dead-by-daylight-cover

Review Dead By Daylight – A Entidade o Aguarda

Dead by Daylight é um jogo de sobrevivência 4×1, onde quatro jogadores tomam o papel de sobrevivente/presa e outro assume o papel de assassino. Na tela inicial do game podemos escolher jogar como sobrevivente ou como assassino, além disso podemos criar partidas customizadas para jogarmos com um grupo de amigos ou para treinarmos.

Ano: 2016/2017/2019
Jogadores: 5
Gênero: Ação, Multiplayer, Terror de Sobrevivência
Classificação indicativa: 18 anos
Português: Somente legendas
Plataformas: PC, Playstation, Xbox, Nintendo Switch.

Diferentes Personagens e habilidades

Cada personagem possui habilidades únicas que podem ser ensinadas aos demais personagens a partir da Teia de Sangue.
Alguns personagens só podem ser adquiridos via DLC, contudo de tempos em tempos é disponibilizado as habilidades para a compra, as quais podem ser efetuadas com uma moeda que se ganha ao subir de nível no game. A mesma também pode ser usada para compra de roupas alternativas

Teia de Sangue

A Teia de Sangue é o sistema de experiência do seu personagem, que funciona de maneira aleatória. Ou seja, cada vez que ela sobe de nível, ela lhe traz diferentes itens e habilidades, podendo ser elevada até o nível 50.
Após o nível 50 é possível reiniciar o personagem 3 vezes, fazendo isto o personagem retorna ao nível 0. Contudo você ganha uma peça de roupa especial, que remete à reinicialização, além de que a Teia começar a disponibilizar itens de raridade maior.
Tome cuidado, pois após o décimo nível a entidade começara a consumir alguns itens da Teia, fazendo com que você precise escolher sabiamente os itens e habilidades que deseja adquirir.

Cada personagem tem a sua e é necessário subir a mesma de nível pelos seguintes motivos:

• Desbloquear espaço de Habilidades – Cada personagem possui um espaço de habilidade podendo ser expandido em até 4 espaços.
• Melhoria de Habilidade: Cada habilidade começa no nível 1, que pode ser expandida até o nível 3 ( quanto maior o nível melhor os bônus).
• Oferendas: Oferendas podem ser bônus para ganho de pontos ou efeitos úteis para facilitar sua partida, e isso é valido para ambos os lados. Então tomem bastante cuidado com oferendas que não são reveladas, pois elas podem guardar terríveis surpresas. Frisando que, uma vez usada a oferenda, ela sai do inventário.
• Repasse de Habilidades: Após o nível 20 é possível ensinar as habilidades exclusivas dos personagens. Fazendo isso, essas habilidades estarão disponíveis na Teia de Sangue de outros personagens.
• Itens: A Teia de Sangue disponibiliza itens e acessórios para estes itens, os quais servem para facilitar a jogabilidade. Lembrando que essa regra se aplica para ambos os lados. Além disso, lembrem-se de que os itens possuem uma durabilidade limitada. No caso do sobrevivente, se ele morrer com o item, este desaparece. Já no caso do assassino os itens somem após o término da partida.

Ranking

Dead by Daylight possui um sistema de Ranking para um balanceamento dos jogadores, então todos os jogadores começam no Ranking 20 e podem chegar ao Ranking 1. Para isso é necessário conseguir um bom desempenho de partida nos quatro objetivos.

Jogando como Sobrevivente

Neste modo jogamos com uma visão em terceira pessoa, facilitando nosso campo de visão. Nosso objetivo é sobreviver e escapar, e para isso podemos jogar de forma a ajudar os outros ou de forma egoísta, pois há dois modos de escapar:

• Portões: Para escaparmos pelos portões é necessário ativar os 5 geradores e abrir os portões a partir de uma alavanca que fica ao lado deles, há uma variante para essa regra que é caso o assassino fechar a escotilha – neste caso os portões são energizados automaticamente, bastando puxar a alavanca.

• Escotilha: Há dois modos de escapar pela escotilha. Um deles é esperar todos os sobreviventes morrerem, e fazendo isso a escotilha aparece no mapa. O outro é ativando os geradores, e ela também aparecerá no mapa. Neste caso basta usar a chave para abrir a escotilha.

Dicas para novos sobreviventes

• Não corra a não ser que seja necessário: Caso você corra próximo ao assassino deixará algumas marcas vermelhas, as quais o assassino pode usar para te rastrear.
• Sempre se mantenha curado: Se estiver machucado, seu personagem soltará alguns murmúrios de dor. Tome muito cuidado pois os assassinos podem te achar a partir destes sons.
• Cuidado ao mexer nos geradores: Caso o assassino esteja por perto, evite mexer no gerador, pois ele faz um barulho bem distinto informando o assassino que há um sobrevivente ali.

Jogando como assassino

Ao contrário dos sobreviventes, como assassino jogamos com uma visão em primeira pessoa, a qual dá mais foco em seu objetivo atual.
Cada assassino possui uma habilidade/característica única, então escolha o assassino que melhor se encaixar em seu modo de jogar. Nosso principal objetivo é matar os sobreviventes para satisfazer a entidade.

Como jogar/dicas para assassinos

• Ganchos: Para satisfazer a entidade é necessário enganchar os sobreviventes. Quando colocados no gancho, eles possuem uma barra de vida que vai decrescendo. No geral é necessário enganchar os sobreviventes 3 vezes para uma morte garantida. Contudo, se a barra chegar na metade e você enganchar o sobrevivente novamente, ele morrerá de forma instantânea.
• Quebrando geradores: Como assassino é ideal que você quebre os geradores que estão sendo consertados, então sempre rodeie todos os geradores para garantir que os sobreviventes não passem muito tempo reparando. Além disso fique sempre atento ao som de um gerador sendo reparado por perto.
• Rastros e Sons: Fique atento ao ambiente. Sobreviventes que correm deixam marcas vermelhas, e os feridos fazem sons de grunhidos e deixam marcas por mais tempo.

Opinião

Dead by Daylight acaba sendo um jogo de extremo nicho, já que possui uma jogabilidade bem diferenciada de outros jogos. Porém é um jogo divertido para jogar com os amigos, principalmente como sobrevivente. Tudo é facilitado usando Discord (plataforma de comunicação via internet), já que o game não possui VOIP (voz por IP/chat de voz dentro do Jogo).

Além disso tudo se torna bem competitivo graças ao sistema de ranking, fazendo com que você precise se empenhar em melhorar para conseguir subir de rank e para encarar jogadores mais experientes.

Prós

  • Controles Simples
  • FPS estável
  • Variedade de Mapas

Contras

  • Bugs Ocasionais
  • Desistência de jogadores
  • Gráficos Medianos
  • Hackers Ocasionais

Este review foi feito usando uma cópia para PC adquirida pelo autor