review-dakar-1

Review Dakar Desert Rally (Xbox One) – Enfrentando o deserto!

Desde pequeno, testei diversos jogos de rally. Passei por Colin McRae Rally ainda na época dourada do PS1, me aventurei em WRC no PSP, experimentei Sega Rally e, mais recentemente, decidi voltar às origens com as continuações da aclamada série da Codemasters. Minha paixão pelo automobilismo sempre me impulsionou a expandir meu envolvimento com o esporte, seja de maneira profissional, quando trabalhei em uma equipe de kart, ou apenas por hobbie, como é o caso dos games. Por este motivo, sempre fico atento às novidades do gênero, mas nunca havia me arriscado a escrever uma análise de algum jogo de corrida. Mas ao conhecer Dakar Desert Rally, enxerguei no projeto dos estúdios Saber Interactive e Bigmoon Entertainment uma oportunidade, pois claramente seria muito fácil analisar um game que, aparentemente, parecia muito bem feito. Seria esse o caso, se não tivéssemos tantos problemas para comentar.

Desenvolvimento: Saber Interactive Porto, Bigmoon Entertainment
Distribuição: Saber Interactive
Jogadores: 1 (local) e 1-4 (online)
Gênero: Corrida
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataforma: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S
Duração: Sem registros

O que é o Rally Dakar?

Reinaldo Varela e Maykel Justo após vencerem uma das etapas do Rally Dakar 2021.

O Rally Dakar é a prova de rally mais longa do mundo. Inicialmente, os competidores saíam da França e precisavam chegar até a cidade de Dakar, Senegal. Porém, com os diversos conflitos no continente africano, por questões de segurança a organização resolveu mudar as regiões em que a prova era disputada. Desde então, a competição rodou por diversos países, como Argentina, Chile, Portugal, Espanha, Egito, entre outros. Em 2019, foi anunciado que o Dakar passaria a ser realizado na Arábia Saudita, em um acordo que duraria 5 anos.

Diversos brasileiros já se aventuraram nesta tradicional prova. Entre eles, destaco as duplas Leandro Torres/Lourival Roldan e Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin, vencedores na categoria UTVs em 2017 e 2018 respectivamente. Vale ressaltar que o Rally Dakar é uma das competições de rally mais democráticas do mundo, pois permite a participação de pilotos amadores, que segundo dados da organização, representam quase 80% dos competidores.

Simulação e Arcade

Escolha como quer jogar e divirta-se

Jogos de rally buscam passar uma experiência próxima do que os pilotos enfrentam durante as desafiadoras etapas que competem. Terrenos íngremes, longos períodos de condução, ambiente climático hostil e baixa visibilidade, são alguns dos problemas enfrentados. E em Dakar Desert Rally, isto não é diferente. O game é extremamente amigável para jogadores que não estão acostumados com o gênero e também oferece uma experiência extremamente satisfatória para aqueles que procuram um desafio mais próximo da realidade.

O modo mais acessível é chamado de Esporte, nele os jogadores serão guiados através de checkpoints visíveis no mapa, ao mesmo tempo que disputam o primeiro lugar da corrida com outros competidores. Esta experiência tem como objetivo familiarizar novos jogadores com as mecânicas do rally. Já os outros modos, foram nomeados Profissional e Simulação, e neles a navegação fica por conta do jogador, pois as instruções na HUD serão muito escassas. Devemos nos guiar através das anotações sobre o terreno e encontrar a melhor maneira de chegar ao final da etapa. Vale ressaltar que para habilitar o modo Simulação é necessário que o jogador chegue ao nível 25 de experiência, logo você terá muito tempo para se adaptar aos desafios que um verdadeiro rally oferece.

Variedade absurda

Muitos terrenos, veículos e circuitos estão disponíveis.

Existe uma gama gigantesca de veículos disponíveis em Dakar Desert Rally. Podemos escolher entre cinco categorias de veículos: carros, motos, caminhões, quadriciclos e SSVs. 

