problema da tradução de Caravan SandWitch

Exemplo de como o uso da linguagem neutra pode confundir o jogador médio na leitura.

Uma das questões mais problemáticas de Caravan SandWitch diz respeito à sua tradução e adaptação para o português do Brasil. Foi decidido que todo o jogo seria traduzido e adaptado a partir da perspectiva da linguagem neutra, uma forma de comunicação que visa evitar a exclusão de pessoas com base em sua identidade de gênero, sexualidade ou outros aspectos.

Sem entrar no debate político que envolve a linguagem neutra, é necessário apontar alguns problemas que essa escolha traz para o jogo. O primeiro é a confusão que a linguagem neutra pode causar ao jogador médio, que não está familiarizado com esse tipo de abordagem. Não é difícil encontrar comentários na Steam em que jogadores reclamam da tradução, achando que está mal feita, ou optam por jogar em outro idioma para melhor compreensão.

Uma escolha tacanha de tradução.

Isso mostra que a escolha pela linguagem neutra acaba gerando uma espécie de “inclusão pela exclusão”, o que quase compromete o conceito do jogo. Pior ainda é o fato de não haver um aviso antes do início do jogo, o que poderia evitar muitos mal-entendidos.

Outro problema decorrente dessa escolha é a falta de coesão na tradução. Não é difícil perceber, ao longo do jogo, que alguns diálogos usam a linguagem neutra e outros não. Além disso, há erros graves, como o uso de linguagem neutra em objetos inanimados, como “porte”.

Caravan SandWitch – Um jogo na corda bamba

Com uma proposta excelente e uma execução competente, Caravan SandWitch quase perde o rumo por não saber lidar adequadamente com o conceito que apresentou, além de optar por uma linguagem que, neste caso, se mostra problemática na tradução para o português do Brasil

Cópia de PC cedida pelos produtores

Revisão: Julio Pinheiro

Caravan SandWitch

6.5

Nota final

6.5/10

Prós

  • História
  • Duração

Contras

  • Problemas nos conceitos
  • Tradução problemática