Cuphead é com certeza um dos jogos com maior repercussão nestes últimos anos, principalmente por conta de sua produção artística baseada nas primeiras animações feitas pela humanidade e, ao mesmo tempo,pela sua dificuldade muito elevada. Esta mistura, apesar de gerar opiniões bastante divergentes entre os jogadores, foi boa o suficiente para que os desenvolvedores anunciassem um conteúdo extra chamado The Delicious Last Course, que promete mais do que apenas novos inimigos dentro do jogo.
Desenvolvimento: Studio MDHR
Distribuição: Studio MDHR
Jogadores: 1-2 (local)
Gênero: Ação
Classificação: Livre
Português: Legendas e Interface
Plataformas: PS4, Switch, PC, Xbox One
A Nova Rota

O conteúdo extra de The Delicious Last Course já começa na tela principal, na qual Srta Cálice é apresentada e é o destaque do pacote desde o anúncio pelos produtores. Não é necessário encerrar a campanha principal para já acessar a nova expansão, bastando derrotar apenas alguns chefes e o NPC responsável estará disponível para te levar à nova ilha.
Ao chegar lá, você se encontra com a senhorita Cálice como fantasma oferecendo um biscoito para Caneco, que troca de corpo com a nova integrante do time por pouco tempo. Em seguida, eles encontram o chef Pitadinha, informando que ele precisa de diversos ingredientes especiais – que os chefes da ilha estão tomando conta – para a criação da Tortuprema, a sobremesa que traria um fantasma de volta à vida definitivamente. Xicrinho e Caneco decidem ajudar para poder trazer a Senhorita Cálice de volta.
E lá vamos nós!

Diferente do que muitos acreditavam, a nova personagem de Cuphead não é especificamente um personagem selecionável e sim um item equipável, que é o biscoito mencionado no começo da história. Com isso, ao começar uma fase, o herói troca de corpo com ela.
As principais vantagens de se utilizar a heroína durante o combate são o pulo duplo e o dash, que já repele os projéteis rosas automaticamente, não necessitando apertar o botão de pulo novamente. Outras duas diferenças bem importantes são a barra de vida com 1 ponto a mais que seus companheiros,e a possibilidade de utilizar o rolamento invencível apenas agachando e apertando o botão de dash ao mesmo tempo.
Por mais que pareça um “modo fácil” ao equipar o biscoito, não se enganem. O jogo continua bastante difícil e você provavelmente morrerá várias vezes, além de não poder equipar qualquer outro efeito adicional, como o dash que fazia o jogador sumir por alguns segundos e passar diretamente por projéteis ou fornecer mais pontos de vida já no começo da batalha.
Um pouco mais de conteúdo

A Senhorita Cálice não é a única novidade em The Delicious Last Course. Como a aventura adicionou uma nova ilha, também há novos itens para serem comprados na loja com moedas. O jogador só encontrará uma única moeda pelo mapa e terá que participar dos desafios do rei para conseguir as outras que permitirão comprar o resto dos itens. Estes desafios consistem em utilizar as suas habilidades para derrotar uma série de chefes sem utilizar nenhum tipo de projétil, apenas atingindo os pontos fracos marcados em rosa.
Além de novos tipos de tiro para serem equipados, há um item misterioso chamado Relíquia Quebrada e não há descrição sobre sua função, mas é necessário finalizar uma pequena missão para descobrir do que se trata. Para ativar essa missão, é necessário equipá-la durante a luta de um chefe escondido na ilha, sendo seu efeito um tanto curioso e interessante ao mesmo tempo, mas não será revelado nesta análise.
Uma receita bem rápida
A expansão em nenhum momento demonstrou falta de qualidade em relação ao que já foi apresentado em seu jogo base, e manteve excelência do começo ao fim. As animações estão muito bem feitas – especialmente na batalha final – e a história é bem criativa da mesma forma.
O único ponto que poderia melhorar é a falta de inclusão de acessibilidade, principalmente na questão de saturação de cores. Em alguns momentos, mesmo não sendo uma pessoa daltônica, tive bastante dificuldade em enxergar alguns projéteis pela sobreposição de cores, o que provavelmente também é bem mais problemático para pessoas com daltonismo.
Apesar da duração ser relativamente pequena, Cuphead: The Delicious Last Course é bem agradável para quem já possui a versão original, traz novas mecânicas para serem jogadas durante toda a aventura e que podem até facilitar um pouco mais, mas o jogo continua desafiador e não diminuirá a frustração em grandes proporções, caso você tenha abandonado o título por conta de sua dificuldade.
Cópia de PS4 fornecida pelos produtores.
Revisão: Jason Ming Hong