capa do jogo

Review Cat Quest 2 (PS4) – A auventura miautástica continua!

A sequência da aventura felina junta o herdeiro do trono de Felingard ao herdeiro do  reino de Lúpus. Nosso protagonista felino e o herdeiro canino devem juntar forças e expulsar os usurpadores!

Desenvolvimento: The Gentlebros
Distribuição: PQube
Plataformas: PS4, Xbox One, PC, Switch e iOS
Gênero: Aventura, RPG, Ação
Jogadores: 1-2 (local)
Português: Legendas e Interface
Classificação indicativa: Livre
Duração: 8 horas (campanha)/13 horas (100%)

Surgem os heróis

De volta à Felingard

Sequência do adorável RPG de mundo aberto, Cat Quest 2 nos apresenta a um mundo onde os reinos de Felingard e o Império de Lúpus estão em meio à uma guerra travada entre dois usurpadores, e cabe aos verdadeiros herdeiros de cada reino unirem forças para devolver a paz. Para isso, podemos escolher entre gatinhos e “doguinhos” para ser o nosso protagonista. 

Desenvolvido pela The Gentlebros e Publicado pela PQube, Cat Quest 2 foi pensado como uma experiência em co-op local, onde um jogador controla o gatinho e um amigo controla o “doguinho”, mas aqueles desprovidos de amigos não precisam se lamentar! No modo single-player, trocar entre os personagens está em apenas um botão de distância, e a inteligência artificial que nos faz companhia realmente tem de ser elogiada, pois funciona maravilhosamente bem – como poucas AIs no mundo dos jogos.

Relembre o passado nas Praias da Miaumória

Além da possibilidade de controlar dois personagens, o gameplay não apresenta grandes novidades em relação ao primeiro game da franquia. O jogador deve explorar o mapa em mundo aberto para completar as missões, desbravar as dungeons, derrotar os inimigos e recolher tesouros. À medida que eliminamos os inimigos, os personagens sobem de nível, o que desbloqueia novas habilidades e libera melhorias nas armas.

Uma das vantagens em ter dois personagens controláveis é poder escolher qual estilo é mais adequado para cada personagem, de acordo com seu gosto pessoal. Em minha jogatina, o gatinho sempre usava cetros que permitiam que ele atacasse de longe através de ataques mágicos, enquanto o “doguinho” ficava com as armas de curto alcance e com foco no combate corpo-a-corpo, com machados e escudo para aumentar defesa.

O gato mago e o fiel cão escudeiro em sua jornada por Felingard

Entre Autezas e Miaujestades

Algo que não está em falta na nossa “gatástica” auventura são as piadas e trocadilhos com gatos e cachorros. Seja nos nomes de alguns locais como a Pradaria Miau e o Lago da Gapital, ou nos nomes de alguns personagens, como o impostor Não é o Gato Chefe. As piadinhas ocorrem com intensa frequência, e podem incomodar algumas pessoas que não apreciam esse tipo de humor galhofa. Em minha opinião, as piadas de gato são um dos pontos mais fortes deste jogo, já que, afinal, estamos falando de um título chamado Cat Quest, não é mesmo?!

Destaco ainda a localização para o português brasileiro, feita com muito cuidado e competência, que dá ainda mais ênfase ao humor pitoresco da série. Cat Quest 2 traz gráficos coloridos, vibrantes e simples, porém bonitos e nada enjoativos de se olhar. O combate é direto, porém eficaz, com o uso de um botão para o ataque, outro para desviar e os golpes especiais podendo ser alocados à escolha do jogador nos botões gatilho do controle –  L1/R1, L2/R2 no PS4.

Não sabemos quem é o impostor, mas não é o gato chefe!

O único ponto negativo fica no design das dungeons. Diferente das missões principais ou secundárias, que embora longas e com diversas etapas são sempre interessantes e variadas, as dungeons se apresentam de forma bastante repetitiva a partir de um ponto no jogo, se resumindo a ondas de inimigos a serem combatidas em uma arena com obstáculos que restringe a livre movimentação dos personagens. Nada extremamente difícil, porém a repetição desse design na maioria das ambientações é um tanto decepcionante.

Kit Gat é uma personagem bem peculiar, assim como essa dungeon

A Patada Final

Cat Quest 2 é um jogo extremamente encantador. Com suas mecânicas simples e eficientes, visual colorido e atrativo aliado ao seu senso de humor pitoresco, é um RPG acessível à todas as idades e perfis de jogador. A narrativa simples e interessante captura o interesse do jogador em poucas horas de Cat Quest 2, em uma experiência curta, porém, extremamente divertida e proveitosa.

Se uma história leve e engraçada sobre gatos e cachorros tem um espaço garantido em seu coração, recomendo fortemente Cat Quest 2. É um jogo onde a fofura e o senso de humor estão presente em abundância e pode ser concluído em poucas horas de jogatina, um ponto extra para aqueles jogadores que dispõem de poucos momentos para o lazer.

Este review foi feito com uma cópia de PS4 cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming

Cat Quest II

9.5

Nota

9.5/10

Prós

  • Combate simples e eficaz
  • Gráficos vibrantes e coloridos
  • Ótimas piadas e senso de humor
  • Narrativa cativante
  • Localizado em português do Brasil

Contras

  • Design das dungeons é repetitivo
  • Fast Travel não é dos melhores