Demon Slayer: The Hinokami Chronicles é o projeto mais recente do estúdio CyberConnect2, que esteve por trás dos últimos títulos da franquia Naruto Ultimate Ninja Storm. Com visuais belíssimos que capturam a essência do anime homônimo, Demon Slayer é um título de luta competente e divertido, ao mesmo tempo que é raso em seu pacote de conteúdos.
Desenvolvimento: CyberCOnnect2
Distribuição: Sega
Jogadores: 1-2 (local e online)
Gênero: Luta
Classificação: 16 anos
Português: Não
Plataformas: Switch, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC
Duração: 8 horas (campanha)/18 horas (100%)
O conto de Tanjiro Kamado
Hinokami Chronicles acompanha sete arcos de Demon Slayer, sendo seis do anime episódico e um que aborda os acontecimentos do filme Mugen Train. O jogo segue a jornada de Tanjiro Kamado, Caçador de Demônios que busca uma forma de curar sua irmã, Nezuko, transformada em demônio pelo Rei dos Demônios em um ataque que culminou na morte de sua mãe e de seus outros quatro irmãos.
O Modo História de Demon Slayer possui dois pontos, sendo um positivo e um negativo. O ponto positivo fica por conta da fidelidade ao material original, tanto nos diálogos quanto na apresentação de personagens secundários como os companheiros de viagem de Tanjiro, Zenitsu Agatsuma, Inosuke Hashibira, bem como vilões demoníacos importantes como o demônio aranha Rui.
O ponto negativo, porém, está na condução da história. A narrativa usa de uma jogabilidade focada em uma “exploração” excessivamente linear e insossa, com diálogos sem vozes em alguns trechos. Além disso, o incentivo a essa exploração é mínimo, com alguns objetivos secundários que melhoram a classificação de conclusão do capítulo e a busca por luzes douradas que concedem pontos para a aquisição de novas roupas para os bonecos, arenas, imagens de cartão de jogador, dentre outras perfumarias.
É importante dizer que o Modo História é o único componente para um jogador realmente relevante em Hinokami Chronicles, o que o faz ser ainda mais importante. Ser o modo mais relevante, porém, também acentua os problemas mencionados acima, o que prejudica a longevidade do jogo para quem deseja uma experiência solo.
Naruto Storm sem ser Naruto Storm
Dentro das arenas, as batalhas de Hinokami Chronicles se assemelham bastante à franquia Naruto Ultimate Ninja Storm. Com uma área mais aberta e uma jogabilidade em 3D, o jogador tem à sua disposição controles básicos que contam com um botão de ataque, um de ataques especiais, um de defesa e outro para esquivas.
Saindo do básico e falando de mecânicas específicas avançadas, é possível utilizar ataques devastadores com ZR, que têm sua força medida de acordo com o número de barras de energia do personagem. Esses ataques são, além de poderosos, belíssimos de assistir. Além deles, há também uma explosão de poder acionada com ZL, que gasta uma barra de energia para ampliar ataque e defesa do lutador, ao mesmo tempo que concede um novo finalizador de combo ao final da sequência de ataques básicos realizada com Y.
Embora a jogabilidade se assemelhe bastante aos títulos Storm, Demon Slayer consegue evoluir ao trazer dois aspectos pontuais. Ao iniciar um combo, um círculo de atordoamento (stagger, no inglês) surge ao lado do número de golpes. Esse círculo indica o espaço de tempo que o lutador que está atacando tem para seguir atingindo o inimigo. Quando esse círculo termina, o rival recupera sua postura neutra e pode se movimentar novamente. Isso ajuda a evitar sequências de golpes excessivamente longas e injustas e que, dependendo do personagem utilizado, poderiam se tornar até mesmo infinitas. Quem jogou algum Naruto Storm sabe bem disso.
Uma barra de assistência pode ser utilizada para chamar o auxílio de um lutador secundário, sendo uma boa opção para criar situações de pressão, ataque surpresa e quebra de defesa. Já a utilização de duas barras completas de assistência permite que o lutador secundário utilize um movimento rápido e tire o personagem principal do perigo, interrompendo sequências de golpes do inimigo e evitando danos maiores. É uma mecânica muito mais estratégica do que os jutsus de substituição de Naruto Storm, dado que seu uso é muito mais limitado ao ser condicionado às duas barras de assistência.
Ao jogar com demônios, o jogador perde o auxílio de um personagem secundário, mas ganha a ativação de ataques parcialmente mais potentes ao utilizar uma barra de potência. Além disso, alguns demônios possuem um parceiro cujas habilidades são integradas nos ataques e sequências de golpes principais. É uma diferenciação interessante entre humanos e demônios, cada um com mecânicas próprias para dominar.
Disputa mundial entre caçadores e demônios
A disputa de partidas em rede em Hinokami Chronicles é uma experiência mista. Embora funcione relativamente bem, o público brasileiro, falando bem especificamente, pode sofrer bastante com o atraso da ativação de comandos no ambiente online do jogo, seja em partidas casuais ou ranqueadas.
Tendo experimentado salas públicas e privadas, é possível afirmar que o lag no online é bastante acentuado. Para dar risada com amigos que moram distante ele pode até ser um passatempo divertido, mas a falta de servidores locais prejudica ainda mais uma possível longevidade do jogo.
Competente, porém raso
Demon Slayer: The Hinokami Chronicles tem qualidade em diversos aspectos. Mecânicas de luta inéditas para a CyberConnect2 refinam a jogabilidade oriunda de Naruto Storm, tornando-a mais desafiadora e estratégica, mas sem perder a essência da simplicidade e dos exageros de sequências de golpes malucas e explosivas. Demon Slayer peca por oferecer conteúdo limitado, especialmente para quem deseja uma experiência solo mais refinada e variada, mas é inegável que o título reproduz fielmente a essência do anime por meio de seus visuais, personagens e golpes especiais de encher os olhos.
Cópia de Switch cedida pelos produtores
Revisão: Jason Ming Hong
Demon Slayer: The Hinokami Chronicles
Prós
- Boa variedade de personagens
- Mecânicas que refinam a jogabilidade típica dos jogos da CyberConnect2
- Visualmente impecável no que concerne personagens, cenários e golpes especiais
- Boa variedade de personagens, tanto de caçadores quanto de demônios
Contras
- Modo História é raso, linear e insosso
- Conteúdo para um jogador muito limitado