Dreamworks All-Star Kart Racing capa

Review Dreamworks All-Star Kart Racing (Xbox Series S) – Nada cativante

Tendo jogado uma quantidade absurda de jogos de kart ao longo da minha vida gamer, acredito ter no mínimo uma espécie de autoridade e base pra fazer comparações com títulos similares. Já passei pela franquia Mario Kart, Crash Kart, e muitos outros indies que fizeram muito bem sua introdução no mundo dos carrinhos com a bunda no chão. A Dreamworks, por outro lado, deixou a desejar mesmo tendo a faca e o queijo na mão.

Desenvolvimento: Bamtang Games
Distribuição: GameMill Entertainment
Jogadores: 1-2 (local) e 1-8 (online)
Gênero: Corrida
Classificação: Livre
Português: Legendas e interface
Plataformas: Switch, PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S
Duração: 1 hora (campanha)

Personagens conhecidos

Dublagem é irritante
Dublagem é irritante

Como obviamente não podia faltar, a Dreamworks se certificou de colocar figuras bastante conhecidas em seu game de kart, pra que o apelo fosse do mais velho até o mais jovem jogador. Temos aqui personagens das antigas, como Shrek, Burro e o Gato de Botas. Por outro lado, também existem os mais recentes da empresa, como o lobo de Bad Guys e o Chefinho de Boss Baby.

Porém, apenas contar com marcas que cativaram o público não é o suficiente quando a qualidade de todo o resto deixa a desejar. Até mesmo a dublagem (não disponível em inglês) é bastante ruim, já que a maioria dos personagens dizem coisas bem genéricas e sem vida. O mais aceitável de todos foi o Gato de Botas. De qualquer forma, praticamente qualquer movimento que o corredor faça na pista se transforma em uma frase do personagem, e isso é asburdamente irritante (a falta de equilíbrio).

Corrida não tem sensação de velocidade
Corrida não tem sensação de velocidade

Agora, focando no principal, que é a corrida, o maior pecado aqui é não-sensação de velocidade. Mesmo na dificuldade mais alta, em que todos eram pra ficar super rápidos, você não sente que o veículo está se movimentando rapidamente. Em vez disso, tudo parece um passeio no parque.

E os desbloqueáveis são o elemento mais substancial do jogo todo. E não estou falando de colecionáveis, porque eles servem apenas para virar uma figurinha numa página qualquer. Estou falando sobre os personagens e Cups com suas pistas que são trazidas diretamente dos filmes da marca.

Problemas e problemas

Bug de entrar no chão

Atalhos são nada legais de se usar, e eles precisam ser ativados de forma que liberam uma pista alternativa no formato de arco-íris. O problema é que ela se desintegra depois de uns segundos, então você é basicamente punido por ter entrado no atalho um pouco antes dos outros.

O multiplayer online também existe aqui, felizmente, mas é praticamente morto e foi difícil achar uma alma viva. O multiplayer local funciona bem e pode ser jogado até mesmo nas Cups, então ambos progridem e liberam conquistas no console que possuir tal feature. Porém, a câmera em tela dividida fica longe demais, tornando o veículo quase uma versão miniatura do single player. Deveriam ter colocado opções de câmeras.

Multiplayer local tem câmera distante e não-regulável
Multiplayer local tem câmera distante e não-regulável

Por fim, existem bugs aqui e ali como a gente entrando no chão de forma inexplicável, fora a inteligência artificial que é desequilibrada. Não é como se as pistas também fossem um exemplo de level design, já que há obstáculos que podem ser confundido com powerups por todos os cantos, e isso é terrível.

Os adversários em si são ridiculamente agressivos, o que torna árdua a tarefa de ficar nos primeiros lugares. A cada 10 segundos você é atingido por algo e se irrita com facilidade, já que não consegue se concentrar em correr. Os powerups também não são nada claros, e seu design de áudio é terrível. Você não entende o que eles fazem em momento algum, e grande culpa disso é por parte de seus respectivos sons e visuais.

Deixou a desejar demais

Dreamworks All-Star Kart Racing tinha tudo para ser um excelente jogo de corrida arcade, mas acaba pecando em vários pontos básicos e cruciais para o sucesso de um game do tipo. Seus bugs, IA desbalanceada, falta de sensação de velocidade e outros pormenores acabam destruindo a experiência de forma absoluta, tornando o jogo de Kart da Dreamworks algo bastante falho e triste de se experienciar. E olha que a GameMill publica títulos de corrida bastante competentes.

Cópia de Xbox Series X|S cedida pelos produtores

Dreamworks All-Star Kart Racing

4

Nota final

4.0/10

Prós

  • Personagens marcantes
  • Personalização do kart
  • Multiplayer local e online
  • Roda a 60fps

Contras

  • IA desbalanceada e agressiva demais
  • Sensação de velocidade não existe
  • Powerups nada claros
  • Sound Design e voice acting péssimos
  • Câmera não-regulável e distante no multiplayer