Commandos2 Capa

Review Commandos 2 HD Remaster (Switch) – Segunda Guerra Mundial com muitos problemas

A Segunda Guerra Mundial é um dos períodos da história humana que eu tenho bastante interesse, sempre lendo livros, documentários e outros conteúdos relacionados à uma das eras mais sangrentas da nossa história. E uma das razões para a criação desse meu interesse foram os jogos inspirados nela.

Apesar da guerra ser um material perfeito para jogos de tiros, existem títulos que mostram o conflito através de um estilo de jogabilidade totalmente diferente. A série Commandos é um deles, apresentando as batalhas entre aliados e nazistas através do estilo tático em tempo real. 

Desenvolvimento: Yippee! Entertainment

Distribuição: KalypsoMediaGroup

Jogadores: 1 (local)

Gênero: Estratégia

Classificação: 14 anos

Português: Não

Plataforma: Xbox One, PS4, PC e Switch

Duração: 20 horas (campanha)/33.5 horas (100%)

Para a guerra, soldado

Commandos 2 tela de ajuda

Commandos 2 HD Remaster traz uma das maiores guerras da humanidade para a telinha do Nintendo Switch. Mas, diferente de diversos outros títulos que exploram tal época, dessa vez não controlamos um único soldado na briga, mas sim um esquadrão.

Controlamos os Commandos, uma unidade especial de soldados que participam de algumas das mais arriscadas missões a favor dos aliados, para acabar com a ameaça Nazista e o império do Japão. Em cada cenário, controlamos alguns membros do grupo para realizar diversos objetivos e ajudar as forças aliadas a vencer a guerra.

Cada um dos membros do seu esquadrão possui suas próprias habilidades. O espião por exemplo, consegue distrair inimigos, o soldado de forças especiais é mais forte do que os outros, e o ladrão consegue abrir fechaduras e baús. Utilizar cada uma das habilidades dos seus soldados é a chave para o sucesso durante as missões. Nem sempre você terá acesso ao esquadrão completo, e algumas fases possuem personagens especiais que podem ser controlados.

Commandos 2 jogabilidade com um dos comandos

Além das habilidades únicas, cada personagem também tem itens exclusivos, como granadas e armas. Assim, é impossível completar todos os objetivos como um único soldado, pois as missões requerem que você aja como um esquadrão. É possível nocautear inimigos com um único golpe dos seus punhos, ou utilizar armas para matá-los. Se a segunda opção for escolhida, é preciso tomar cuidado para não alertar outros guardas, já que as armas fazem sons que podem atrair a atenção de quem estiver perto.

Apesar de permitir uma grande liberdade na hora de aproximar cada missão, Commandos 2 HD Remaster, acaba recomendando bastante que você use o elemento da surpresa ao seu favor. Os inimigos têm seus campos de visão e podem ouvir barulhos, além de estarem em maior números e geralmente bem mais equipados que o seu grupo.

Ser localizado por um inimigo significa morte, e cada um dos seus soldados é fraco e itens de cura são escassos. A inteligência artificial do jogo é bastante inteligente, apesar de que às vezes acaba sendo extremamente chata.

Transições e atalhos mal feitos

Commandos 2 jogabilidade de noite

Commandos 2 HD Remaster tenta trazer para o Nintendo Switch um tipo de jogo que é mais presente nos computadores: estratégia em tempo real. E a transição, apesar de ter sido feita com boas intenções, infelizmente não é uma das melhores.

O Switch não é estranho quando o assunto são jogos de estilos “únicos” no PC, sendo adaptados para funcionar no console. Football Manager e Romance of the Three Kingdoms são alguns exemplos de franquias mais estratégicas, que foram adicionadas à biblioteca do aparelho da Nintendo e que funcionam muito bem.

É difícil adaptar um título que é controlado por mouse e teclado para botões normais em um controle. O problema é que estes controles só funcionam quando querem e às vezes travam completamente. Muitas das vezes quando eu apertava A para realizar uma ação, o personagem simplesmente ignorava e eu era visto por algum inimigo.

Commandos 2 cutscene mostrando o próximo local que invadiremos

É melhor já ir se acostumando com as opções de quick save e quick load, porque você vai utilizá-las bastante para corrigir “erros”. E cuidado ao abusar delas, pois o jogo pode acabar fechando na sua cara, ou simplesmente apagar o seu save mais recente e substituir por outro.

Commandos 2 HD Remaster também sofre com alguns problemas de otimização, muitas ações na tela ao mesmo tempo faz com que quadros de animações caiam e o título se torne lento. Também é comum que efeitos sonoros não aconteçam ou dêem uma pequena travada antes de voltar ao normal.

Guerra do passado em alta resolução

Commandos 2 terreno de jogo

Commandos 2 HD Remaster, como o próprio nome sugere, é um relançamento de um título lançado originalmente em 2002. Como tal, temos gráficos de duas décadas atrás, em uma resolução maior e com alguns toques para aquele diferencial.

O jogo utiliza uma visão isométrica que pode ser movida em 90 graus através de uma combinação de botões. Também é possível utilizar o analógico direito para movimentar a câmera e até mesmo focar em um inimigo específico para observar a sua visão.

Os cenários são bem modelados e possuem bastante variedade, passando desde áreas rurais até bases gigantescas cheias de inimigos. A paleta de cores é muito bem utilizada e, apesar dos gráficos estarem ultrapassados, eles ainda têm seu charme, especialmente nas cutscenes que, apesar de serem simples, utilizam um estilo mais cartunesco com os rostos – remodelados para esta versão –  dos personagens para dar um toque extra.

O som de Commandos 2 HD Remaster também é bom, os efeitos sonoros para as armas e veículos são bem feitos, assim como as vozes dos personagens. Apesar de alguns bugs que já foram mencionados, não tive maiores problemas com a música ou efeitos sonoros.

Um bom jeito de explorar o passado

Commandos 2 procurando minas

Commandos 2 HD Remaster, apesar dos problemas, ainda é um bom jogo. Fãs de títulos de estratégia vão gostar de poder aproveitar um bom port do gênero em seus consoles. E, para aqueles que gostam da Segunda Guerra Mundial, não há game melhor no console sobre o assunto. Espero que alguns dos problemas sejam corrigidos no futuro com atualizações e que Commandos 2 HD Remaster faça bastante sucesso para que, no futuro, outros jogos de estratégia dêem as caras no Switch. Consequentemente, isso aumenta a variedade da biblioteca do console.

Cópia de Switch cedida pelos produtores

Revisado: Jason Ming Hong

Commandos 2 HD Remaster

6

Nota Final

6.0/10

Prós

  • Opção diferenciada no Switch
  • Bons efeitos sonoros

Contras

  • Controles não foram bem convertidos
  • Gráficos não receberam uma grande melhoria
  • Alguns bugs atrapalham a diversão