As categorias estão recheadas por diferentes marcas, modelos e motores, além disso cada uma possui suas particularidades. Enquanto as motos são mais fáceis de guiar e realizar saltos, os caminhões são mais resistentes a impactos e oferecem uma certa dificuldade na realização de curvas bruscas. Eu, particularmente, consegui me adaptar com facilidade aos diferentes tipos de veículos, e sempre que possível realizava uma mesma etapa com todas as categorias disponíveis, pois queria sentir o impacto que trechos específicos teriam em cada uma delas. 

O mapa disponível é gigantesco, os desenvolvedores trouxeram cerca de 20.000km quadrados de terrenos diversificados. Montanhas, desertos, trechos em florestas, tudo muito bem detalhado. Os meus olhos brilharam ao iniciar a corrida introdutória, pois pude experimentar um pouco de tudo que o game tinha para oferecer. Cada etapa do rally é extremamente desafiadora à sua maneira, e apresenta dificuldade extra dependendo da categoria que estamos pilotando. Imagine a dificuldade que encontrei ao tentar subir uma montanha com um caminhão extremamente pesado, ou enfrentar trechos de neve em um quadriciclo que mais escorregava para os lados do que ia pra frente. Esta variedade de terrenos aliada à mudança climática dinâmica aumenta ainda mais o desafio. 

Os gráficos dispensam comentários. Não encontrei um trecho mal-renderizado sequer, nenhuma textura que caísse no vale da estranheza. Posso afirmar que é um dos games de corrida mais bonitos que já joguei.

Falta de atenção nos pequenos detalhes

Alguns problemas atrapalham a experiência.

Infelizmente não é possível criar um avatar personalizado para utilizarmos durante a campanha. Todas as faces são genéricas e isso acabou me incomodando, pois alguns pilotos que dividiam o pódio comigo eu já conhecia através das redes sociais. E isso me causou uma enorme estranheza.

A trilha sonora deixa a desejar. Escutamos apenas uma música em todas as corridas, e esta situação me aborreceu rapidamente. Para resolver o problema, resolvi aproveitar e escutar diversos episódios de podcasts pendentes na minha lista. Já os sons dos carros são muito fiéis, e passam um verdadeiro sentimento de liberdade e adrenalina. 

Outro ponto negativo a se destacar é o baixo desempenho do game na plataforma. Cheguei a ter que reiniciar diversas etapas, pois a taxa de fps caiu tanto que era impossível realizar qualquer tipo de curva ou desvio. A situação se agravava ainda mais durante etapas com chuva ou com tempestades muito fortes de areia. Imagine só: baixa visibilidade, o jogo mais lento que Ocarina of Time, e diversos objetos que podem destruir seu veículo logo à frente. Foi a verdadeira receita do fracasso. 

No Multiplayer a situação piora, pois além dos servidores serem muito instáveis e apenas quatro jogadores poderem se enfrentar, era comum os travamentos rolarem solto quando mais de três veículos apareciam na tela. Era um verdadeiro pesadelo para qualquer amante da velocidade.

Qual é o veredito?

Dakar Desert Rally oferece uma experiência sólida para os amantes de automobilismo, e ao mesmo tempo abraça novos jogadores. Ele possui uma variedade de circuitos e veículos gigantesca, mas peca em questões de desempenho e uma tremenda instabilidade nos servidores online. Apesar dos pesares, recomendo o game principalmente para aqueles que buscam uma porta de entrada para os jogos de rally.

Cópia de Xbox One cedida pelos produtores

Revisão: Jason Ming Hong

Dakar Desert Rally

7

Nota final

7.0/10

Prós

  • Diversos veículos disponíveis
  • Gráficos incríveis
  • Jogabilidade sensacional
  • Amigável a novos jogadores
  • O mapa é extremamente variado

Contras

  • Quedas constantes de fps
  • Servidores online instáveis
  • Apenas quatro jogadores podem se enfrentar online
  • Trilha sonora enjoativa