Desenvolvido pela Yippee Entertainment, Commandos 2 – HD Remaster marca o retorno de um clássico para a atual geração. Você deverá adentrar as linhas alemãs inimigas durante a segunda guerra mundial, levando os aliados a vitória nesse jogo de estratégia com muita ação.
Desenvolvimento: Yippee Entertainment
Distribuição: Kalypso Games
Jogadores: 1 (local)
Gênero: Estratégia
Classificação: 14 anos
Português: Não
Plataformas: PC, PS4, Switch e Xbox One
Duração: 21 horas (campanha)/50 horas (100%)
Uma pérola a muito esquecida
Quem jogou Commandos 2 anos atrás deve se lembrar do quão bom o jogo era na época, a liberdade que o jogador tinha para cumprir as missões tendo diversas possibilidades de se atingir um mesmo objetivo, com muitas opções de armas e equipamentos locais completamente diferentes.
Rejogar Commandos 2 – HD Remaster nos traz um sentimento nostálgico muito bom, é incrível ver um jogo que marcou tantas pessoas retornar a atual geração de consoles. Claro que nem tudo são flores, o remaster sofre de alguns problemas que serão abordados ao final da análise, mas antes disso, vamos focar nos pontos positivos dessa obra.
História e missões
Commandos 2 – HD Remaster se passa durante a segunda guerra mundial, devemos enfrentar os alemães em diferentes frentes para ajudar na batalha dos aliados. Faremos uso de vários personagens diferentes durante dez missões em nove locais com clima e horários diferentes, podendo ser dia ou noite.
Cada uma das missões terá um ou mais objetivos que devem ser cumpridos para obtermos sucesso, embora muitas vezes não seja nada fácil e nosso plano não saia como esperado, isso fará com que precisemos pensar em táticas e estratégias para sairmos de situações únicas e arriscadas. Desde roubar planos guardados em um cofre extremamente bem protegido até destruir submarinos alemães.
Jogabilidade e liberdade
Durante nossa jogatina, temos total liberdade para explorar os cenários e cumprir os objetivos da melhor forma que encontrarmos. Controlamos nove personagens diferentes, com características e funções diferentes como um franco-atirador, um perito em explosivos, um mergulhador e um ladrão, por exemplo, cada um deles será de vital importância durante as missões.
O jogo também nos permite esconder os corpos dos inimigos, plantar explosivos, nos disfarçar com uniformes alemães, armar armadilhas, envenenar comida e mantimentos, escalar estruturas e pilotar veículos como caminhões e lanchas.
Uma função muito útil a que temos acesso é a possibilidade de utilizar quick saves a qualquer momento, o que possibilita tentar diversas formas de ultrapassar algum desafio.
Pontos negativos da obra
Como falei anteriormente, Commandos 2 – HD Remaster sofre com alguns problemas que não passam despercebidos. Não tivemos um grande upgrade em relação aos gráficos e trabalho de áudio, a princípio o jogo pode parecer bastante confuso por não oferecer um tutorial mais dinâmico e facilmente compreensível, muitas das possibilidades da jogatina são atiradas na cara do jogador de uma só vez, podendo causar confusão.
A interface também não é das melhores, deixando bastante a desejar, mas o que pode incomodar mais é a precisão dos controles, por muitas vezes eu matava ou desmaiava um inimigo e as ações que deveriam aparecer para poder pegar o corpo não apareciam, isso acabava colocando a missão a perder, pois era necessário ser rápido o suficiente para não ser avistado por outros inimigos.
No menu de opções da tela principal do jogo podemos ter acesso aos idiomas de tradução disponíveis e mesmo contando com várias opções, às vezes mais de uma para o mesmo idioma – como o chinês – não temos uma tradução em português – o que acaba sendo bem frustrante.
Commandos 2 – HD Remaster apela muito para a nostalgia do jogador, mas, infelizmente, fica devendo graças a seus diversos problemas que conseguem incomodar bastante. Um clássico tão renomado merecia um pouco mais de cuidado e atenção – é uma obra digna de um remake.
Esta review foi feita com uma cópia de Xbox One cedida pelos produtores
Revisão: Bia Bock